NESTE ultimo domingo do mês vamos lembrar fatos ocorridos na vida feirense no mês
de junho ao longo do tempo.
1927 – O Governador Góes Calmom cria a Escola Normal que é instalada no prédio construído pelo Coronel Intendente Agostinho Fróes da Motta (foto) e no qual já funcionava a Escola Doutor Seabra. Leonídio Rocha discursa na escadaria do prédio.
1952 – Tendo como ponto de partida a Praça Maria Quitéria, no domingo, 23, dia da fogueira, o Grêmio Honorato Bonfim (foto) promove com a colaboração da Escola Normal, Tiro de Guerra e Centro de Escoteiro, a “Corrida da Fogueira” atraindo as atenções da cidade.
1954 – o Fluminense estréia no campeonato baiano como clube profissional. Em plena Fonte Nova enfrenta o poderoso Vitória e empata em 1x1, gol de Alfredo No segundo tempo. Foi há 55 anos ano e o presidente era o médico e vereador Wilson Falcão (foto)
1958 – Na sala de audiência da comarca local, no prédio da Prefeitura (foto), toma posse como titular da Vara do Crime o juiz João de Almeida Bulhões, procedente da comarca de Caitité. Assume no lugar do juiz Jo
rge Faria Góes, transferido para a comarca de Santo Amaro da Purificação.
1959 – Assinado pelo presidente Geraldo Leite (foto), a Diretoria Regional da Associação Bahiana de Medicina comunica ao prefeito Arnold Silva que a instituição aprovou votos de aplausos ao chefe do executivo pela campanha em prol da higienização da cidade.
1960 – O engenheiro Milton de Souza Carneiro assume a chefia do DNER - residência de Feira, por indicação do PSD local. O saudoso doutor Milton era irmão do também já falecido Nelson Carneiro (foto), conhecido como o senador do divorcio.
1964 – A Sociedade de Cultura Artística de Feira de Santana – SCAFS reinicia suas atividades. No comando Luiz Santos, Antonio Navarro, Luis Assis, Francisco Barreto, Deolindo Checcucci (foto), Antonio Miranda, Gildarte Ramos, Osvaldo Sales e Mavana Glidson.
1966 – Dia 14, na presença de Helder Alencar (foto), Augusto Matias, José Manuel de Araújo Freitas, Almiro Vasconcelos, Agrário Carvalho e outros o prefeito Joselito Amorim passa o poder
para o presidente da câmara, Paulo Cordeiro, que fica no cargo até o dia 22. .
1967 - A Câmara aprova e o prefeito João Durval (foto)sanciona a Lei nº 530 considerando de Utilidade Pública a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, secção de Feira de Santana, entidade
fundada nesta cidade em abril de 1966.
1976 – O prefeito José Falcão (foto) instituiu o “São João de São José”. Na entrada do distrito uma placa de zinco sugere: “Entre. Venha ver como é bonito o São João de São José”. Morre o ex-vereador e ex-deputado Áureo de Oliveira Filho
1979 – Três meses depois da volta de ACM ao Governo do Estado novamente biônico, o prefeito Colbert Martins (foto) pede audiência. Acompanhado de Celso Daltro, Adilson Simas e Celso Pereira, na t
erça-feira, 12, entrega ao governador as prioridades da cidade.
1980 – Edival Souza é o primeiro radialista a receber da Câmara de Vereadores a Comenda Maria Quitéria. A sessão especial das mais concorridas, marca também os 30 anos de profissão de Edival, que iniciou no rádio em 1950. A iniciativa foi do vereador Carlos Co
elho (foto)
1984 – Aberto no Cine Teatro Íris o “Projeto Pixinguinha” instituído pelo governo do Estado. No primeiro dia, além de Rá Nascimento (foto) como “prata da casa”, as presenças da dupla Sá e Guarabira e mais o goiano Itamar Correia.
1988 – Modezil Cerqueira (foto) inaugura a Tv Subaé. Na solenidade a presença do diretor de Afiliadas da Rede Globo de Televisão, Evandro do Carmo Guimarães, representando o jornalista Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.
1995 – Dentro das comemorações dos festejos juninos o Clube de Campo Cajueiro revive seus tempos de glória, brindando o quadro social com uma apresentação arrasadora da cantora Elba Ramalho (foto).
2000 – O PFL faz convenção na Estação da Musica e homologa a candidatura de José Ronaldo (foto). Na edição 64 a “Tribuna” transcreve esta frase de ACM: “José Ronaldo eleito vai processar e mandar para a cadeia os ladrões que roubam o dinheiro público”.
E NO MAIS, em
2006 a cidade perde três ilustres personalidades: o radialista e ex-vereador Dourival Oliveira (foto), o advogado e servidor fazendário do Estado, Neldo Menezes e a odontóloga Maria de Lourdes Cunha Gomes Suzart, que se destacou nas ações sociais.