quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COLBERT MARTINS REGISTRA NA CÂMARA FEDERAL O CENTENÁRIO DA FOLHA DO NORTE

O deputado Colbert Martins registrou no plenário da câmara, através moção 5525/2009 o centenário da Folha do Norte, cuja prgramação começou ontem no legislativo feirense que por iniciativa do vereador Frei Cal, do PMDB, realizou sessão especial.
Em Brasilia, na Câmara Federal, Colbert lembrou que o jornal "Fundado por Tito Ruy Bacelar, coube aos irmãos Raul, Dálvaro e Arnold Silva a continuidade do projeto mais tarde também abraçado por seus herdeiros Oyama, José Luiz, Antonio e Hugo Silva, os dois primeiros já falecidos. Antes do centenário e ainda no século XX também as presenças de Dálvaro Neto, Lícia Silva e outros, representando mais uma geração.



Segundo o deputado a Folha do Norte que "ao longo desse tempo só deixou de circular em alguns meses do distante ano de 1911, por força de um incêndio em suas oficinas, teve, por outro lado, um bom período funcionando como jornal diário. Foi a partir de março de 1976 tendo entre os seus editores José Luiz, Dílson Barbosa, Rossini Souza, Nilson Carvalho, Adilson Simas, Oydema Ferreira ,Zadir Porto mais tarde e tantos outros.




- A Feira de grandes redatores como Sales Barbosa e Cristóvão Barreto,
pôde através da veneranda Folha , conhecer textos de verdadeiros amantes da arte de escrever, como Arnold Silva, Antonio Garcia, Gastão Guimarães, Osvaldo Requião, Aloísio Resende e tantos outros que já se foram . E viu também, nas páginas da “Folha” o surgimento de grandes profissionais ainda em atividades aqui e pelo país afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário