sexta-feira, 10 de julho de 2009

CDC DA CÂMARA DE SALVADOR VAI BENEFICIAR COMUNIDADE DO ENTORNO DO CENTRO HISTÓRICO

Gabriel Carvalho

A comunidade do entorno do Pelourinho e do Centro Histórico de Salvador, como os moradores da Rocinha, será a principal beneficiada com o Centro Digital de Cidadania (CDC), inaugurado na manhã de hoje (dia 10), no Memorial da Câmara Municipal, prédio anexo à Prefeitura, na Praça Municipal. Foi mais uma iniciativa do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Como os cerca de 700 CDs em atividade em 400 municípios do Estado, o novo Centro é equipado por dez computadores, uma impressora e oferece internet banda larga. Equipamentos semelhantes já foram implantados em templos evangélicos, terreiros de candomblé, assentamentos de trabalhadores rurais e de quilombolas, creches e associações comunitárias, dentre outros beneficiários, sem distinção de credo ou ideologia política. A Meta da SECTI é atingir o milésimo CDC, abrangendo os 417 municípios do Estado, até o final do ano.
Desta vez, a parceria foi com o legislativo municipal. “Este CDC não será utilizado apenas para o aprendizado da informática, mas também para a capacitação para o trabalho e a pesquisa escolar”, garantiu o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Sanches. Segundo ele, mensalmente serão publicados relatórios sobre o número de acesso e de usuários do Centro.
Já a vereadora Marta Rodrigues considerou o Centro “fundamental para promover a inclusão da cidadania, oferecendo um serviço que muita gente não pode pagar e abrindo portas para a formação profissional”. Para o 1º secretário da mesa diretora da Câmara, Orlando Palhinha, o Centro vai preencher uma grande lacuna, pois abrirá para a população carente do Centro Histórico e adjacências as portas de uma importante ferramenta moderna, que é o acesso à tecnologia da informação e da informática.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, que entregou o equipamento, afirmou que é muito importante, do ponto de vista simbólico e também prático, que a primeira Câmara Municipal do Brasil estreite a parceria com o Governo do Estado. Todos os CDCs são abertos à população e para utilizar os equipamentos, basta que a pessoa faça um cadastro no Programa.


Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

- Governo da BahiaTel: 55-71-3116-5817 / 55-71-9988-0183

Nenhum comentário:

Postar um comentário