domingo, 1 de fevereiro de 2026

LAVAGEM DE HUMILDES REÚNE TRADIÇÃO, FÉ E ALEGRIA NO DISTRITO NESTE DOMINGO

 

As ruas do distrito de Humildes, em Feira de Santana, foram tomadas por cores, música e animação na manhã deste domingo (01), durante a tradicional Lavagem de Humildes. O evento, que antecede a Festa de Nossa Senhora dos Humildes, padroeira da localidade, reuniu moradores e visitantes em um cortejo marcado pela valorização cultural e pelo clima de confraternização.

Ao som da Fanfarra de Cachoeira e Muritiba, foliões fantasiados percorreram as principais vias do distrito, transformando o domingo em um verdadeiro espetáculo popular. A lavagem funciona como uma prévia das celebrações religiosas que terão início no próximo fim de semana, quando a festa da padroeira deve atrair ainda mais fiéis para Humildes.

Presente no evento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou o significado da celebração para a comunidade. “É um momento de prazer e alegria para todos. A comunidade se reúne, se diverte e mantém viva uma tradição que faz parte da história do distrito. Humildes tem mais de 100 anos e preservar essa cultura é valorizar a própria vida do lugar”, afirmou. Mais.

LULA ABRE ANO ELEITORAL COM MENOR VANTAGEM DOS ÚLTIMOS 16 ANOS

 

As primeiras pesquisas eleitorais do ano apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários na corrida para a reeleição em outubro. No entanto, um levantamento do Metrópoles aponta que a diferença do petista para o segundo colocado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é a menor registrada desde 2010, em comparação com as primeiras sondagens dos respectivos anos eleitorais.

Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada em 14 de janeiro, Lula tem 36% das intenções de voto contra 23% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. A diferença é de 13 pontos percentuais. Já a Paraná Pesquisas, publicada na última quinta-feira (29/1), indica uma distância menor — de 6,7 pontos percentuais, com 39,8% para o petista ante 33,1% de Flávio. Mais.

GOVERNO LULA PREPARA REESTRUTURAÇÃO DO COAF PARA AUMENTAR CERCO A CRIMES FINANCEIROS

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma reestruturação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para aumentar o cerco a crimes financeiros depois de uma série de episódios que colocaram à prova a segurança do sistema em 2025.

O plano em discussão, ao qual a reportagem teve acesso, prevê a criação de 66 cargos comissionados e seis subunidades regionais. A proposta de decreto presidencial foi encaminhada pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ao Ministério da Gestão. O prazo dado para resposta é de cerca de um mês.

Ao contextualizar o tema em documento que terá Lula como destinatário, Galípolo argumenta que a evolução das transações financeiras, que passaram a incorporar novas tecnologias, como criptoativos, e a integrar fluxos monetários em uma escala global, impõe desafios operacionais e analíticos ao Coaf. Mais.