segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE: VACINA DESTINADA A GESTANTES EVITA COMPLICAÇÕES NOS BEBÊS

Enfermeiros da Atenção Básica recebem atualização sobre medicação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), promoveu na manhã desta segunda-feira, 23, uma atualização para enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Programa Saúde da Família (PSF). O tema foi a introdução de medicamento destinado às gestantes na Atenção Básica.

O encontro, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, abordou sobre a vacina destinada às pacientes grávidas que tenham incompatibilidade sanguínea em relação ao companheiro. A partir de agora, a SMS vai disponibilizar o medicamento Matergan também nos postos de saúde – até então, somente era encontrado nas unidades hospitalares.
A coordenadora do Paism, Graça Passos, afirma que a iniciativa da atualização para os profissionais visa assegurar para as gestantes um pré-natal de qualidade. “Quando a mãe é RH negativo e o esposo é RH positivo poderá ocorrer algumas complicações com a saúde do bebê, como a hemolítica perinatal”, explica.
Os fetos mais atingidos podem morrer ainda no útero. No recém-nascido, a doença  pode resultar em icterícia, anemia, dano cerebral, falência cardíaca e até mesmo a morte.
Conforme Graça Passos, a vacina será disponibilizada mediante relatório médico e deverá ser prescrita para a paciente entre 28 e 30 semanas de gestação. O pedido da medicação tem que ser encaminhado pelo profissional para a Atenção Básica, que encaminhará para a unidade de referência da gestante. (Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário