sexta-feira, 10 de julho de 2009

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DISCUTI A IMPORTÂNCIA DO PARQUE TECNOLÓGICO

A importância do Parque Tecnológico de Salvador (TecnoBahia) – em construção na Avenida Paralela – para mudar o paradigma do desenvolvimento sustentável da economia baiana foi o tema da sessão especial da Câmara de Vereadores de Salvador, realizada na manhã de hoje (dia 10), no plenário Cosme de Farias do Paço Municipal. A sessão atraiu políticos, empresários, cientistas,
pesquisadores, professores,
estudantes e a comunidade do entorno do Parque, como Bairro da Paz, Mussurunga e Conjunto Vila Verde.
O TecnoBahia será um ambiente de articulação entre a academia e as empresas voltado para o conhecimento científico, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a atração de empresas nacionais e estrangeiras. Para isso, o Parque contará com um escritório de projetos, observatórios voltados para as áreas prioritárias, Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits), incubadoras, auditórios, salas de videoconferência e salas de projeções 3D.
Autora do requerimento que solicitou a realização da sessão especial na Câmara, a vereadora Marta Rodrigues afirmou que o legislativo municipal não podia deixar de discutir um tema tão relevante para o desenvolvimento sustentável do Estado. Marta quis saber se o empreendimento vai gerar empregos e em quais áreas, se a comunidade do entorno será beneficiada e se o Parque atuará na atração de empresas nacionais, perguntas que, ao final da sessão, foram respondidas pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.
O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida afirmou que o TecnoBahia será imprescindível para transformar o conhecimento em tecnologia e a tecnologia em produtos que melhorem a qualidade de vida da população. Almeida informou que a UFBA – parceira de primeira hora do empreendimento – vai montar no Parque Tecnológico um campus avançado de sua área de tecnologia, enquanto a Petrobras deverá instalar uma central de laboratórios.
Para o diretor da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz) o Parque Tecnológico pode ser também empregado para fazer teste de diagnóstico, produzir vacinas e desenvolver marcadores de risco, que permitem verificar se determinado segmento da população é mais vulnerável a uma determinada doença. Já o diretor-presidente da Companhia de Processamento da Bahia (Prodeb), Elias Sampaio, observou que o Parque Tecnológico é um passo decisivo para a mudança da qualidade de desenvolvimento econômico e social da Bahia.
O secretário Ildes Ferreira destacou o aspecto eco-sustentável do TecnoBahia, garantindo que sua construção representará a garantia de preservação do ecossistema local. Segundo Ferreira, a construção vem respeitando todas as normas ambientais, além de ser pensado como uma construção ecológica moderna, conceito que vem sendo aplicado em todo o projeto.
Parque pode ter laboratório de cinema
O secretário Ildes Ferreira disse que o Parque está sendo concebido com foco em grandes áreas prioritárias que serão Biotecnologia e Saúde, Energia e Ambiente, Tecnologia da Informação e da Comunicação, além de Cultura e Turismo. Outra novidade será também uma vertente cultural, como a implantação de um laboratório de cinema, em discussão com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Ildes Ferreira revelou que o empreendimento já atraiu empresas nacionais e estrangeiras e reiterou que a comunidade carente do entorno será beneficiada com a geração de emprego e a capacitação para o trabalho.
Com o TecnoBahia, a Bahia ingressa no rol dos Estados brasileiros que possuem Parques tecnológicos. O TecnoBahia abrirá uma nova fronteira de desenvolvimento eco-sustentável, já que toda a construção do Parque demonstra também a preocupação com a preservação do meio ambiente e da mata Atlântica em seu entorno.A implantação do TecnoBahia é fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e o Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. Conta ainda com forte parceria com as universidades, centros de pesquisa, FIEB e o SEBRAE.
Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário