sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O QUE VER E OUVIR NO DISTRITO DE TIQUARUÇU, ALÉM DO REISADO

 

O distrito de Tiquaruçu, além do seu Reisado, manifestação cultural secular, tem muito o que ser visto e admirado por quem o visita. Quem for a um dos mais antigos povoamentos de Feira de Santana, neste final de semana, para se divertir na Festa de Reis, entre uma atração e outra poderá observar o que “pedra grande” ou “pedra bruta”, seu nome em tupi, pode oferecer de curiosidade.

A começar pela sua arquitetura secular – muitas casas ainda mantêm algumas características do século XIX, quando provavelmente foram construídas, mesmo que o processo de reforma dos imóveis tenha sido iniciado há muitos anos. As cores fortes as destacam; as fachadas, portas e janelas são retratos fiéis de tempos passados.

O tempo se encarregou de mostrar como as casas eram estruturadas, feitas com barro, varas e madeira de lei, típicas casas de taipa. Sem manutenção, muitas caíram. Algumas paredes perderam o reboco. O piso, quando tem, geralmente é de cerâmica rústica. Mais recentemente, quem tinha condições financeiras colocou uma camada de cimento queimado nos cômodos. Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário