terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TIMIDEZ NA CAMA ATRAPALHA O SEXO, MAS TEM SOLUÇÃO; ESSE É O SEU CASO?

Rita Trevisan e Thaís Macena 
Do UOL, em São Paulo 

Mesmo as pessoas mais extrovertidas podem travar diante de uma situação considerada ameaçadora. E não é incomum que a timidez surja durante o sexo. "A timidez em si não é um problema. A situação merece atenção apenas quando essa característica impede a pessoa de ser feliz ou de desfrutar a sexualidade", explica a psicóloga Luciana Amadi, educadora sexual do Instituto Kaplan.  
Nesse caso, é preciso entender o que está causando a insegurança. Muitas vezes, a timidez é fruto de uma educação repressora. Mas há outros fatores que influenciam, como a autoestima. "Uma pessoa que não se sente à vontade com o próprio corpo ou que não se acha capaz de satisfazer alguém pode ter mais dificuldade de se entregar na hora da relação", afirma Luciana.    

A inexperiência ou a falta de intimidade com o parceiro ou parceira também conta. "Pode acontecer de a pessoa ter vergonha de quem está dividindo a cama com ela e não do ato sexual em si", diz Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).   MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário