sexta-feira, 20 de março de 2009

DEU NO BLOG DO ZÉ: MANCHETE DA FSP NÃO CORRESPONDE A VERDADE


Como era de se esperar - e não seria diferente tratando-se da Folha de S. Paulo - o título "Aprovação a Lula cai pela 1ª vez no segundo mandato", manchete interna do jornal, hoje, não corresponde à realidade constatada pela pesquisa Datafolha.

Analisando-se o levantamento, constata-se que Lula subiu durante a crise e retomou, com melhora, a aprovação que obtinha antes dela. Lendo-se o material fica claro que esse título não corresponde ao resultado da pesquisa.


Esta mostra que Lula e seu governo voltaram a ter não só a avaliação registrada antes do auge da crise, de 65% em novembro, como até subiram - o presidente e seu governo atingem agora 70%. Logo, Lula subiu durante a crise.

Mas, com a divulgação da pesquisa como fez, o jornal procurou uma forma canhestra para ligar a crise à popularidade do governo ou a de Lula, ou mesmo à ação do governo. A aprovação a esta reduziu um pouco, mas a ação do governo continua sendo considerada como boa por 43% da população, regular por 36% e ruim por 13%.

Em novembro, esses números eram 49% (boa), 30% (regular); e 9% (ruim).Da mesma forma que 55% dos brasileiros continuam a avaliar que o Brasil será pouco prejudicado pela crise - esse percentual era de 58% em novembro -, ainda que o número dos que acreditam que será prejudicado tenha subido de 20% para 31%.

Dilma cresceu 50% em relação a levantamento anterior

No mesmo bloco de material que publica hoje sobre sua pesquisa Datafolha (veja nota acima), o Folhão traz, também, texto à parte em que a novidade não é "Serra lidera com folga", como diz o jornal, mas, sim, a outra parte desse mesmo título - "Dilma volta a subir".

Serra mantém o 1º ainda, explicam os especialistas, como recall das disputas eleitorais anteriores - a presidência da República em 2002; a prefeitura paulistana em 2004; o governo do Estado em 2006.

A ministra-chjefe da Casa Civil da presidência da República, Dilma Rousseff, candidata lançada pelo PT, disputará a primeira eleição.Então, a única novidade dessa parte da pesquisa é a continuidade do avanço, do crescimento da intenção de mais eleitores de votar na ministra.




Em relação à pesquisas anteriores, ao crescxer 3% a 4%, ela registra um crescimento real agora de 50% - antes tinha 8% e agora, nesta última pesquisa, tem de 11% a 12%.




Já os outros candidatos ou ficam como estavam, caso dos tucanos - os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves - e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE); ou caem como a ex-senadora e presidenciável Heloisa Helena, hoje vereadora em Maceió.




Por isso, é como eu disse aqui, amigos, nos últimos dias quando comemorei meu aniversário: continuo apostando que antes do São João (24 de junho), Dilma empata com Aécio Neves.Vou ganhar a aposta, pode crer, até porque no início do ano apostei que a Dilma alcançava Ciro e Heloísa até a semana santa e ela alcançou antes, no carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário