quinta-feira, 26 de março de 2009

HOSPITAL DA SANTA CASA, "25 DE MARÇO" E ASILO DE LOURDES NOS ANAIS DA CÂMARA FEDERAL


Na sessão de ontem, quarta-feira, 25, o deputado Colbert Martins foi a tribuna da câmara e registrou o aniversário de fundação de tres grandes instituições feirenses - O Hospital da Santa Casa de Misericória, a Filarmônica 25 de Março e o Asilo Nossa Senhora de Lourdes, tods de 25 de março do século XIX:

"O SR. COLBERT MARTINS (Bloco/PMDB-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de homenagear três centenárias instituições de Feira de Santana nascidas em 25 de março:

O Hospital da Santa Casa de Misericórdia, a Sociedade Filarmônica 25 de Março e o Asilo Nossa Senhora de Lourdes.
Inaugurado em 1865, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, no começo Santa Casa "Imperial Asilo dos Enfermos", depois Hospital Dom Pedro de Alcântara, na antiga Praça da Misericórdia, hoje Praça Carlos Arthur Rubinos Bahia, foi nos anos 50 foi transferida para as atuais instalações, na Kalilândia.

A Sociedade Filarmônica 25 de Março "nasceu" no ano de 1868. Tornou-se palco de grandes eventos sociais, inclusive os bailes das antigas micaretas, e conquistou diversos títulos representando Feira de Santana, e às vezes, a Bahia em eventos nacionais.

Por fim, o Asilo Nossa Senhora de Lourdes, do ano de 1879, hoje completando 130 anos, é uma das grandes obras deixadas pelo Padre Ovídio São Boaventura e que teve continuidade por outros sacerdotes, entre eles, Padre Mário Pessoa. Foi através do Asilo de Lourdes que a cidade ganhou o Ginásio Padre Ovídio e o Dispensário de Santana.
Era o que tinha a dizer
Muito obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário