sábado, 12 de setembro de 2009

FEIRA ONTEM EM SETEMBRO

Foto de Luizinho Malaquias
O bravo touro pioneiro, final dos anos 50, inicio dos anos 60, em uma das suas iesquecíveis constituições.

FLUMINENSE NO INTERIOR
1955 – Além dos jogos oficiais, mais três amistosos no Estado: Dia 5 aplicou 3x0 no Canto de Muritiba, dia 29 goleou de 5x0 a seleção de Valença e no dia 26 foi a vez de se apresentar em Itaberaba onde venceu de 4x1 o selecionado itaberabense
- Era o único clube do interior na divisão de profissionais da FBF...

CADEIRA PARA BARBEIRO
1959 – Está nos classificados da “Gazeta do Povo” que circulou no dia 6: “Vende-se três cadeiras de barbeiro, marca ‘Ferrantes’, modelo 7, em perfeito estado, com montagem completa de espelhos. Tratar com Guilherme no Salão Líder”.
- A barbearia (Salão Líder) ficava na Praça dos Remédios, nº 22...

BIBLIOTECA HELENA ASSIS
1960 – A inauguração da “Biblioteca Helena Assis” marcou o primeiro aniversário do grêmio do Ginásio Estadual. Ouviu-se a fala dos mestres Dival Pitombo e Jorge Montalvão e houve exibição do coral regido pela profª. Francelina Daltro de Castro.
- A professora Helena Assis (foto)era a vice-diretora do ginásio...

O ANIVERSARIO DA CASEB
1960 – Cloves Alves Santos - foto (administrador) e Renato Lopes Portugal (fiel), receberam o prefeito e outras autoridades na festa do primeiro ano de funcionamento nesta cidade da Companhia de Armazéns Gerais e Silos do Estado da Bahia – Caseb.
- O “Armazém da Caseb” deu origem a um dos grandes bairros da cidade...

AGITO TEATRAL NA CIDADE
1966 – Olney São Paulo, pelo SCAFS comandando os ensaios da comédia “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, o TEF anunciando “Auto da Compadecida” e o Cine Santanópolis lotado para a peça “O consertador de brinquedo”.
- Enquanto isso, no saguão da Prefeitura, expo de Aderbal Moura e Juracy Dórea...

O PRIMEIRO COMPUTADOR
1971 – Exibido em cima de um caminhão causando curiosidade entre os munícipes, chega o primeiro computador da prefeitura, o L-2000, da Burroughs. Começou fazendo apenas as folhas de pagamento dos servidores, o IPTU e serviços da contabilidade.
- Newton da Costa Falcão era o prefeito de Feira...

NA CADEIRA DO PREFEITO
1973 – Depois de passar três dias sentado na cadeira do alcaide como prefeito interino, no dia 2 o presidente da câmara, Antonio Carlos Coelho, devolveu o cargo ao titular José Falcão. Entre os presentes, Clovis Lima, Oscar Marques e Otaviano Campos.
- Foi a primeira vez que Falcão transmitiu o cargo ao presidente da câmara...


A PRIMEIRA CLICHERIA
1974 – Na Praça da República, nº 82, instala-se a Clicheria Recorde, a primeira da cidade. Naquele tempo, quando se queria utilizar fotografias e ilustrações diversas os jornais, revistas e outras publicações locais recorriam-se às clicherias da capital.
- Foi concebida por Wilson Carneiro, filho do jornalista Martiniano Carneiro...

EXEMPLO PARA A APLB
1976 – Além de lançar o jornal “O Coruja”, a APROFS assim comemorou três ano: Missa em ação de graças, exibição dos corais Santo Antonio e da Igreja Presbiteriana, ballet, karatê e musical com “Os Irapurus” do Assis Chateaubriand...
- O vasto programa aconteceu na antiga Faculdade de Educação, hoje Cuca...

“MACHADÃO” E O “SACO”
1999 – Está no “Observatório” de Valdomiro Silva na “Tribuna”, dia 4: Por conta do episodio sobre a data da micareta, o comunista Messias Gonzaga exigiu do secretário Antonio Carlos Machado seu pedido de exoneração do governo Clailton Mascarenhas, perguntando: “Que secretário é esse? Farinha do mesmo aço?”.
- Dias depois “Machadão” saiu do “saco”. Do governo, melhor dizendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário