domingo, 21 de junho de 2026
ALCKMIN: AUMENTO PARA 32% DO ETANOL NA GASOLINA SERÁ APROVADO NA 4ª
O
vice-presidente Geraldo
Alckmin (PSB) anunciou, neste sábado (20/6), que o aumento
da mistura do etanol na gasolina passará de 30% para 32% na próxima
quarta-feira (24/6). A mudança será aprovada pelo Conselho Nacional de Política
Energética (CNPE).
“A gasolina, que
tinha 27,5% de etanol, o presidente Lula passou para 30% e, agora, na
quarta-feira, passa para 32% de etanol. Isso ajuda a gasolina a ficar mais
barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria,
que vai fazer etanol, combustível, e vai fazer para ração animal”, afirmou
Alckmin, durante agenda de entregas do setor ferroviário em Dom Aquino (MT). Mais.
PREFEITO VISITA INSTALAÇÕES DA TV FEIRA DURANTE TRANSMISSÕES DO ARRAIÁ DE FEIRA
O prefeito de Feira
de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou neste fim de semana as
instalações onde estão sendo realizadas as transmissões do Arraiá de Feira pela
TV Feira. A emissora pública está com cobertura especial dos festejos juninos,
levando ao público de casa os shows, entrevistas e bastidores da festa nos
distritos do município.
Durante a visita, o
gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão,
que conta com equipes técnicas e jornalísticas atuando diretamente na cobertura
dos eventos realizados no São João.
A TV Feira tem
desempenhado um papel importante na divulgação dos festejos, ampliando o
alcance da programação junina e garantindo que a população possa acompanhar as
atrações também à distância. Mais.
TRANSPORTE GRATUITO RECEBE APROVAÇÃO DO PÚBLICO NO ARRAIÁ DE FEIRA
O transporte gratuito
disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana para os festejos juninos
tem sido aprovado pelos passageiros que seguem para os distritos onde acontecem
as comemorações do Arraiá de Feira. Em Maria Quitéria, os ônibus começaram a
operar a partir das 19h, saindo da plataforma E3 do Terminal Central, com
viagens gratuitas até o local da festa e retorno garantido após o encerramento
dos shows.
De acordo com o
secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, a operação foi
planejada para garantir conforto e segurança aos forrozeiros. Mais.
PÚBLICO LOTA PRAÇA E VENDEDORES DESTACAM FORTE MOVIMENTO NO ARRAIÁ DE FEIRA
A abertura do Arraiá
de Feira tem atraído grande público aos distritos de Feira de Santana, com
praças lotadas e intenso fluxo de visitantes durante as noites de festa. Em
Maria Quitéria, a movimentação tem sido constante, impulsionando também a
atividade dos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam no circuito
junino.
Além da animação do
público, os trabalhadores comemoram o aumento nas vendas e a oportunidade de
renda extra durante o período. “O evento está muito bom, bem organizado e a
praça está cheia. Dá gosto de ver a cidade assim”, afirmou Marcos Montes,
autônomo, destacando a presença expressiva de público no circuito. Mais.
RAINHA E PRINCESAS CELEBRAM COROAÇÃO DURANTE ABERTURA DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
A abertura oficial do
São João do distrito de São José, em Feira de Santana, contou com um dos
momentos mais simbólicos dos festejos juninos: a coroação da rainha e das
princesas da comunidade. A cerimônia reuniu moradores, autoridades e visitantes
na Praça do Forró, marcando oficialmente o início das celebrações no distrito.
Coroada rainha do São
João de São José, Shirley Santos Laranjeiras falou sobre a emoção de
representar a comunidade durante a festa. “Estou me sentindo muito feliz, muito
realizada por receber minha coroa. Sou muito grata a Deus, a todo mundo que me
apoiou, e estou muito feliz”, afirmou. Mais.
FORRÓ E TRADIÇÃO MARCAM PRIMEIRA NOITE DO ARRAIÁ DE FEIRA EM TIQUARUÇU
A primeira noite do
Arraiá de Feira 2026 em Tiquaruçu foi marcada por muita animação, música e
valorização das tradições nordestinas. Realizada neste sábado (20), a festa
reuniu moradores do distrito e visitantes que aproveitaram uma programação
repleta de forró.
Os festejos começaram
com a apresentação de Johny Xamego, que levou ao palco sucessos do gênero e
aqueceu o público para a sequência da programação. Logo depois, a banda Arquivo
Nordestino manteve o clima junino em alta, com um repertório voltado às raízes
da música nordestina. Mais.
MUITO FORRÓ E ANIMAÇÃO MARCAM ABERTURA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM JAGUARA
O distrito de Jaguara
viveu uma noite de muita música, tradição e animação neste sábado (21), com a
abertura dos festejos juninos do Arraiá de Feira 2026. Moradores e visitantes
celebraram uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste ao som
do autêntico forró.
A programação teve
início com a apresentação da Quadrilha Junina Oxente Gente, que encantou o
público com coreografias, figurinos coloridos e a valorização das tradições
juninas. Em seguida, Paulo Bindá e Banda subiram ao palco levando um repertório
repleto de clássicos do forró, preparando o clima para a sequência da festa. Mais.
ARRAIÁ DE FEIRA É ABERTO OFICIALMENTE COM TRADIÇÃO, CULTURA E MUITO FORRÓ EM SÃO JOSÉ
O Arraiá de Feira
2026 foi aberto oficialmente na noite deste sábado (20), no distrito de Maria
Quitéria, reunindo moradores e visitantes para celebrar o início dos festejos
juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana nos distritos do
município. A Praça de São José das Itapororocas foi tomada pelo clima de
alegria, tradição e muito forró, marcando o começo de uma programação que
promete movimentar a cultura e a economia local durante o período junino.
A abertura da festa
foi marcada pelas apresentações das quadrilhas juninas Esperanças do Campo e
Forró Bodó, que encantaram o público com coreografias que misturaram teatro,
religiosidade, cores e elementos da cultura nordestina em homenagem aos santos
populares. Mais.
sábado, 20 de junho de 2026
DATAFOLHA: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO; PARA 32%, É ÓTIMO OU BOM
Pesquisa Datafolha divulgada
neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que 38% dos
entrevistados têm uma avaliação negativa sobre o governo do presidente Lula (PT).
Outros 32% avaliam o
governo positivamente e, para 29%, o desempenho é regular. O quadro é
de estabilidade em relação à pesquisa anterior, de maio. Mais.
FORRÓ MOVIMENTA MERCADO DE ARTE POPULAR E SHOPPING DAS COMPRAS DURANTE FESTEJOS JUNINOS
O autêntico forró
nordestino está animando o Mercado de Arte Popular e o Shopping das Compras
durante os festejos juninos em Feira de Santana. A programação, iniciada na
última sexta-feira (19), é resultado de uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Secretaria Municipal de
Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), levando música,
tradição e entretenimento para dois importantes espaços da cidade.
A iniciativa busca
fortalecer a cultura nordestina e, ao mesmo tempo, contribuir para o
aquecimento da economia local, atraindo consumidores e visitantes para a região
central durante um dos períodos mais movimentados do ano.
O secretário
municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destaca que a iniciativa
amplia o acesso da população às manifestações culturais típicas do período
junino e fortalece a presença dos artistas locais em espaços de grande
circulação. Mais.
PREFEITURA HOMOLOGA PRIMEIRO ATO DE CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS PARA EVENTOS DO CALENDÁRIO OFICIAL DE FEIRA DE SANTANA
A Prefeitura de Feira
de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
(Secel), homologou o primeiro ato do processo de credenciamento de bandas e
artistas que irão compor a programação dos eventos apoiados pelo município e
integrantes do calendário oficial de festividades da cidade.
A iniciativa faz
parte do Credenciamento nº 8-2026-10CD e tem como objetivo garantir a
participação de artistas locais e regionais em eventos culturais promovidos ou
apoiados pela administração municipal, conforme estabelece a Lei Municipal nº
3.336, de 23 de agosto de 2012.
Neste primeiro ato,
foram credenciados Quarteto Nordestino, Coronel da Sanfona, Raul Moreira dos
Oito Baixos, Pedrinho do Acordeon, Trio Maracás e Banda, Forró Primavera, Trio
Ingazeira, Trio Forrozeiro Nordestino, Trio de Forró do Nordeste e Os Pés Quentes
do Forró. Mais.
ARRAIÁ DE FEIRA SERÁ ABERTO OFICIALMENTE NESTE SÁBADO COM MAIS DE 60 HORAS DE SHOWS NO SÃO JOÃO
O Arraiá de Feira
será aberto oficialmente neste sábado (20), às 20h, em solenidade na Praça de
São José, no distrito de Maria Quitéria, principal palco do São João no
município. A programação festiva também terá início simultaneamente nos
distritos de Jaguara e Tiquaruçu. Somente durante os festejos de São João, mais
de 40 atrações musicais se apresentarão nos três distritos, somando mais de 60
horas de shows e consolidando o evento como um dos maiores festejos juninos da
região, com predominância do autêntico forró nordestino.
A solenidade de
abertura será conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado de
secretários municipais, demais autoridades e moradores da comunidade. Na
ocasião, acontecerá a coroação das majestades do São João de São José, seguida
por apresentações de quadrilhas juninas e pelos shows de Caviar com Rapadura,
Os Bambas do Nordeste, Raí Saia Rodada e Edy Xote, atrações responsáveis por
abrir oficialmente a maratona de apresentações musicais do Arraiá de Feira. Mais.
sexta-feira, 19 de junho de 2026
CONGRESSO: OPERAÇÃO CONTRA JAQUES WAGNER MUDA CLIMA E ANIMA O CENTRÃO
Integrantes do
chamado “Centrão” no Congresso comemoraram a operação
da Polícia Federal (PF) em endereços ligados ao líder do governo no Senado,
Jaques Wagner (PT-BA), na investigação sobre o Banco Master. Para parlamentares ouvidos pelo Metrópoles,
a inclusão do senador baiano na apuração reequilibra o desgaste político
provocado pelo caso às vésperas das eleições.
A PF deflagrou, nessa
quinta-feira (18/6), uma nova fase da Operação Compliance Zero e cumpriu mandados de
busca e apreensão em endereços ligados ao senador. Além de Jaques Wagner, foi
alvo Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e empresário responsável
pela expansão do Credcesta, produto que depois se tornou um dos principais
negócios ligados à estrutura do Banco Master. Mais.
CAMPANHA DE LULA FICA EM ALERTA APÓS AÇÃO DA PF CONTRA JAQUES WAGNER
A operação da Polícia Federal contra o
líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), acendeu, nessa quinta-feira
(18/6), um alerta entre integrantes da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Aliados do petista
temem que a ação sirva de combustível para desgastar a imagem do governo e
anule um dos principais trunfos da comunicação de Lula: a associação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),
provável adversário na disputa ao Planalto, a suspeitas envolvendo o Banco
Master. Mais.
SESP REALIZA A INSTALAÇÃO DE 30 PAPELEIRAS NA RUA SALES BARBOSA
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) iniciou
nesta sexta-feira (19) a instalação de novas papeleiras na Rua Sales Barbosa. A
iniciativa visa, além de manter o centro comercial mais limpo, apoiar o
trabalho dos coletores de materiais recicláveis.
Nesta primeira etapa, estão sendo implantados 30 equipamentos
ao longo da via. Na sequência, a ação será estendida para as ruas transversais
e, logo após, para o entreposto comercial Feiraguay.
Segundo o secretário da Sesp, Justiniano França, o objetivo
do Governo Municipal é cobrir todas as ruas do Centro. "É um
projeto-piloto da Sesp e da Prefeitura. Estamos colocando lixeiras para
resíduos recicláveis e não recicláveis, atuando em parceria com a Associação de
Catadores da Rede Sol para fortalecer a coleta seletiva. A ideia do prefeito é
expandir isso para todas as ruas principais da cidade, chegando à Senhor dos
Passos e depois à Getúlio Vargas. É um projeto sustentável e ambientalmente
correto", explicou o secretário. Mais.
SAÚDE PROMOVE ATUALIZAÇÃO SOBRE MANEJO CLÍNICO DA CHIKUNGUNYA PARA PROFISSIONAIS DA REDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância
de Controle Epidemiológico, realizou nesta quinta-feira (18) uma atualização
sobre o manejo clínico da chikungunya. O encontro aconteceu no auditório da
Unex e reuniu médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.
A capacitação foi conduzida pela médica infectologista
Melissa Falcão, que abordou aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e
acompanhamento dos pacientes acometidos pela doença, além de discutir
protocolos atualizados e estratégias para o enfrentamento da arbovirose. Mais.
CENTRO DE REFERÊNCIA PROMOVE TARDE DE CONSCIENTIZAÇÃO EM CLIMA JUNINO PARA PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME
Pacientes e familiares assistidos pelo Centro de Referência e
Apoio à Pessoa com Doença Falciforme, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
participaram de uma tarde especial nesta quinta-feira (18), marcada por
orientações sobre a doença e confraternização em clima junino. A iniciativa foi
realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença
Falciforme, celebrado nesta sexta-feira, 19 de junho.
Além de receber informações sobre a importância do
diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento adequado, os participantes
puderam desfrutar de um momento de integração com comidas típicas e atividades
voltadas ao fortalecimento dos vínculos entre usuários, familiares e equipe
multiprofissional. Mais.
SESP E REDE RECICLA BAHIA ALINHAM COLETA SELETIVA PARA O SÃO JOÃO NOS DISTRITOS
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria
Municipal de Serviços Públicos (Sesp), realizou na manhã desta quinta-feira
(18) uma reunião de alinhamento com a Rede Recicla Bahia. O encontro, que
ocorreu na sede da secretaria, teve como objetivo traçar as estratégias de
coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos recicláveis que serão
gerados durante os festejos juninos nos distritos de Maria Quitéria e Humildes.
A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais comuns em
grandes eventos públicos, garantindo a manutenção, limpeza e organização dos
circuitos festivos. Além disso, a parceria fortalece a economia circular no
município, promovendo o reaproveitamento de materiais recicláveis e inseri-los
novamente na cadeia produtiva. Mais.
EXPRESSO DO FORRÓ PROMETE LEVAR MÚSICA, TRADIÇÃO E ANIMAÇÃO PARA A AVENIDA FRAGA MAIA NESTE FIM DE SEMANA
A magia dos festejos juninos vai ganhar um formato diferente
e itinerante em Feira de Santana com a chegada do Expresso do Forró, uma
locomotiva temática que promete transformar a Avenida Fraga Maia em um grande
arraial a céu aberto. A atração vai circular na sexta-feira (19), às 18h, no
sábado (20), também às 18h, e no domingo (21), às 15h, sempre com saída da
Praça das Tortas.
Mais do que uma atração festiva, o Expresso do Forró surge
com o objetivo de levar a essência das celebrações juninas para a zona urbana
da cidade, aproximando moradores e visitantes das tradições nordestinas em um
ambiente descontraído, familiar e repleto de cultura popular. Mais.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
PF APONTA JAQUES WAGNER COMO “INTERLOCUTOR RELEVANTE” DO MASTER
Alvo da nona
fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18/6),
o senador Jaques Wagner (PT-BA) é apontado pela Polícia Federal (PF)
como “interlocutor relevante” de temas envolvendo o Banco Master no
Congresso. A suspeita é que o líder do governo no Senado teria recebido vantagens
financeiras para atuar politicamente a favor do banco.
A lista de temas citados pela investigação inclui a chamada
“emenda Master”, mudanças no crédito consignado, requerimentos no Senado, a CPI
do Master e a operação de venda do banco ao BRB. As informações foram extraídas
no celular do empresário Augusto Lima, que foi sócio de Daniel Vorcaro no Banco
Master. Mais.
AVENIDA SÍLVIO MATOS VAI GANHAR NOVO TRAÇADO EM LINHA RETA COM DESAPROPRIAÇÃO DE TERRA
A Avenida Sílvio Matos, ligando a Avenida Noide Cerqueira à
região da Lagoa da Berreca, vai ganhar novo traçado, em linha reta, visando
melhorar a fluidez do trânsito na região. A novidade foi anunciada pelo
prefeito José Ronaldo de Carvalho, no início da tarde desta quinta-feira (18),
durante entrevista ao programa Ronda Policial, da Rádio Subaé AM, ancorado por
Valter Vieira e Lucival Lopes, com a participação de Adalberto Carneiro.
Para viabilizar a mudança do traçado da Avenida Sílvio Matos,
que apresenta um gargalo com uma curva, o prefeito José Ronaldo determinou a
desapropriação de uma área de terra que viabilizará um novo desenho da via
pública, em linha reta. “Hoje à tarde vou me reunir (com técnicos da
Prefeitura) para os últimos detalhes da publicação desse decreto”, revelou o
prefeito. Mais.
PARQUES MUNICIPAIS FUNCIONAM NO FINAL DE SEMANA E REABREM NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (25)
Tradicionais opções de lazer, esporte e convívio em Feira de
Santana, os parques municipais terão o funcionamento alterado na próxima
semana. O Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) e o Parque
Frei José Monteiro Sobrinho (Parque da Cidade) estarão fechados na
segunda-feira (22), dia de manutenção, terça-feira (23), ponto facultativo, e
na quarta-feira (24), feriado de São João.
A adequação acompanha o decreto da Prefeitura de Feira de
Santana, que estabeleceu ponto facultativo para os serviços públicos não
essenciais nos dias 22 e 23 de junho. A medida, oficializada pelo prefeito José
Ronaldo de Carvalho na última segunda-feira (15), visa anteceder o feriado
tradicional de São João, celebrado no dia 24. Mais.
SESP INTENSIFICA MUTIRÕES DE LIMPEZA E ILUMINAÇÃO PARA OS FESTEJOS JUNINOS
Com a proximidade das festas juninas, a Secretaria Municipal
de Serviços Públicos (SESP) tem realizado uma grande operação voltada
para preparar a cidade e os distritos para as celebrações. O foco principal das
ações está nas localidades que irão sediar as festividades, mas o
cronograma habitual de manutenção nos bairros e avenidas segue mantido.
A operação envolve os três departamentos da
instituição, que atuam de forma conjunta para garantir uma ótima
infraestrutura. O departamento de áreas Verdes, é responsável pela poda de
árvores. O departamento de limpeza, está executando a varrição e coleta
de resíduos nas vias. Melhoria na iluminação das vias, através do departamento
de iluminação. Mais.
SEMMAM ESCLARECE QUE COMPENSAÇÃO DE 70 MUDAS FOI CALCULADA COM BASE EM 14 ÁRVORES IDENTIFICADAS EM ÁREA DE FUTURA AVENIDA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) esclarece que a compensação ambiental definida para a implantação da futura Avenida Gilson Carlos Silva Pereira foi estabelecida com base em critérios técnicos e legais previstos na legislação ambiental municipal vigente, não sendo calculada exclusivamente pela extensão da área objeto da intervenção.
A Autorização de Supressão Vegetal foi concedida à empresa Gran Artemia Empreendimentos Imobiliários SPE por meio da Portaria nº 06, publicada em 8 de maio de 2026. O documento autoriza a intervenção em um polígono de aproximadamente 4,40 hectares, localizado na futura Avenida Gilson Carlos Silva Pereira, em Feira de Santana, com validade de até um ano. Mais.
OPERAÇÃO FEIRA MAIS LIMPA INTENSIFICA RETIRADA DE OUTDOORS IRREGULARES EM FEIRA DE SANTANA
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria
Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), tem intensificado as
ações da Operação Feira Mais Limpa com o objetivo de combater a poluição visual
e garantir o cumprimento da legislação ambiental e urbanística do município.
Nesta semana, equipes de fiscalização, com o apoio da Guarda Municipal,
realizaram a retirada de peças de outdoors instaladas de forma irregular em
diferentes pontos da cidade.
A operação tem como base a Lei Municipal nº 3.245/2011, que
disciplina a exploração de anúncios e a utilização de vias e logradouros
públicos para fins publicitários. Conforme a legislação, qualquer instalação de
engenho publicitário em Feira de Santana depende de autorização prévia e
licenciamento da SEMMAM. Mais
CONGRESSO VOTA VETOS NESTA 5ª EM MEIO À TENSÃO ENTRE ALCOLUMBRE E LULA
O Congresso realiza nesta quinta-feira (18/6) a terceira
sessão de análise de vetos presidenciais do ano. A votação ocorre no
momento de maior tensão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
e Davi Alcolumbre (União
Brasil-AP), que preside o Senado e também comanda as sessões conjuntas do
Legislativo.
A pauta reúne 65 vetos, todos assinados por Lula. Não há mais
vetos da gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),
pendentes de análise. Mais.
LÍDER DO GOVERNO LULA, WAGNER É SUSPEITO DE FAVORECER "EMENDA MASTER"
O líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA),
está entre os principais alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela
Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18/6). A ação investiga suspeitas
de fraude, lavagem de dinheiro e esquemas envolvendo o banqueiro Daniel
Vorcaro, dono do Banco Master.
As suspeitas em torno de Wagner surgiram a partir da análise
de mensagens extraídas do celular do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banqueiro Daniel
Vorcaro, e também alvo da Compliance Zero nesta quinta. Mais.
GOVERNO LULA TEME DESGASTE COM PROVÁVEL RECUSA DE EXTRADIÇÃO DE EDUARDO BOLSONARO PELOS EUA
O desgaste político de o Brasil ter um pedido de extradição
de Eduardo Bolsonaro negado pelos Estados Unidos gera preocupação dentro do
governo brasileiro e do STF (Supremo Tribunal Federal), na esteira da negativa
da Justiça da Itália de extraditar a ex-deputada Carla Zambelli.
Eduardo foi condenado pelo STF na terça-feira (16) a quatro
anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo por sua
atuação nos Estados Unidos, que resultou em sanções contra ministros do Supremo
durante o julgamento da trama golpista. O ex-deputado mora nos Estados Unidos
desde fevereiro de 2025. Mais.
MASTER: PF FAZ BUSCAS CONTRA JAQUES WAGNER E AUGUSTO LIMA EM NOVA FASE DA COMPLIANCE ZERO
A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (18), 18
mandados de busca e apreensão em nova fase da operação Compliance Zero, que
investiga irregularidades relacionadas a Daniel Vorcaro e o Banco Master.
Entre os alvos estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder
do governo no Senado, e o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro.
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal),
expediu os mandados na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal. Além disso,
envolvem agente público. Mais.
GUARDA MUNICIPAL E SEINFRA REALIZAM LIMPEZA DE PICHAÇÕES EM FEIRA DE SANTANA
Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Secretaria
Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem intensificando os trabalhos de
limpeza urbana no município. O foco principal da parceria é o apoio direto na
remoção de pichações em espaços públicos e residenciais.
Esse esforço integrado já vem apresentando resultados
práticos e está sendo realizado de forma contínua por diversas localidades da
cidade. As equipes concentraram as atividades nos bairros Capuchinhos e
Gabriela. Durante a execução dos trabalhos nesses locais, um efetivo de 06
Guardas Municipais acompanhou os operários para garantir a segurança do
perímetro, resultando na limpeza e pintura completa de 06 muros que estavam
pichados. Mais.
CASA DO TRABALHADOR OFERTA VAGAS PARA PEDREIRO, ATENDENTE DE MESA E AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO NESTA 5ª
Quem está em busca de uma colocação profissional encontra
novas chances de contratação nesta quinta-feira (18). A Casa do Trabalhador,
órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico
(Settdec), está intermediando 148 vagas de emprego em diversas áreas,
contemplando candidatos com diferentes níveis de escolaridade e perfis
profissionais.
As oportunidades abrangem segmentos como comércio, indústria,
construção civil, alimentação e prestação de serviços. Entre as funções com
maior número de vagas estão auxiliar de linha de produção (20 vagas para
pessoas com deficiência), pedreiro (15 vagas), atendente de mesa (10 vagas),
churrasqueiro (8 vagas), garçom (6 vagas) e fiel de depósito (6 vagas). Mais.
FORRÓ NO BUZÚ CONTAGIA PASSAGEIROS E PROJETA ANIMAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS EM FEIRA DE SANTANA
A temporada de festas juninas começou oficialmente em Feira
de Santana com muita música e alegria. O projeto cultural "Forró no
Buzú" de 2026 terminou nesta quarta-feira, dia 17 de junho. A última
viagem do ano animou os passageiros que usaram a linha de ônibus do conjunto
Feira VII. O evento serviu para anunciar a grande diversão que vem por aí com
as festas de São João e de São Pedro no município.
A última apresentação do projeto começou às 17h30 na Estação de Transbordo Centro, com breve parada em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria. O ônibus seguiu viagem até o conjunto Feira VII e depois retornou para o centro da cidade. Quem pegou a condução nesse horário ganhou uma viagem muito mais alegre e festiva. O veículo virou uma verdadeira pista de dança sobre rodas durante todo o percurso. Mais.
quarta-feira, 17 de junho de 2026
ARRAIÁ DE FEIRA: SÃO JOÃO TERÁ MAIS DE 40 ATRAÇÕES NOS DISTRITOS DE MARIA QUITÉRIA, JAGUARA E TIQUARUÇU
A alegria dos festejos juninos já está em campo. A Prefeitura
de Feira de Santana divulgou a programação do São João do Arraiá de Feira 2026
nos distritos de Maria Quitéria, Jaguara e Tiquaruçu, reunindo mais de 40
atrações entre artistas locais, regionais e apresentações culturais.
A programação acontece entre os dias 20 e 23 de junho,
valorizando a tradição nordestina, fortalecendo a cultura popular e
movimentando a economia dos distritos durante o período junino.
Em Maria Quitéria, os festejos serão realizados durante
quatro dias, com apresentações de quadrilhas juninas e shows de artistas como
Caninana, Limão com Mel, Alcymar Monteiro, Paula Fernandes, Raí Saia Rodada,
Gabi Moraes, Bia Estrela, Erick Reis, Amor Voraz, Galeguinho SPA, entre outros.
Mais
SECRETARIA DA MULHER DESTACA AVANÇO NO COMBATE À VIOLÊNCIA COM NOVA LEI DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha
Bastos, comemorou a sanção da lei que estabelece a notificação compulsória de
casos de violência contra mulheres atendidas em unidades de saúde públicas e
privadas de Feira de Santana. Para a gestora, a medida representa um importante
avanço no fortalecimento da Rede de Proteção e no enfrentamento à violência de
gênero no município.
“Recebemos esta notícia com bastante entusiasmo, pois
representa um grande avanço no enfrentamento à violência contra a mulher. A
notificação compulsória facilita uma atuação mais rápida das autoridades.
Muitas vítimas, por medo ou vulnerabilidade, não conseguem formalizar a
denúncia, e essa medida ajuda a garantir que nenhuma situação de violência
passe despercebida. Proteger vidas e assegurar direitos é uma responsabilidade
de toda a sociedade”, destacou a secretária. Mais
SEADM REALIZA CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS EM PARCERIA COM ENAP
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria
Municipal de Administração (SEADM) e em parceria com a Escola Nacional de
Administração Pública (ENAP), está realizando um curso no auditório da
Secretaria de Educação (SEDUC).
O curso é ministrado pelo professor Hermeson Varjão, e
voltado para funcionários municipais. O curso ocorre nesta quarta-feira (17) e
quinta-feira (18), totalizando 14 horas de carga horária. Com a participação de
40 servidores, a capacitação tem o objetivo de qualificar e profissionalizar o
corpo técnico do município. A realização do curso foi viabilizada pela adesão
do Município de Feira de Santana ao Programa Nacional de Gestão e Inovação
(PNGI), coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços
Públicos. Mais
DIA NACIONAL DO DIABETES: CADH PROMOVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA PACIENTES E FAMILIARES NO DIA 26
Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de
junho, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), vinculado à
Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma programação especial voltada
para pacientes acompanhados pela unidade e seus familiares.
As atividades vão acontecer na manhã do dia 26 (sexta-feira),
das 8h às 12h, com ações de promoção da saúde, prevenção de complicações e
incentivo ao autocuidado. A programação inclui verificação de pressão arterial
e glicemia, atualização do cartão de vacinação, avaliação dos pés para
prevenção do pé diabético, orientações nutricionais, além de atividades
educativas conduzidas pela equipe multiprofissional. Mais
FUNTITEC TRAZ A FEIRA DE SANTANA EXPOSIÇÃO SOBRE O PSIQUIATRA AUSTRÍACO VIKTOR FRANKL
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação
Municipal de Ciência & Tecnologia (Funtitec), em parceria com a Associação
Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) e colaboração da
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), está promovendo o XIII
Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial. Com o tema
"Sentido na vida e dignidade humana", o evento abriu as portas para o
público a partir desta terça-feira (16).
O destaque da programação é a exposição sobre a vida e a obra
de Viktor Frankl, psiquiatra e filósofo austríaco sobrevivente do Holocausto. A
mostra retrata a trajetória do pensador durante um dos períodos mais
conturbados da humanidade, transmitindo sua visão sobre a experiência nos
campos de concentração nazistas e abordando o quanto a busca por um sentido na
vida foi fundamental para a sua sobrevivência. Mais
FEIRA DE SANTANA RECEBE SELO DE TRANSPARÊNCIA NOS FESTEJOS JUNINOS 2026
A Prefeitura de Feira de Santana foi reconhecida, nesta
terça-feira (16), com o Certificado de Transparência nos Festejos Juninos 2026,
durante cerimônia realizada em Salvador. Representando o prefeito José Ronaldo
de Carvalho, participaram do evento o secretário municipal de Cultura, Esporte
e Lazer, Cristiano Lôbo, e o procurador-geral do Município, Guga Leal, que
receberam a certificação concedida pelo Ministério Público do Estado da Bahia
(MP-BA) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
O certificado foi concedido em reconhecimento à colaboração
voluntária do município na disponibilização de informações sobre os gastos
públicos relacionados aos festejos juninos, reforçando o compromisso da
administração municipal com a transparência e a correta aplicação dos recursos
públicos. Mais
ESPETÁCULO "NÃO VÃO NOS CALAR AGORA" EMOCIONA MULHERES ASSISTIDAS PELO CENTRO DE REFERÊNCIA MARIA QUITÉRIA
O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) recebeu, na
tarde desta terça-feira (16), o espetáculo teatral "Não Vão Nos Calar
Agora", uma iniciativa voltada especialmente para as mulheres assistidas
pelo equipamento, muitas delas vítimas de violência doméstica e familiar.
A apresentação reuniu três monólogos protagonizados pelas
atrizes Rebecca Braga, Nanne Santana e Simone Rasslan, com direção de Karina
Faria e trilha sonora original de Deco Simões. A iniciativa partiu da própria
equipe do espetáculo, que procurou o CRMQ com o objetivo de proporcionar um
momento de reflexão, acolhimento e fortalecimento para as mulheres atendidas
pelo centro. Mais
SEPLAN CONVIDA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA CONTRIBUIR COM ELABORAÇÃO DA LOA DE FEIRA
A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) da Prefeitura
de Feira de Santana está convidando servidores, representantes de classe,
associações da sociedade civil, organizações não governamentais e outros para
contribuir com a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o
exercício de 2027. As audiências públicas serão realizadas no período de 6 a 10
de julho, contemplando tanto a zona urbana quanto os distritos feirenses.
O edital com o cronograma das audiências públicas está
publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana
(www.feiradesantana.ba.gov.br), edição desta quarta-feira (17). Também será
disponibilizada no site da Prefeitura a opção eletrônica para contribuição da
população de forma digital, no período de 6 de julho a 10 de agosto deste ano. Mais
PREFEITURA DE FEIRA JÁ REFORMOU 36 UNIDADES DE SAÚDE EM POUCO MAIS DE UM ANO
A Prefeitura de Feira de Santana já reformou, modernizou e
ampliou 36 unidades de saúde da rede pública municipal desde o ano passado,
início da atual gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho. E a previsão da
Secretaria Municipal de Saúde é de que mais 21 unidades sejam entregues à
comunidade totalmente modernizadas até o final deste ano.
A última unidade entregue à comunidade totalmente reformada
foi a Unidade de Saúde da Família (USF) I, II, III e IV Maria do Nascimento
Souza, no bairro Mangabeira, uma das maiores da rede e cujas intervenções foram
das mais complexas porque também englobaram a instalação de sistema de drenagem
de águas pluviais no entorno do equipamento para evitar alagamento e a
construção de um estacionamento para funcionários. Mais
terça-feira, 16 de junho de 2026
MOTTA: TAREFA DE LULA AGORA É RESOLVER APROVAÇÃO DA PEC 6X1 NO SENADO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),
disse nesta terça-feira (16/6) que a Casa “cumpriu sua missão” ao aprovar a
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o fim da escala
6×1 e que cabe agora ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
articular a aprovação da medida no Senado.
“A Câmara já aprovou o fim da escala 6×1, sem redução de
salário, com dois dias de descanso e a jornada de 44 para 40 horas semanais.
Então, nós cumprimos a nossa missão, e a tarefa do governo agora é, por meio da
sua articulação política, resolver a aprovação no Senado”, disse Motta. Mais
GOVERNO LULA RETIRA URGÊNCIA DE PROJETO SOBRE FIM DA ESCALA 6X1
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou, na
tarde desta terça-feira (16/6), a urgência constitucional do projeto de lei (PL) que estabelece o fim da escala 6×1 —
jornada em que o trabalhador atua por seis dias consecutivos e descansa um.
A decisão foi publicada em despacho enviado ao Congresso,
após negociação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para
desobstruir a pauta da Casa. O projeto seria votado na noite desta terça. Mais
COMISSÃO APROVA MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE LULA SOBRE ‘TRAIDORES DA PÁTRIA’
A Comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Deputados,
aprovou nesta terça-feira, 16, moção de repúdio a falas do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT). O requerimento foi apresentado pelo deputado Capitão
Alden (PL-BA) e trata das declarações do petista sobre o enforcamento como
punição para traidores da pátria.
Para o deputado, a declaração é grave e incompatível com a
responsabilidade institucional do cargo de presidente. O requerimento argumenta
que adversários políticos não podem ser tratados como inimigos da nação nem
associados a punições extremas ou à eliminação de quem manifesta posições
divergentes. Mais
JUNHO VIOLETA: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS APRESENTA QUEDA EM FEIRA DE SANTANA EM 2026
Celebrado em 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da
Violência Contra a Pessoa Idosa chama a atenção da sociedade para a necessidade
de proteger os direitos e a dignidade da população idosa. Em Feira de Santana,
os números mais recentes apontam uma redução nos registros de violência em
2026, embora o alerta permaneça diante da gravidade do problema.
De acordo com dados levantados pelos órgãos de proteção,
foram registrados 470 casos de violência contra idosos em 2024. No ano
seguinte, o número aumentou para 581 ocorrências em 2025, representando um
crescimento de aproximadamente 23,6%. Mais
