sexta-feira, 26 de junho de 2026
IBGE: DESEMPREGO FICA EM 5,6% NO TRIMESTRE, MENOR RESULTADO DE MAIO
A taxa de desemprego
no Brasil ficou estável e marcou 5,6% no
trimestre encerrado em maio de 2026, na comparação com o trimestre
anterior (dezembro de 2025 a fevereiro de 2026), conforme dados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua. O índice anterior
era de 5,8%.
O resultado é o
melhor na série histórica para o mês desde 2012, quando esses
dados começaram a ser computados no modelo vigente.
Os dados foram
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta
sexta-feira (26/6). O instituto responsável pela pesquisa afirma que a Pnad
Contínua encontrou 6,1 milhões de pessoas em busca de trabalho. Mais.
JAQUES WAGNER ADMITE RELAÇÃO COM EX-SÓCIO DO MASTER E DIZ QUE RECLAMOU A LULA DE ‘PATACOADA’ DA PF
Um dia após deixar a
liderança do governo no Senado, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT-BA)
afirmou à Folha que reclamou com o presidente Lula (PT) da atuação da Polícia
Federal na operação da qual foi alvo, particularmente pela divulgação de foto
com cédulas de moeda estrangeira apreendidas no apartamento onde vive em
Brasília.
“Para que aquela
patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era
comum na Lava Jato. Se a Polícia Federal vai continuar nesse tipo de
espetacularização, acho que o chefe da Polícia Federal tem que tomar conta”,
afirma. Para ele, isso violou a orientação do ministro André Mendonça, do STF
(Supremo Tribunal Federal) —que determinou que a busca e apreensão ocorresse
“de forma discreta” pelo “caráter sigiloso da investigação”. Mais.
LULA DIZ QUE VAI INCLUIR DEFESA NACIONAL EM PLANO DE GOVERNO: ‘ESTÁ CHEIO DE MALUCO NO MUNDO’
PREFEITURA DESAPROPRIA PRÉDIO DA FILARMÔNICA VITÓRIA E GARANTE PRESERVAÇÃO DE CASARÃO HISTÓRICO
A Prefeitura de Feira
de Santana vai desapropriar o centenário prédio da Filarmônica Vitória,
construído na rua Conselheiro Franco. A medida foi anunciada pelo prefeito José
Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à
imprensa com a presença de representantes de diversos segmentos organizados da
sociedade, quando anunciou a destinação do imóvel para abrigar as academias de
estudos feirenses.
O primeiro passo para
a desapropriação do imóvel será a publicação de uma medida no Diário Oficial
Eletrônico do Município de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br),
edição deste sábado (27), declarando o prédio de utilidade pública para fins de
desapropriação.
Ao anunciar a medida,
o prefeito José Ronaldo destacou que o imóvel será transformado no Palácio das
Academias, passando a abrigar a Academia Feirense de Letras, Academia de
Educação de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes de Feira de Santana,
Academia Metropolitana de Artes e Letras, além do Instituto Histórico e
Geográfico de Feira de Santana. Mais.
VANDALISMO E FURTO DE CABOS DEIXAM RASTRO DE DESTRUIÇÃO NAS ESTAÇÕES DO BRT EM FEIRA
O sistema de
transporte coletivo de Feira de Santana tem sido alvo constante da ação de
vândalos e criminosos, gerando prejuízos não apenas aos cofres públicos, mas
também à rotina e à segurança dos passageiros. Ônibus pichados, fiação elétrica
roubada e portas quebradas nas estações têm se tornado cenas frequentes na
cidade.
As estações do BRT
mais atingidas são as localizadas nas avenidas João Durval Carneiro e Getúlio
Vargas. Na João Durval, o problema crônico é o vandalismo físico e a depredação
do patrimônio. O alvo principal dos criminosos são os brises, as estruturas metálicas
de acabamento e ventilação das miniestações.
Já na Avenida Getúlio
Vargas, a motivação do crime é o lucro no mercado paralelo. O corredor do BRT
vem sofrendo com o furto de cabos elétricos. Atraídos pelo valor comercial do
cobre, criminosos arrancam metros de fiação de dentro das estruturas. A consequência
direta para o cidadão é a falta de infraestrutura básica, deixando as
plataformas às escuras. Mais.
MASTRUZ COM LEITE E LUAN ESTILIZADO ANIMAM PRIMEIRA NOITE DO SÃO PEDRO DE HUMILDES NESTA SEXTA-FEIRA
O clima de São Pedro
toma conta dos distritos de Feira de Santana a partir desta sexta-feira (26),
com o início da programação do Arraiá de Feira em Humildes. A abertura da festa
será marcada por grandes atrações nacionais e regionais, além das tradicionais
quadrilhas juninas, reforçando a valorização da cultura nordestina.
As apresentações
começam às 19h. Na primeira noite, o público poderá curtir os shows de Mastruz
com Leite e Luan Estilizado, dois dos principais nomes do forró, além das
apresentações de quadrilhas juninas, Zefa de Zeca e Kelly Fontelli.
A programação em
Humildes segue até domingo (28). No sábado (27), sobem ao palco Unha Pintada e
Adelmário Coelho, prometendo reunir milhares de forrozeiros. Já no
encerramento, no domingo, a festa será comandada pelo romantismo do Raça Negra
e pelo forró da banda Arreio de Ouro. Mais.
PREFEITURA ESTABELECE TURNO ÚNICO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (29) EM RAZÃO DO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
A Prefeitura de Feira
de Santana estabeleceu turno único nas repartições públicas municipais na
próxima segunda-feira (29), das 8h às 12h, em razão da participação da Seleção
Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da FIFA 2026.
A medida foi
oficializada por meio do Decreto nº 14.572, assinado pelo prefeito José Ronaldo
de Carvalho, considerando a mobilização nacional em torno do evento esportivo
mundial.
O decreto determina
que o expediente nas repartições públicas municipais será concentrado no
período da manhã, assegurando o funcionamento da administração pública e
permitindo que servidores e a população possam acompanhar a participação da
Seleção Brasileira na competição. Mais.
PEDREIRO, REPOSITOR E ATENDENTE DE MESA ESTÃO ENTRE AS 138 VAGAS ABERTAS NESTA SEXTA-FEIRA
A Casa do Trabalhador
encerra a semana com 138 oportunidades de emprego disponíveis para
trabalhadores de Feira de Santana e região. As vagas abrangem áreas como
comércio, serviços, indústria e alimentação, contemplando candidatos com
diferentes níveis de escolaridade e experiência profissional.
Entre os cargos com
maior número de oportunidades estão pedreiro (15 vagas), atendente de mesa (10
vagas), repositor em supermercado (10 vagas), além de vagas para auxiliar de
logística, fiel de depósito e fiscal de prevenção de perdas, com oito oportunidades
cada.
A oferta inclui ainda
postos para consultor de vendas, vendedor pracista, eletricista, carpinteiro,
motorista carreteiro, costureira, garçom, pizzaiolo, mecânico, serralheiro e
auxiliar de operação de máquinas. Também há vagas exclusivas para pessoas com
deficiência (PCD), nas funções de auxiliar administrativo e porteiro. Mais.
quinta-feira, 25 de junho de 2026
CHAMAMENTO PÚBLICO NO PRÓXIMO DIA 30 VAI ESCOLHER OS PARA GERIR A UPA DE HUMILDES
A seleção da
Organização Social (OS) sem fins lucrativos, da área da saúde, que ficará
responsável pela gestão emergencial da UPA 24h do distrito de Humildes, em
Feira de Santana, por meio de Chamamento Público, está marcada para o próximo
dia 30.
O chamamento público
é um procedimento utilizado pela administração pública para formalizar
parcerias com entidades da sociedade civil na execução de projetos e serviços
de interesse público.
A sessão ocorrerá a
partir das 9h, no Salão de Licitações da Secretaria Municipal de Administração,
localizado na Avenida Sampaio, nº 344, Centro. Mais.
SESP REMOVE MAIS DE 100 CAÇAMBAS DE ENTULHO DA RUA MACÁRIO CERQUEIRA E INSTALA ESTAÇÃO DE DESCARTE PROVISÓRIO
A Secretaria
Municipal de Serviços Públicos (SESP), em parceria com a Secretaria de
Infraestrutura (SEINFRA), intensificou as ações de limpeza urbana em Feira de
Santana. Nos últimos 20 dias, uma força-tarefa removeu mais de 100 caçambas de
resíduos da Rua Macário Cerqueira, localizada no bairro Muchila.
A via, que estava
completamente obstruída por vegetação e por um grande volume de entulho
proveniente da construção civil, passa por um processo de limpeza e ordenamento
estrutural. O objetivo da prefeitura é recuperar totalmente o ambiente para a
população e prepará-lo para as obras de pavimentação que serão iniciadas em
seguida pela SEINFRA, conforme determinação do prefeito. O cronograma de
limpeza de descartes irregulares já passou recentemente por pontos como a
Avenida Transnordestina, Alameda 4, no bairro Santa Mônica e a Rua Lopes
Rodrigues. Mais.
GOVERNO NÃO TEM INGERÊNCIA NA PETROBRAS, MAS NÃO ABRO MÃO DE DISCUTIR SEU PAPEL, DIZ LULA
O presidente Luiz
Inácio Lula da Silva repetiu nesta quinta-feira, 25, que o governo não tem a
função de ingerência na Petrobras, embora tenha um papel de “discutir
estrategicamente” as prioridades da companhia. Ele participa agora da cerimônia
que marca a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III
(UFN-III), em Mato Grosso do Sul (MT).
“O governo não tem
ingerência na Petrobras. O que eu não abro mão é de discutir estrategicamente o
papel da Petrobras no Brasil. Vira e mexe, aparece um governante nesse país que
quer vender a Petrobras, que faz denúncia e acusa ser uma empresa deficitária.
Quando eles percebem que não vão poder vender a Petrobras, eles começam a
vender pedaço”, declarou. Mais.
ARRECADAÇÃO FEDERAL CHEGA A R$ 2,89 TRILHÕES EM 2025, DIZ RECEITA
A arrecadação do
governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou R$ 2,89
trilhões em 2025, em números corrigidos pela inflação, registrando acréscimo
real de 3,65% em relação 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira
(25/6) pela Receita
Federal.
De acordo com o
fisco, o resultado positivo foi influenciado, especialmente, pelo crescimento
da massa salarial, pela resiliência do setor de serviços e pela expansão das
importações tributadas. Mais.
LULA PREGA PARCERIA APÓS VITÓRIA DA DIREITA NA COLÔMBIA: "TRANSCENDE IDEOLOGIAS"
O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT) se manifestou sobre o resultado das eleições
presidenciais na Colômbia, que deram a vitória ao candidato de direita
Aberlardo de la Espriella.
Em uma mensagem nas
redes sociais, o petista afirmou que a relação entre os países
“transcende ideologias” e parabenizou o povo colombiano pelo pleito.
“Parabenizo o povo colombiano pelo processo
democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu
novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”,
escreveu o presidente. Mais.
PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO PEDRO NO ARRAIÁ DE FEIRA
A Prefeitura de Feira
de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que
integram o Arraiá de Feira 2026. Após o sucesso das celebrações de São João nos
distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, a festa continua com uma maratona de
shows, apresentações culturais e muito forró nos distritos de Humildes, Bonfim
de Feira, Jaíba e Morrinhos.
Neste final de
semana, os festejos acontecem nos distritos de Humildes e Bonfim de Feira,
reunindo atrações de destaque nacional, regional e artistas locais que ajudam a
manter viva a tradição junina no município.
Em Humildes, a
programação será realizada entre os dias 26 e 28 de junho. Além das
apresentações de quadrilhas juninas, subirão ao palco artistas como Zefa de
Zeca, Mastruz com Leite, Kelly Fontelli, Luan Estilizado, Banda Flor de Jurema,
Unha Pintada, Ítallo Júnior, Adelmário Coelho, Xamego da Thay, Raça Negra, João
Almeida e Buscapé – Arreio de Ouro. Mais.
ARRAIÁ DE FEIRA: MARATONA DE FESTEJOS JUNINOS NOS DISTRITOS DE FEIRA PROSSEGUE POR MAIS DOIS FINS DE SEMANA
A maratona de
festejos juninos prossegue em Feira de Santana durante mais dois fins de
semana, com forró e muito arrasta-pé a noite toda em vários distritos. O
circuito das festas do Arraiá de Feira, que começou com as comemorações do São
João nos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, prossegue agora nos
distritos de Humildes, Bonfim de Feira, Morrinhos (Jaguara) e Jaíba.
O prefeito José
Ronaldo destacou o sucesso dos festejos de São João em Feira de Santana e
convidou a população e visitantes a curtirem os festejos de São Pedro, que
prosseguem no próximo fim de semana. “Teremos uma vasta programação em Humildes
(dias 26 a 28) e Bonfim de Feira (dias 27 e 28) e, no outro final de semana,
teremos em Jaíba (3 e 4 de julho) e Morrinhos”. Mais.
FEIRA DE SANTANA INSTITUI PLANO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PARA O DECÊNIO 2026-2036
A Prefeitura de Feira
de Santana deu um passo histórico na consolidação das políticas públicas
voltadas para os jovens com a instituição do novo Plano Municipal da Juventude
(2026-2036). A iniciativa estabelece diretrizes, objetivos estratégicos e ações
integradas que irão nortear as políticas municipais destinadas à população
jovem pelos próximos dez anos.
O plano contempla
jovens com idade entre 15 e 29 anos e está alinhado ao Estatuto da Juventude e
ao Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), fortalecendo a garantia de
direitos e ampliando oportunidades de desenvolvimento social, educacional,
profissional e cultural.
Entre os principais
objetivos do documento estão o fortalecimento da participação social dos
jovens, a ampliação do acesso à educação de qualidade, à profissionalização, ao
trabalho e à renda, além da promoção da inclusão digital, da saúde integral, da
cultura, do esporte, da sustentabilidade e da segurança cidadã. Mais.
MAIS DE 15 HORAS DE TRANSMISSÃO AO VIVO MARCAM COBERTURA DA TV FEIRA EM MARIA QUITÉRIA
A TV Feira, emissora
pública afiliada à TV Brasil, esteve presente no distrito de Maria Quitéria
para acompanhar de perto a movimentação dos festejos juninos e levar ao público
os principais momentos da celebração.
Foram mais de 15
horas de transmissão ao vivo, reportagens especiais e conteúdos distribuídos em
diferentes plataformas. A exibição já ultrapassa 18 mil visualizações no
YouTube, além do alcance na TV aberta e do engajamento registrado nas redes
sociais, com bastidores, entrevistas e atualizações em tempo real.
“Ao longo da
cobertura, tivemos equipes presentes em diferentes pontos do circuito. Além de
acompanhar o clima junino, o objetivo foi aproximar quem estava em casa da
experiência vivida no distrito, levando informação e entretenimento em tempo
real”, destaca o coordenador da TV Feira, Rafael Leal. Mais.
quarta-feira, 24 de junho de 2026
COMUNIDADE DO JACU COMEMORA INAUGURAÇÃO DA PRAÇA SANTA ISABEL COM MUITO FORRÓ
A tradicional festa
de São João no povoado do Jacu, no distrito da Matinha, ganhou um novo palco. O
prefeito José Ronaldo de Carvalho inaugurou, na noite de segunda-feira (23), a
nova Praça Santa Isabel, um amplo espaço de lazer destinado a crianças, jovens
e adultos, que também passa a abrigar os festejos juninos promovidos pela
própria comunidade.
Ao entregar o novo
equipamento público, o prefeito José Ronaldo destacou que a obra é resultado de
um compromisso assumido com os moradores e que o projeto foi elaborado ouvindo
as demandas, opiniões e anseios da comunidade.
A praça foi
totalmente pavimentada com piso sextavado e recebeu torres de iluminação em
pétalas, bancos de concreto e lixeiras para estimular a preservação e a limpeza
do espaço. O equipamento também conta com um amplo parque infantil cercado e
com areia, equipado com balanços, gangorras e carrossel. Ao lado, foi
implantada uma Academia da Saúde, com equipamentos de ginástica voltados para a
prática de atividades físicas e a promoção da qualidade de vida. Mais.
"EXÉRCITO" DE 100 RECICLADORES GARANTE RENDA EXTRA NO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ E MANTÉM PRAÇA DO FORRÓ LIMPA
Enquanto a multidão
curtia os festejos juninos do São João de São José durante quatro noites de
muita animação, entre os dias 20 e 23 deste mês, um verdadeiro “exército” de
100 recicladores, entre homens e mulheres, contribuía para que a Praça do Forró
permanecesse sempre limpa e, ao mesmo tempo, garantisse uma renda extra para
suas famílias. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
A iniciativa foi
resultado da união de esforços entre as entidades Ginga Recicla, dirigida por
Mestre Paraná, e a Rede Sol. Enquanto o público voltava os olhos para o palco
para acompanhar as apresentações dos artistas que animavam as noites de festa,
os recicladores permaneciam atentos ao chão, recolhendo latinhas de alumínio e
garrafas PET descartadas ao longo do circuito. Mais.
CANINANA LEVA MULTIDÃO AO DELÍRIO E FAZ SHOW MARCANTE NO ENCERRAMENTO DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
Um dos momentos mais
aguardados do encerramento do São João de São José foi a apresentação do cantor
cearense Caninana, que levou energia, irreverência e muito forró ao palco na
madrugada desta terça-feira (24). Com um repertório diversificado e muita interação
com o público, o artista fez a multidão cantar em coro e transformou a praça em
um verdadeiro arraial de alegria.
Conhecido
nacionalmente desde o sucesso da música "Mulher Ruim", de Dorgival
Dantas, Caninana mostrou por que se consolidou como um dos nomes mais populares
do forró contemporâneo. Durante a apresentação, o cantor passeou por sucessos
que marcaram sua trajetória artística, além de interpretar canções que fazem
parte da cultura nordestina e dos festejos juninos. Mais.
LIMÃO COM MEL GARANTE PÚBLICO RECORDE E MUITA ANIMAÇÃO NO ENCERRAMENTO DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
Os grandes sucessos
da banda Limão com Mel, uma das mais tradicionais e longevas do forró romântico
brasileiro, atraíram um público recorde e garantiram muita animação no
encerramento dos festejos de São João do distrito de São José, na madrugada
desta terça-feira (24). Com um repertório repleto de canções que marcaram
gerações, a banda transformou a última noite da festa em um momento
inesquecível para moradores e visitantes.
O romantismo tomou
conta da praça ao som de músicas como "Toma Conta de Mim",
"Porque Não Vê" e "De Janeiro a Janeiro", criando o clima
perfeito para os casais apaixonados aproveitarem a noite fria ao ritmo do
tradicional arrasta-pé. Entre clássicos e sucessos mais recentes, a
apresentação da Limão com Mel levou emoção e nostalgia ao público que lotou o
circuito da festa. Mais.
PT USA FIM DA ESCALA 6X1 PARA ENGAJAR REDES E PRESSIONAR O SENADO
O PT deu
início a uma mobilização de apoiadores e aliados para pressionar, pelas redes
sociais e nas ruas, o presidente do Senado, Davi
Alcolumbre (União-AP), a destravar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a
escala de trabalho 6×1.
A ofensiva virtual
será feita por meio da plataforma Porta-Vozes do Lula, um projeto de
engajamento digital lançado neste mês pelo PT e que já reúne mais de 50 mil militantes. A estrutura também
será utilizada na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT). Mais.
MEI: GOVERNO BUSCA ALTERNATIVA A PAUTA-BOMBA DE R$ 50 BILHÕES POR ANO
O governo do
presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) deverá enviar, nesta quarta-feira (24/6), um
projeto alternativo para aumentar o teto de faturamento do Microempreendedor
Individual (MEI) e evitar a pauta-bomba de R$ 50 bilhões por ano
discutida no Congresso Nacional.
Tramita na Câmara dos
Deputados o PLP 108/2021, que propõe aumentar o atual limite de faturamento de
R$ 81 mil ao ano para R$ 130 mil, além da possibilidade de contratar dois e não
um só funcionário para se enquadrar nessa categoria e acessar o sistema tributário
especial. A proposta é relatada pelo deputado federal Jorge Goetten
(Republicanos-SC). Mais.
SESP INTENSIFICA SERVIÇOS E GARANTE ESTRUTURA PARA OS FESTEJOS JUNINOS NOS DISTRITOS
A Prefeitura de Feira
de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP),
realizou uma ampla força-tarefa para garantir que os distritos que sediaram os
festejos de São João recebessem toda a infraestrutura necessária para acolher moradores
e visitantes com segurança, conforto e organização.
As ações envolveram
equipes dos departamentos de Áreas Verdes, Iluminação Pública e Limpeza
Pública, que atuaram de forma integrada antes e durante a realização dos
eventos.
No Departamento de
Áreas Verdes, cerca de 20 colaboradores executaram a poda de todas as árvores
localizadas nas praças que receberam as festividades. O trabalho teve como
objetivo aumentar a segurança do público e proporcionar um ambiente mais
agradável e bem cuidado para os participantes. Mais.
terça-feira, 23 de junho de 2026
COM EXPECTATIVA DE SAÍDA DE JAQUES WAGNER, GOVERNO ARTICULA SUCESSÃO
Com a intenção de
conter o impacto da crise do caso Master na gestão petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
deve se reunir com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA),
até o meio desta semana para discutir a saída do senador do posto.
A expectativa
no Palácio do Planalto é que Jaques Wagner peça para deixar a função, com
objetivo de evitar desgaste político e não contaminar a campanha à reeleição de
Lula. O senador tem sido pressionado por integrantes do governo e do PT a abrir
mão da liderança. Mais.
LULA: BNDES ESTÁ ‘DANDO SHOW E LIÇÃO AO MUNDO’ SOBRE PARA QUE SERVE UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO
O presidente da
República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira, 23, que o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está dando uma
“lição ao mundo” ao emprestar dinheiro para que empresas façam obras de
interesse público. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um
trecho da Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.
“O BNDES está dando
um show e lição ao mundo sobre para o que serve um banco de desenvolvimento. Um
banco de desenvolvimento serve para criar as condições para emprestar dinheiro
para que as empresas possam fazer as obras que o Brasil precisa”, declarou o
presidente. Mais.
TRABALHADORES TRANSFORMAM OS BASTIDORES DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA EM UMA VERDADEIRA FESTA
Enquanto a multidão
canta em coro e dança ao som de grandes sucessos, um espetáculo paralelo
acontece nos bastidores da folia. Centenas de trabalhadores circulam pelo
circuito para garantir a segurança, a organização e a limpeza do evento, mas
mostram que nenhuma rotina é imune à música quando a alegria toma conta do
ambiente.
Durante os três dias
de festa no distrito de Maria Quitéria, o serviço de limpeza pública começou
ainda durante a tarde e seguiu madrugada adentro. Mesmo diante do trabalho
intenso, os garis chamaram a atenção pela animação. Dançando enquanto varriam
em frente ao palco ou pelas ruas adjacentes, eles contagiaram moradores e
visitantes. A cena refletia o espírito de quem, mesmo em serviço, encontrava
espaço para celebrar a festa à sua maneira. Mais.
SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DO DESFILE DE ENCERRAMENTO DO PROJETO PONTO DA MODA NO CENTRO DE CONVENÇÕES
Na noite deste sábado
(20), o Centro de Convenções de Feira de Santana foi palco do desfile de
encerramento do projeto Ponto da Moda, iniciativa promovida pela Prefeitura
Municipal de Feira de Santana, com patrocínio da Belgo Arames e da
ArcelorMittal. O evento reuniu alunos, familiares, autoridades e representantes
de instituições parceiras para celebrar a conclusão do curso de qualificação
profissional voltado para o setor da moda.
A Secretaria
Municipal de Políticas para as Mulheres esteve representada pela diretora de
Projetos de Igualdade de Gênero, Josailma Ferreira, e pelo chefe da Divisão de
Gêneros, Fábio Ribeiro, reafirmando o compromisso da gestão municipal com ações
voltadas à promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de
oportunidades. Mais.
TALENTOS LOCAIS MARCAM A PENÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA
A penúltima noite do
tradicional São João de São José reuniu grandes atrações e atraiu um público
expressivo para o circuito. O evento contou com a presença do prefeito José
Ronaldo, acompanhado pelo secretário de Comunicação, Joilton Freitas; o
secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; o superintendente
Municipal de Trânsito, Ricardo Cunha; e pelo procurador-geral do Município,
Guga Leal.
O prefeito José
Ronaldo destacou o clima positivo do evento. “Mais uma noite de festa, uma
noite muito agradável, com ótimas atrações”, afirmou.
Iniciando as
apresentações musicais da noite, a cantora Bia Estrela, que é natural do
próprio distrito, animou o público com sucessos como A Gente Entrega e Crina
Negra. “É uma alegria enorme, estou com grandes expectativas, estou realizando
um sonho, cantando em casa”, afirmou a cantora. Mais.
QUADRILHAS ENFEITAM A TERCEIRA NOITE DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
A terceira noite do
tradicional São João de São José ganhou cores e movimento com o brilho das
quadrilhas juninas. As apresentações levaram dança, história e beleza para o
público que lotou o circuito.
A abertura da noite
ficou por conta da Fulô de Mandacaru, vinda do Alecrim Miúdo. Embalado por
sucessos como Crina Negra, o grupo que conta com 45 integrantes, esbanjou
alegria e energia no palco.
A coordenadora da
quadrilha, Daniela das Virgens, não escondeu o entusiasmo. “A gente passa por
todo um preparativo e cansaço até chegar aqui, mas a força de vontade vence.
Para nós, é uma emoção inexplicável pisar nesse tablado e se apresentar”,
afirmou. Mais.
ALCEU VALENÇA REÚNE MULTIDÃO EM MARIA QUITÉRIA
O cantor Alceu
Valença foi uma das atrações mais esperadas do São João. Uma multidão se
aglomerou na praça do distrito de Maria Quitéria para cantar e dançar os
grandes sucessos do artista pernambucano.
Ao som de clássicos
como Morena Tropicana, Girassol e Sabiá, o público cantou, dançou e se
emocionou. Fosse sozinho ou acompanhado, todo mundo aproveitou cada minuto do
show, que lotou a praça do forró nesta noite de segunda-feira (22), penúltima
noite de festa no distrito. Mais.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
IPSOS-IPEC: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO, 32% COMO ÓTIMO OU BOM E 28% COMO REGULAR
Pesquisa Ipsos-Ipec
feita entre 13 e 17 de junho aponta que o governo Lula (PT) é
considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros e ótimo ou bom por 32%.
Quem vê a gestão como regular soma 28%. Os dados foram divulgados nesta
segunda-feira (22).
A avaliação como ruim
ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado
dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%.
Já a avaliação ótima ou boa era de 33%.
O percentual de
pessoas que consideram o governo Lula regular subiu de 24% para 28% desde
março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Mais.
JAQUES WAGNER RESISTE EM SE AFASTAR DA LIDERANÇA DO GOVERNO, MAS LULA DEVE RECOMENDAR SAÍDA
Apesar da articulação
deflagrada para convencê-lo a se afastar da função, o líder do governo no
Senado, Jaques Wagner (PT-BA), tem reiterado a aliados que não pretende se
licenciar imediatamente do cargo, exceto se houver um pedido do presidente Lula
(PT).
Uma conversa entre os dois é esperada para quarta-feira (24), quando o senador
deverá retornar a Brasília. A expectativa é que Lula peça para Wagner entregar
o cargo, caso o líder do governo não tome essa iniciativa antes do encontro. Mais.
GRAN PARK MANTÉM TRADIÇÃO NO ARRAIÁ DE FEIRA E GARANTE DIVERSÃO PARA CRIANÇAS EM SÃO JOSÉ
Além dos grandes
shows e das manifestações culturais que movimentam o Arraiá de Feira no
distrito de São José, a diversão das crianças também tem espaço garantido com o
parque itinerante Gran Park. Presente pelo terceiro ano consecutivo na festa, o
empreendimento se tornou uma das atrações mais procuradas pelas famílias que
visitam o evento.
Com opções de
brinquedos para diferentes faixas etárias, o parque contribui para tornar a
experiência dos festejos juninos ainda mais completa, oferecendo lazer e
entretenimento para crianças e adolescentes durante toda a programação.
Proprietário do Gran
Park, Jonathas Pessoa destaca que a tradição da família no segmento de parques
de diversões ultrapassa duas décadas. Segundo ele, a participação nos festejos
de São José representa uma importante oportunidade de levar diversão ao público
e fortalecer a presença do parque na região. Mais.
PAULA FERNANDES EMOCIONA MULTIDÃO NO SEGUNDO DIA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ
A apresentação da
cantora Paula Fernandes foi o grande destaque do segundo dia do Arraiá de
Feira, realizado neste domingo (21), no distrito de São José. Dona de uma das
vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, a artista atraiu uma
multidão à praça principal da localidade e protagonizou um dos momentos mais
emocionantes da programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de
Santana.
Recebida com
entusiasmo pelo público, Paula Fernandes levou ao palco sucessos que marcaram
sua trajetória artística e viu os fãs acompanharem suas canções em coro. A
sintonia entre a cantora e a plateia transformou a noite em um espetáculo de
emoção, romantismo e celebração, consolidando sua apresentação como uma das
mais aguardadas do Arraiá de Feira 2026. Mais.
JOSÉ RONALDO DESTACA SUCESSO DO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ
A grande participação
popular registrada nos dois primeiros dias do Arraiá de Feira, no distrito de
São José, foi destacada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho como um dos
principais indicadores do sucesso da festa. Com a praça tomada por moradores e visitantes,
o evento tem reunido música, tradição e muita animação, consolidando-se como um
dos maiores festejos juninos da região.
Ao avaliar o início
da programação, o prefeito ressaltou que a melhor análise do evento vem do
próprio público que comparece ao distrito para prestigiar as atrações e
celebrar o São João.
“Olha, eu acho que
quem faz avaliação melhor do que eu é a própria multidão que tem comparecido à
praça lá de São José. É uma multidão extraordinária, brincando, se divertindo,
curtindo, dançando, curtindo muito mesmo. É o que eu estou vendo lá em São José”,
afirmou. Mais.
CRIANÇAS TAMBÉM SE DIVERTEM DURANTE O SÃO JOÃO DE TIQUARUÇU
A última noite dos
festejos juninos no distrito de Tiquaruçu contou com uma forte presença do
público infantil. Enquanto os pais aproveitavam os shows nostálgicos e as
apresentações musicais na praça principal, ao lado da igreja matriz, a
criançada se divertiu no parque infantil da localidade, aproveitando os
balanços e escorregadores em um ambiente totalmente familiar.
As crianças fizeram a
festa, aproveitando o espaço ao ar livre para soltar bombinhas. Brincando com
amiguinhos, ou dançando com os familiares. Mais.
TIQUARUÇU ENCERRA FESTEJOS JUNINOS COM NOSTALGIA
A última noite dos
festejos juninos no distrito de Tiquaruçu levou muita diversão e animação para
moradores e visitantes. O evento, realizado na praça principal da localidade,
reuniu um público expressivo de todas as idades, desde jovens a idosos, consolidando
a festa como um ambiente familiar, acolhedor e seguro.
Para quem frequenta o
distrito há anos, a organização do evento superou as expectativas. É o caso de
Milena Suzart, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana.
"A festa está maravilhosa, tudo perfeito. Meu esposo é daqui e eu frequento
o distrito há 12 anos. Para mim, é o melhor lugar do mundo, não existe nada
igual", comemorou a visitante. Mais.
ALEGRIA E CULTURA INVADEM A FRAGA MAIA DURANTE O FIM DE SEMANA COM O EXPRESSO DO FORRÓ
A Avenida Fraga Maia
foi tomada pela alegria, pela música e pela tradição nordestina durante o fim
de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, com a passagem do Expresso do Forró,
uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal
de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que tem como objetivo levar o autêntico
forró pé de serra para diferentes regiões da cidade durante os festejos
juninos.
Transformado em um
verdadeiro arraial itinerante, o Expresso do Forró percorreu a avenida ao longo
dos três dias, reunindo famílias, comerciantes e visitantes ao som da sanfona,
do triângulo e da zabumba. A proposta é democratizar o acesso à cultura, aproximando
a população das tradições juninas e valorizando os artistas locais de maneira
totalmente gratuita. Mais.
JAGUARA CELEBRA TRADIÇÃO NO SEGUNDO DIA DE FESTA DE SÃO JOÃO
O distrito de Jaguara
viveu, neste domingo (21), o segundo dia das comemorações de São João. O
evento, realizado na quadra da sede da localidade, contou com uma estrutura
completa de som, iluminação e decoração temática, atraindo as famílias da
região em um clima de tranquilidade e valorização cultural.
O prefeito José
Ronaldo prestigiou a festa acompanhado pelos secretários Cristiano Lobo, da
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Rodrigo Matos, da
Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais.
domingo, 21 de junho de 2026
ALCKMIN: AUMENTO PARA 32% DO ETANOL NA GASOLINA SERÁ APROVADO NA 4ª
O
vice-presidente Geraldo
Alckmin (PSB) anunciou, neste sábado (20/6), que o aumento
da mistura do etanol na gasolina passará de 30% para 32% na próxima
quarta-feira (24/6). A mudança será aprovada pelo Conselho Nacional de Política
Energética (CNPE).
“A gasolina, que
tinha 27,5% de etanol, o presidente Lula passou para 30% e, agora, na
quarta-feira, passa para 32% de etanol. Isso ajuda a gasolina a ficar mais
barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria,
que vai fazer etanol, combustível, e vai fazer para ração animal”, afirmou
Alckmin, durante agenda de entregas do setor ferroviário em Dom Aquino (MT). Mais.
PREFEITO VISITA INSTALAÇÕES DA TV FEIRA DURANTE TRANSMISSÕES DO ARRAIÁ DE FEIRA
O prefeito de Feira
de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou neste fim de semana as
instalações onde estão sendo realizadas as transmissões do Arraiá de Feira pela
TV Feira. A emissora pública está com cobertura especial dos festejos juninos,
levando ao público de casa os shows, entrevistas e bastidores da festa nos
distritos do município.
Durante a visita, o
gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão,
que conta com equipes técnicas e jornalísticas atuando diretamente na cobertura
dos eventos realizados no São João.
A TV Feira tem
desempenhado um papel importante na divulgação dos festejos, ampliando o
alcance da programação junina e garantindo que a população possa acompanhar as
atrações também à distância. Mais.
