sexta-feira, 10 de julho de 2009

GOVERNO DÁ MAIS UM PASSO NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Titular da Direc-2, Moura Pinho recebeu o prof° Almerico Biondi, superintendente da Educação Profissional, que representando o secretário Adeum Sauer, abriu o I Seminário Educação Profissional e Movimentos Sociais, que prossegue hoje no Hotel Central.
Um passo marcante para a Educação Profissional no Estado da Bahia foi dado ontem nesta cidade, com a realização do I Seminário Educação Profissional e Movimentos Sociais, promovido pela Secretaria da Educação (SEC). Isso porque foram construídas diretrizes que nortearão as políticas públicas na educação profissional, com a participação dos movimentos sociais e educadores da rede pública.
O seminário ocorre até hoje (10), com a apresentação de relatos e experiências populares, que indicarão as diretrizes para a construção de políticas públicas com a participação da sociedade. De acordo com o superintendente de educação profissional da SEC, Almerico Biondi, as diretrizes irão estabelecer o papel dos movimentos sociais na área, bem como garantir a representatividade e participação deles nos conselhos e fóruns.
Outro fator destacado foi o avanço da Bahia na área profissional. "Nesta primeira etapa iniciamos com quatro mil matrículas e hoje temos 26 mil. Pretendemos ampliar mais 12 mil vagas e chegar ao final deste ano com 38 mil", declarou Almerico, reforçando que a meta, até 2011, é chegar a 70 mil vagas.


Segundo o presidente da CUT, Martiniano Costa, com a expansão da Educação Profissional no Estado e a transformação de escolas em centros, em Feira de Santana, o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), que será o futuro Centro Estadual de Educação Profissional é referência.
O superintendente Almerico Biondi afirmou que "o Ceteb é um dos nossos orgulhos e vem realizando um excelente trabalho na formação dos jovens, que estão sendo bem aceitos no mercado de trabalho". Outro ponto destacado por Biondi foi a facilidade de acesso dos estudantes aos centros com a criação do sorteio eletrônico, que democratiza o acesso.
Atualmente, o Ceteb atende a 1.400 estudantes que estão distribuídos em 12 cursos. Além deste centro, a região tem mais duas escolas da rede estadual e o Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, que no total, atendem a 860 estudantes na área profissional.
De acordo com o diretor do Ceteb, Claudemir Machado, com a implantação da Superintendência de Educação Profissional (Suprof) e a criação de uma Política de Educação Profissional, a escola passou a ter um impulso maior, tanto na busca do jovem pela escola, quanto da aceitação e respeito das empresas em relação aos estudantes da educação profissional pública. "Hoje podemos dizer que nossos estudantes são mais competitivos, estão em grandes empresas ou passando emconcursos públicos", destacou Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário