sábado, 26 de setembro de 2009

FEIRA ONTEM EM SETEMBRO


1950 na Igreja do distrito de Pacatu (Feira), hoje Municipio de Santa Bárbara, a comunidade esperou a chagada do prefeito Aguinaldo Boavantura e depois todos posaram para o fotógrafo...

DISTRITO DE PACATU
1957 (Setembro) – O juiz eleitoral Viana de Castro anunciou para o dia 23, o inicio do “serviço de alistamento eleitoral do Distrito de Pacatu, instalado no Cartório do Registro Civil daquela Vila”, tendo na presidência o preparador Juvenal Alves Campos.
- O antigo Pacatu, distrito de Feira, é hoje o Município de Santa Bárbara...

DEPUTADO NAS SOCIAIS
1959 –“Gazeta do Povo”, dia, 27: “No dia 21 do corrente passou em transito por esta cidade, procedente de Saúde, com destino a Salvador, o deputado Edgar Pereira (foto), eleito para o Congresso Nacional pelo PSD”.
- Nota extraída da coluna com notícias sociais...

SUSPIROS DE ESPANHA
1960 – “Gazeta do Povo”, dia 25, coluna “Rádio – Cinema” de Ângelo Pedra Branca (bom dia Itajaí Pedra Branca): “A Orquestra Suspiro de Espanha foi delirantemente ovacionada exibindo maviosas páginas musicais da longínqua Espanha”.
- Foram duas exibições: no Cine Santanópolis e Feira Tênis Clube...

CANTORES NA CIDADE
1960 – Em mais um movimentado fim de semana, a Euterpe trouxe o cantor Jackson do Pandeiro (fotot), que foi apresentado ao associado pelo animador Armando Chaves. Já o cantor Alcides Gerardes se exibiu no palco do Cine Santanópolis.
- O jornal “Gazeta do Povo”, dia 30, registrou as duas promoções...

ASPIRANTES DO TRICOLOR
1965
– Getulio da Elegante, Edson Porto, Vadinho, Bartola e Noroel; Maica e Ula Porto; Zilton, Ivan, Pinheirinho e Coelho. Com esta escalação o time de juvenis do Fluminense venceu o Leônico pelo placar de 2x0, gols de Coelho e Zilton.
- O duelo “touros do sertão” versus “moleques travessos” foi na quarta-feira, 29...

CHEGA O TAXIMETRO
1971
– Assinado pelo prefeito Newton Falcão e Gil Marques Porto (foto), Secretário de Expansão Econômica que respondia pelo expediente da Pasta de Serviços Urbanos, o Decreto 3.653 dispondo sobre o uso de taxímetro em automóvel de aluguel.
- Na primeira tabela, Cr$ 0,70 para bandeirada e Cr$ 0,60 por quilometro rodado...

ASSISTENCIA AOS PRESOS
1976 – O Feira Hoje de quinta-feira, 2, anunciou a criação, nesta cidade, da Associação Cristã de Assistência aos Presos, para “Promover a recuperação moral e social dos reclusos à Cadeia Pública”. O prefeito José Falcão prometeu ajudar.
- Como membro idealizador do grupo o juiz Artur Mendes Caria (foto)...

AS NOITES FEIRENSES
1977 – Sábado, dia 24: Na boate do Cajueiro os salões lotados de brotos; na Euterpe Feirense boate com o sucesso de sempre; na boate Jerimum do “Carro de Boi” casais ocupando todos os espaços e no Tênis o sorriso do presidente João Marinho Gomes (foto) com o dia clareando e o associado pedido bis a orquestra “Românticos Del Caribe”
- Da coluna do cronista social Eme Portugal, no jornal “Feira Hoje”...

NA JANELA DE PINTO
1977 - Irritado com criticas a Chico Pinto, feitas por Renato Sá (foto), do grupo independente do MDB, Hermes Sodré aparteou: “Vossa Excelência sempre subia na janela de Pinto para fazer discursos”. Ao retomar a palavra o vereador Sá explicou:
- Mas lá, excelência, era a extensão dos palanques...
PERGUNTAR NÃO OFENDE
1999 – “Quando, em Feira de Santana, na Bahia e no país inteiro, vão resolver acabar com essa imoralidade de prefeito, governador e presidente privilegiar suas esposas, dando-lhes poderes, regalias e pompas, com uso de recursos públicos, tudo em nome da ‘filantropia’?
- Tribuna Feirense nº 22, sábado, 11, coluna de Valdomiro Silva
... já neste domingo, 27, de 2009, na igreja do distrito de Bom Despacho (Feira), hoje denominado Jaguara, tem missa festiva dentro do
tradicional Festa do Vaqueiro








Nenhum comentário:

Postar um comentário