domingo, 13 de setembro de 2009

IMPRENSA: REVISTA PANORAMA NÚMERO 1

Há um quarto de século, mais precisamente 26 anos, surgia na cidade a Revista PANAROMA. Na página 3, além do editorial, a revista exibia para os leitores a sua equipe formada por Marcílio Costa (redação), Antônio Gonçalves (diretor), Ângela Rios (secretária) , José Carlos Pedreira (piblicidade), Reginaldo Pereira (fotográfo), Elbas Ferreira (arte final), Jânio Rego (redação), Edson Felloni Borges (editoria) e Marcilio Costa (redação), conforme as oito primeiras fotos pela ordem e mais Oydema Ferreira (colunista) mais abaixo.

No editorial com o titulo “Nossas raízes” diz a revista no primeiro parágrafo: “Apesar dos árduos momentos e graças à felizes oportunidades, novas perspectivas chegam diante dos ossos olhos, neste 9 de setembro de 1983, quando assumimos com maior responsabilidade, dedicação e respeito uma significativa parcela de integração na comunidade feirense”.

No último parágrafo a revista fala do valor “dos nossos companheiros do Feira Hoje, das sucursais do Jornal da Bahia, Correio da Bahia, além da Rádio Sociedade de Feira de Santana, da Subaé, da Fundação Ide e Ensinai, Carioca, FM Nordeste, Princesa e Antares”. Esquece infelizmente da “Folha do Norte” ainda vivinha, agora centenária.

Mês de setembro, tempo de exposição, entrevista com vários pecuaristas da cidade, entre eles Alberto Falcão, o Beto (foto), diretor do núcleo do mangalarga na Bahia e diretor da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Andaluz. Estava prá acontecer a IX Expofeira.


Ainda sobre a exposição muitas fotos, amplo material informando as providenciais que estavam sendo adotadas e mais uma entrevista com o Monteiro Filho (foto), presidente da Associação de Criadores de Gado Holandez e que motivou a seguinte manchete: “Leite: o desafio das vacas”

A coluan social de Oydema Fereira (foto) com muita notícia e muita ilustração. Casais que já se foram, como Aurinha e Noide Cerqueira; casais que continuam ilustrando a crônica social como Waldna e Luciano Ribeiro e casais que já se separaram como (deixa prá lá).


Viajando no tempo, a reportagem com o título “Esta ponte pede passagem” fala da Ponte Rio Branco sob o rio Jacuipe. A viagem continua com “O Velho Fróes” (Eduardo Fróes da Motta) ganhando quatro páginas a reportagem com o titulo “Uma lúcida felicidade”.


Prefeito da cidade pela seguna vez, José Falcão da Silva ocupou página dupla. Com os “Os velhos tempos de Falcão” a revista lembra o passado do alcaide, quando ele tinha “Um pé calçado e outo no chinelo, para economizar sapato”.

Dimas Oliveira (foto), com barba e idéias de Fidel Castro, fala sobre “A década de Ralipiu”, da máquina Super 8, do Cine Iris e dos amantes da sétima arte em Feira de Santana. Já Carlos Pita, fala de “Brisa”, seu terceiro lon-play e Mário Porto é o entrevistado sobre a arte do futebol.

Tem mais, muito mais, no primeiro número da revista PANORAMA.Tem, por exemplo, página dupla com ADA BAHIA, dizendo entre outras coisas que “O choro dos meus filhos me trouxe uma musicalidade toda especial; foram os mais lidos acordes que já ouvi”.

2 comentários:

  1. Faltou a minha foto como fotógrafa num momento importante da revista, hein, Dimas? Me esqueceu? Pergunte ao Edson que ele deve lembrar de mim. Bjusss
    Louise Tommasi.

    ResponderExcluir
  2. hahahaa. confundi vc com o Dimas, mas vc tbm deve se lembrar de mim...

    ResponderExcluir