segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE GARANTE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Distintos procedimentos são disponibilizados em PSFs, UBS e Policlínicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem garantido assistência odontológica às pessoas que residem em Feira de Santana, disponibilizando gratuitamente procedimentos clínicos odontológicos, de baixa complexidade, em 33 postos do Programa de Saúde da Família (PSF), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 5 Policlínicas. Procedimentos classificados como de média e alta complexidade também são oferecidos pela rede no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria de Lourdes Cunha Suzart.


O chefe da Divisão Odontológica, Thiago Freitas Leite, observa que para garantir uma melhor prestação dos serviços, algumas unidades estão sendo contempladas com a substituição de cadeiras odontológicas. “A SMS está atenta às necessidades apresentadas pelas unidades e gradativamente está substituindo materiais e mobiliário. Já iniciamos a troca das cadeiras e estamos dando continuidade, encaminhando as que ainda se encontram no almoxarifado central”, salienta.


Além da prestação dos serviços nas unidades de saúde da rede municipal, a Divisão Odontológica é responsável por manter o Programa de Saúde Bucal. “Seis dentistas integram a equipe do programa, que desenvolve atividades de cunho educativo em creches e escolas voltadas ao público infantil. Na visita a estas instituições, são realizadas palestras e distribuição de kits de escovação”, destaca Thiago Leite.


Somente no último mês de novembro, o CEO realizou mais de mil procedimentos. O procedimento de endodontia (canal) totalizou 408 atendimentos no mês, enquanto que o de periodontia (gengiva) foi de 240. As cirurgias somadas aos procedimentos realizados com pacientes especiais totalizam 370 atendimentos. (Texto e fotos da Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário