segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETO RESGATE HISTÓRICO 2010 NO CETEB

Por Renata Dantas
Secretaria Executiva

Aconteceu no CETEB Áureo de Oliveira Filho, neste sábado (27.02), um encontro entre alunos, professores, gestores da instituição e convidados - Adilson Simas (Jornalista e Historiador), Geraldo Lima (Historiador e Jornalista), Everaldo Goes (Jornalista e Historiador), Carlos Melo (Arquivista do Jornal Folha do Norte), Frei Cal (Vereador e Líder do Movimento Negro) e Aldo José (Professor da UNEB) - para uma roda de conversa que marcou o início das atividades do Projeto Resgate Histórico 2010. O referido projeto, desenvolvido todos os anos com estudantes das novas turmas, se propõe a revisitar situações da vida e do cotidiano, estimulando o autoconhecimento, mobilizando a elevação da autoestima e consolidando o senso de preservação dos estudantes a partir da redescoberta da sua identidade, despertando uma cultura regionalizada, um senso de pertencimento.

“É uma retomada, uma possibilidade do estudante que chega ao CETEB encontrar-se com o sujeito de sua própria história, percebendo que Feira de Santana é construída e desconstruída por ele mesmo, num processo dinâmico que começa em casa, vai para a rua, passa na escola, na feira livre até nos eventos culturais”, ressalta o Prof. Augusto Spínola (Historiador e Orientador do Projeto).

O tema escolhido para este ano é “Olhares sobre manifestações culturais do município de Feira de Santana”, dividido em seis espaços dotados de manifestações culturais especificas: a sede do município e os distritos de Bonfim de Feira, Humildes, Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu. Durante uma semana serão desenvolvidas técnicas de História Oral, estudo dirigido da micro história regional, pesquisa de campo, depoimentos, diário de bordo, apresentação de seminários, exposição de feira livre, documentários em vídeo e fotografia . O fechamento da programação deverá acontecer com uma apresentação cultural, aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário