quinta-feira, 25 de junho de 2026

GOVERNO NÃO TEM INGERÊNCIA NA PETROBRAS, MAS NÃO ABRO MÃO DE DISCUTIR SEU PAPEL, DIZ LULA

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu nesta quinta-feira, 25, que o governo não tem a função de ingerência na Petrobras, embora tenha um papel de “discutir estrategicamente” as prioridades da companhia. Ele participa agora da cerimônia que marca a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Mato Grosso do Sul (MT).

“O governo não tem ingerência na Petrobras. O que eu não abro mão é de discutir estrategicamente o papel da Petrobras no Brasil. Vira e mexe, aparece um governante nesse país que quer vender a Petrobras, que faz denúncia e acusa ser uma empresa deficitária. Quando eles percebem que não vão poder vender a Petrobras, eles começam a vender pedaço”, declarou. Mais.

 

CHARGE DE GAZO

 


ARRECADAÇÃO FEDERAL CHEGA A R$ 2,89 TRILHÕES EM 2025, DIZ RECEITA

 

A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou R$ 2,89 trilhões em 2025, em números corrigidos pela inflação, registrando acréscimo real de 3,65% em relação 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/6) pela Receita Federal.

De acordo com o fisco, o resultado positivo foi influenciado, especialmente, pelo crescimento da massa salarial, pela resiliência do setor de serviços e pela expansão das importações tributadas. Mais.

LULA PREGA PARCERIA APÓS VITÓRIA DA DIREITA NA COLÔMBIA: "TRANSCENDE IDEOLOGIAS"

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o resultado das eleições presidenciais na Colômbia, que deram a vitória ao candidato de direita Aberlardo de la Espriella.

Em uma mensagem nas redes sociais, o petista afirmou que a relação entre os países “transcende ideologias” e parabenizou o povo colombiano pelo pleito.

“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”, escreveu o presidente. Mais.

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO PEDRO NO ARRAIÁ DE FEIRA

 

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que integram o Arraiá de Feira 2026. Após o sucesso das celebrações de São João nos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, a festa continua com uma maratona de shows, apresentações culturais e muito forró nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira, Jaíba e Morrinhos.

Neste final de semana, os festejos acontecem nos distritos de Humildes e Bonfim de Feira, reunindo atrações de destaque nacional, regional e artistas locais que ajudam a manter viva a tradição junina no município.

Em Humildes, a programação será realizada entre os dias 26 e 28 de junho. Além das apresentações de quadrilhas juninas, subirão ao palco artistas como Zefa de Zeca, Mastruz com Leite, Kelly Fontelli, Luan Estilizado, Banda Flor de Jurema, Unha Pintada, Ítallo Júnior, Adelmário Coelho, Xamego da Thay, Raça Negra, João Almeida e Buscapé – Arreio de Ouro. Mais.

ARRAIÁ DE FEIRA: MARATONA DE FESTEJOS JUNINOS NOS DISTRITOS DE FEIRA PROSSEGUE POR MAIS DOIS FINS DE SEMANA

 

A maratona de festejos juninos prossegue em Feira de Santana durante mais dois fins de semana, com forró e muito arrasta-pé a noite toda em vários distritos. O circuito das festas do Arraiá de Feira, que começou com as comemorações do São João nos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, prossegue agora nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira, Morrinhos (Jaguara) e Jaíba.

O prefeito José Ronaldo destacou o sucesso dos festejos de São João em Feira de Santana e convidou a população e visitantes a curtirem os festejos de São Pedro, que prosseguem no próximo fim de semana. “Teremos uma vasta programação em Humildes (dias 26 a 28) e Bonfim de Feira (dias 27 e 28) e, no outro final de semana, teremos em Jaíba (3 e 4 de julho) e Morrinhos”. Mais.

FEIRA DE SANTANA INSTITUI PLANO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PARA O DECÊNIO 2026-2036

 

A Prefeitura de Feira de Santana deu um passo histórico na consolidação das políticas públicas voltadas para os jovens com a instituição do novo Plano Municipal da Juventude (2026-2036). A iniciativa estabelece diretrizes, objetivos estratégicos e ações integradas que irão nortear as políticas municipais destinadas à população jovem pelos próximos dez anos.

O plano contempla jovens com idade entre 15 e 29 anos e está alinhado ao Estatuto da Juventude e ao Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), fortalecendo a garantia de direitos e ampliando oportunidades de desenvolvimento social, educacional, profissional e cultural.

Entre os principais objetivos do documento estão o fortalecimento da participação social dos jovens, a ampliação do acesso à educação de qualidade, à profissionalização, ao trabalho e à renda, além da promoção da inclusão digital, da saúde integral, da cultura, do esporte, da sustentabilidade e da segurança cidadã. Mais.

MAIS DE 15 HORAS DE TRANSMISSÃO AO VIVO MARCAM COBERTURA DA TV FEIRA EM MARIA QUITÉRIA

 

A TV Feira, emissora pública afiliada à TV Brasil, esteve presente no distrito de Maria Quitéria para acompanhar de perto a movimentação dos festejos juninos e levar ao público os principais momentos da celebração. 

Foram mais de 15 horas de transmissão ao vivo, reportagens especiais e conteúdos distribuídos em diferentes plataformas. A exibição já ultrapassa 18 mil visualizações no YouTube, além do alcance na TV aberta e do engajamento registrado nas redes sociais, com bastidores, entrevistas e atualizações em tempo real.

“Ao longo da cobertura, tivemos equipes presentes em diferentes pontos do circuito. Além de acompanhar o clima junino, o objetivo foi aproximar quem estava em casa da experiência vivida no distrito, levando informação e entretenimento em tempo real”, destaca o coordenador da TV Feira, Rafael Leal. Mais.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

COMUNIDADE DO JACU COMEMORA INAUGURAÇÃO DA PRAÇA SANTA ISABEL COM MUITO FORRÓ

 

A tradicional festa de São João no povoado do Jacu, no distrito da Matinha, ganhou um novo palco. O prefeito José Ronaldo de Carvalho inaugurou, na noite de segunda-feira (23), a nova Praça Santa Isabel, um amplo espaço de lazer destinado a crianças, jovens e adultos, que também passa a abrigar os festejos juninos promovidos pela própria comunidade.

Ao entregar o novo equipamento público, o prefeito José Ronaldo destacou que a obra é resultado de um compromisso assumido com os moradores e que o projeto foi elaborado ouvindo as demandas, opiniões e anseios da comunidade.

A praça foi totalmente pavimentada com piso sextavado e recebeu torres de iluminação em pétalas, bancos de concreto e lixeiras para estimular a preservação e a limpeza do espaço. O equipamento também conta com um amplo parque infantil cercado e com areia, equipado com balanços, gangorras e carrossel. Ao lado, foi implantada uma Academia da Saúde, com equipamentos de ginástica voltados para a prática de atividades físicas e a promoção da qualidade de vida. Mais.

"EXÉRCITO" DE 100 RECICLADORES GARANTE RENDA EXTRA NO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ E MANTÉM PRAÇA DO FORRÓ LIMPA

 

Enquanto a multidão curtia os festejos juninos do São João de São José durante quatro noites de muita animação, entre os dias 20 e 23 deste mês, um verdadeiro “exército” de 100 recicladores, entre homens e mulheres, contribuía para que a Praça do Forró permanecesse sempre limpa e, ao mesmo tempo, garantisse uma renda extra para suas famílias. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

A iniciativa foi resultado da união de esforços entre as entidades Ginga Recicla, dirigida por Mestre Paraná, e a Rede Sol. Enquanto o público voltava os olhos para o palco para acompanhar as apresentações dos artistas que animavam as noites de festa, os recicladores permaneciam atentos ao chão, recolhendo latinhas de alumínio e garrafas PET descartadas ao longo do circuito. Mais.

CANINANA LEVA MULTIDÃO AO DELÍRIO E FAZ SHOW MARCANTE NO ENCERRAMENTO DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ

 

Um dos momentos mais aguardados do encerramento do São João de São José foi a apresentação do cantor cearense Caninana, que levou energia, irreverência e muito forró ao palco na madrugada desta terça-feira (24). Com um repertório diversificado e muita interação com o público, o artista fez a multidão cantar em coro e transformou a praça em um verdadeiro arraial de alegria.

Conhecido nacionalmente desde o sucesso da música "Mulher Ruim", de Dorgival Dantas, Caninana mostrou por que se consolidou como um dos nomes mais populares do forró contemporâneo. Durante a apresentação, o cantor passeou por sucessos que marcaram sua trajetória artística, além de interpretar canções que fazem parte da cultura nordestina e dos festejos juninos. Mais.

LIMÃO COM MEL GARANTE PÚBLICO RECORDE E MUITA ANIMAÇÃO NO ENCERRAMENTO DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ

 

Os grandes sucessos da banda Limão com Mel, uma das mais tradicionais e longevas do forró romântico brasileiro, atraíram um público recorde e garantiram muita animação no encerramento dos festejos de São João do distrito de São José, na madrugada desta terça-feira (24). Com um repertório repleto de canções que marcaram gerações, a banda transformou a última noite da festa em um momento inesquecível para moradores e visitantes.

O romantismo tomou conta da praça ao som de músicas como "Toma Conta de Mim", "Porque Não Vê" e "De Janeiro a Janeiro", criando o clima perfeito para os casais apaixonados aproveitarem a noite fria ao ritmo do tradicional arrasta-pé. Entre clássicos e sucessos mais recentes, a apresentação da Limão com Mel levou emoção e nostalgia ao público que lotou o circuito da festa. Mais.

CHARGE DE GAZO

 


PT USA FIM DA ESCALA 6X1 PARA ENGAJAR REDES E PRESSIONAR O SENADO

 

O PT deu início a uma mobilização de apoiadores e aliados para pressionar, pelas redes sociais e nas ruas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a destravar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1.

A ofensiva virtual será feita  por meio da plataforma Porta-Vozes do Lula, um projeto de engajamento digital lançado neste mês pelo PT e que já reúne mais de 50 mil militantes. A estrutura também será utilizada na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais.

 

MEI: GOVERNO BUSCA ALTERNATIVA A PAUTA-BOMBA DE R$ 50 BILHÕES POR ANO

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá enviar, nesta quarta-feira (24/6), um projeto alternativo para aumentar o teto de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e evitar a pauta-bomba de R$ 50 bilhões por ano discutida no Congresso Nacional.

Tramita na Câmara dos Deputados o PLP 108/2021, que propõe aumentar o atual limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano para R$ 130 mil, além da possibilidade de contratar dois e não um só funcionário para se enquadrar nessa categoria e acessar o sistema tributário especial. A proposta é relatada pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC). Mais.

SESP INTENSIFICA SERVIÇOS E GARANTE ESTRUTURA PARA OS FESTEJOS JUNINOS NOS DISTRITOS

 

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), realizou uma ampla força-tarefa para garantir que os distritos que sediaram os festejos de São João recebessem toda a infraestrutura necessária para acolher moradores e visitantes com segurança, conforto e organização.

As ações envolveram equipes dos departamentos de Áreas Verdes, Iluminação Pública e Limpeza Pública, que atuaram de forma integrada antes e durante a realização dos eventos.

No Departamento de Áreas Verdes, cerca de 20 colaboradores executaram a poda de todas as árvores localizadas nas praças que receberam as festividades. O trabalho teve como objetivo aumentar a segurança do público e proporcionar um ambiente mais agradável e bem cuidado para os participantes. Mais.

terça-feira, 23 de junho de 2026

CHARGE DE GAZO

 


COM EXPECTATIVA DE SAÍDA DE JAQUES WAGNER, GOVERNO ARTICULA SUCESSÃO

 

Com a intenção de conter o impacto da crise do caso Master na gestão petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), até o meio desta semana para discutir a saída do senador do posto.

A expectativa no Palácio do Planalto é que Jaques Wagner peça para deixar a função, com objetivo de evitar desgaste político e não contaminar a campanha à reeleição de Lula. O senador tem sido pressionado por integrantes do governo e do PT a abrir mão da liderança. Mais.

LULA: BNDES ESTÁ ‘DANDO SHOW E LIÇÃO AO MUNDO’ SOBRE PARA QUE SERVE UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira, 23, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está dando uma “lição ao mundo” ao emprestar dinheiro para que empresas façam obras de interesse público. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um trecho da Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.

“O BNDES está dando um show e lição ao mundo sobre para o que serve um banco de desenvolvimento. Um banco de desenvolvimento serve para criar as condições para emprestar dinheiro para que as empresas possam fazer as obras que o Brasil precisa”, declarou o presidente. Mais.

TRABALHADORES TRANSFORMAM OS BASTIDORES DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA EM UMA VERDADEIRA FESTA

 

Enquanto a multidão canta em coro e dança ao som de grandes sucessos, um espetáculo paralelo acontece nos bastidores da folia. Centenas de trabalhadores circulam pelo circuito para garantir a segurança, a organização e a limpeza do evento, mas mostram que nenhuma rotina é imune à música quando a alegria toma conta do ambiente.

Durante os três dias de festa no distrito de Maria Quitéria, o serviço de limpeza pública começou ainda durante a tarde e seguiu madrugada adentro. Mesmo diante do trabalho intenso, os garis chamaram a atenção pela animação. Dançando enquanto varriam em frente ao palco ou pelas ruas adjacentes, eles contagiaram moradores e visitantes. A cena refletia o espírito de quem, mesmo em serviço, encontrava espaço para celebrar a festa à sua maneira. Mais.

SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DO DESFILE DE ENCERRAMENTO DO PROJETO PONTO DA MODA NO CENTRO DE CONVENÇÕES

 

Na noite deste sábado (20), o Centro de Convenções de Feira de Santana foi palco do desfile de encerramento do projeto Ponto da Moda, iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com patrocínio da Belgo Arames e da ArcelorMittal. O evento reuniu alunos, familiares, autoridades e representantes de instituições parceiras para celebrar a conclusão do curso de qualificação profissional voltado para o setor da moda.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres esteve representada pela diretora de Projetos de Igualdade de Gênero, Josailma Ferreira, e pelo chefe da Divisão de Gêneros, Fábio Ribeiro, reafirmando o compromisso da gestão municipal com ações voltadas à promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de oportunidades. Mais.

TALENTOS LOCAIS MARCAM A PENÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA

 

A penúltima noite do tradicional São João de São José reuniu grandes atrações e atraiu um público expressivo para o circuito. O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo, acompanhado pelo secretário de Comunicação, Joilton Freitas; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; o superintendente Municipal de Trânsito, Ricardo Cunha; e pelo procurador-geral do Município, Guga Leal.

O prefeito José Ronaldo destacou o clima positivo do evento. “Mais uma noite de festa, uma noite muito agradável, com ótimas atrações”, afirmou.

Iniciando as apresentações musicais da noite, a cantora Bia Estrela, que é natural do próprio distrito, animou o público com sucessos como A Gente Entrega e Crina Negra. “É uma alegria enorme, estou com grandes expectativas, estou realizando um sonho, cantando em casa”, afirmou a cantora. Mais.

QUADRILHAS ENFEITAM A TERCEIRA NOITE DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ

 

A terceira noite do tradicional São João de São José ganhou cores e movimento com o brilho das quadrilhas juninas. As apresentações levaram dança, história e beleza para o público que lotou o circuito.

A abertura da noite ficou por conta da Fulô de Mandacaru, vinda do Alecrim Miúdo. Embalado por sucessos como Crina Negra, o grupo que conta com 45 integrantes, esbanjou alegria e energia no palco.

A coordenadora da quadrilha, Daniela das Virgens, não escondeu o entusiasmo. “A gente passa por todo um preparativo e cansaço até chegar aqui, mas a força de vontade vence. Para nós, é uma emoção inexplicável pisar nesse tablado e se apresentar”, afirmou. Mais.

ALCEU VALENÇA REÚNE MULTIDÃO EM MARIA QUITÉRIA

 

O cantor Alceu Valença foi uma das atrações mais esperadas do São João. Uma multidão se aglomerou na praça do distrito de Maria Quitéria para cantar e dançar os grandes sucessos do artista pernambucano.

Ao som de clássicos como Morena Tropicana, Girassol e Sabiá, o público cantou, dançou e se emocionou. Fosse sozinho ou acompanhado, todo mundo aproveitou cada minuto do show, que lotou a praça do forró nesta noite de segunda-feira (22), penúltima noite de festa no distrito. Mais.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

CHARGE DE GILMAR FRAGA

 


IPSOS-IPEC: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO, 32% COMO ÓTIMO OU BOM E 28% COMO REGULAR

 


Pesquisa Ipsos-Ipec feita entre 13 e 17 de junho aponta que o governo Lula (PT) é considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros e ótimo ou bom por 32%. Quem vê a gestão como regular soma 28%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22).

A avaliação como ruim ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%. Já a avaliação ótima ou boa era de 33%.

O percentual de pessoas que consideram o governo Lula regular subiu de 24% para 28% desde março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Mais.

JAQUES WAGNER RESISTE EM SE AFASTAR DA LIDERANÇA DO GOVERNO, MAS LULA DEVE RECOMENDAR SAÍDA

 

Apesar da articulação deflagrada para convencê-lo a se afastar da função, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), tem reiterado a aliados que não pretende se licenciar imediatamente do cargo, exceto se houver um pedido do presidente Lula (PT).

Uma conversa entre os dois é esperada para quarta-feira (24), quando o senador deverá retornar a Brasília. A expectativa é que Lula peça para Wagner entregar o cargo, caso o líder do governo não tome essa iniciativa antes do encontro. Mais.

GRAN PARK MANTÉM TRADIÇÃO NO ARRAIÁ DE FEIRA E GARANTE DIVERSÃO PARA CRIANÇAS EM SÃO JOSÉ

 

Além dos grandes shows e das manifestações culturais que movimentam o Arraiá de Feira no distrito de São José, a diversão das crianças também tem espaço garantido com o parque itinerante Gran Park. Presente pelo terceiro ano consecutivo na festa, o empreendimento se tornou uma das atrações mais procuradas pelas famílias que visitam o evento.

Com opções de brinquedos para diferentes faixas etárias, o parque contribui para tornar a experiência dos festejos juninos ainda mais completa, oferecendo lazer e entretenimento para crianças e adolescentes durante toda a programação.

Proprietário do Gran Park, Jonathas Pessoa destaca que a tradição da família no segmento de parques de diversões ultrapassa duas décadas. Segundo ele, a participação nos festejos de São José representa uma importante oportunidade de levar diversão ao público e fortalecer a presença do parque na região. Mais.

PAULA FERNANDES EMOCIONA MULTIDÃO NO SEGUNDO DIA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ

 

A apresentação da cantora Paula Fernandes foi o grande destaque do segundo dia do Arraiá de Feira, realizado neste domingo (21), no distrito de São José. Dona de uma das vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, a artista atraiu uma multidão à praça principal da localidade e protagonizou um dos momentos mais emocionantes da programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

Recebida com entusiasmo pelo público, Paula Fernandes levou ao palco sucessos que marcaram sua trajetória artística e viu os fãs acompanharem suas canções em coro. A sintonia entre a cantora e a plateia transformou a noite em um espetáculo de emoção, romantismo e celebração, consolidando sua apresentação como uma das mais aguardadas do Arraiá de Feira 2026. Mais.

JOSÉ RONALDO DESTACA SUCESSO DO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ

 


A grande participação popular registrada nos dois primeiros dias do Arraiá de Feira, no distrito de São José, foi destacada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho como um dos principais indicadores do sucesso da festa. Com a praça tomada por moradores e visitantes, o evento tem reunido música, tradição e muita animação, consolidando-se como um dos maiores festejos juninos da região.

Ao avaliar o início da programação, o prefeito ressaltou que a melhor análise do evento vem do próprio público que comparece ao distrito para prestigiar as atrações e celebrar o São João.

“Olha, eu acho que quem faz avaliação melhor do que eu é a própria multidão que tem comparecido à praça lá de São José. É uma multidão extraordinária, brincando, se divertindo, curtindo, dançando, curtindo muito mesmo. É o que eu estou vendo lá em São José”, afirmou. Mais.

CRIANÇAS TAMBÉM SE DIVERTEM DURANTE O SÃO JOÃO DE TIQUARUÇU

 

A última noite dos festejos juninos no distrito de Tiquaruçu contou com uma forte presença do público infantil. Enquanto os pais aproveitavam os shows nostálgicos e as apresentações musicais na praça principal,  ao lado da igreja matriz, a criançada se divertiu no parque infantil da localidade, aproveitando os balanços e escorregadores em um ambiente totalmente familiar.

As crianças fizeram a festa, aproveitando o espaço ao ar livre para soltar bombinhas. Brincando com amiguinhos, ou dançando com os familiares.  Mais.

TIQUARUÇU ENCERRA FESTEJOS JUNINOS COM NOSTALGIA

 

A última noite dos festejos juninos no distrito de Tiquaruçu levou muita diversão e animação para moradores e visitantes. O evento, realizado na praça principal da localidade, reuniu um público expressivo de todas as idades, desde jovens a idosos, consolidando a festa como um ambiente familiar, acolhedor e seguro.

Para quem frequenta o distrito há anos, a organização do evento superou as expectativas. É o caso de Milena Suzart, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. "A festa está maravilhosa, tudo perfeito. Meu esposo é daqui e eu frequento o distrito há 12 anos. Para mim, é o melhor lugar do mundo, não existe nada igual", comemorou a visitante. Mais.

ALEGRIA E CULTURA INVADEM A FRAGA MAIA DURANTE O FIM DE SEMANA COM O EXPRESSO DO FORRÓ

 

A Avenida Fraga Maia foi tomada pela alegria, pela música e pela tradição nordestina durante o fim de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, com a passagem do Expresso do Forró, uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que tem como objetivo levar o autêntico forró pé de serra para diferentes regiões da cidade durante os festejos juninos.

Transformado em um verdadeiro arraial itinerante, o Expresso do Forró percorreu a avenida ao longo dos três dias, reunindo famílias, comerciantes e visitantes ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba. A proposta é democratizar o acesso à cultura, aproximando a população das tradições juninas e valorizando os artistas locais de maneira totalmente gratuita. Mais.

JAGUARA CELEBRA TRADIÇÃO NO SEGUNDO DIA DE FESTA DE SÃO JOÃO

 

O distrito de Jaguara viveu, neste domingo (21), o segundo dia das comemorações de São João. O evento, realizado na quadra da sede da localidade, contou com uma estrutura completa de som, iluminação e decoração temática, atraindo as famílias da região em um clima de tranquilidade e valorização cultural.

O prefeito José Ronaldo prestigiou a festa acompanhado pelos secretários Cristiano Lobo, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Rodrigo Matos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais.

domingo, 21 de junho de 2026

CHARGE DE GILMAR FRAGA

 


ALCKMIN: AUMENTO PARA 32% DO ETANOL NA GASOLINA SERÁ APROVADO NA 4ª

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, neste sábado (20/6), que o aumento da mistura do etanol na gasolina passará de 30% para 32% na próxima quarta-feira (24/6). A mudança será aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“A gasolina, que tinha 27,5% de etanol, o presidente Lula passou para 30% e, agora, na quarta-feira, passa para 32% de etanol. Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria, que vai fazer etanol, combustível, e vai fazer para ração animal”, afirmou Alckmin, durante agenda de entregas do setor ferroviário em Dom Aquino (MT). Mais.

PREFEITO VISITA INSTALAÇÕES DA TV FEIRA DURANTE TRANSMISSÕES DO ARRAIÁ DE FEIRA

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou neste fim de semana as instalações onde estão sendo realizadas as transmissões do Arraiá de Feira pela TV Feira. A emissora pública está com cobertura especial dos festejos juninos, levando ao público de casa os shows, entrevistas e bastidores da festa nos distritos do município.

Durante a visita, o gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão, que conta com equipes técnicas e jornalísticas atuando diretamente na cobertura dos eventos realizados no São João.

A TV Feira tem desempenhado um papel importante na divulgação dos festejos, ampliando o alcance da programação junina e garantindo que a população possa acompanhar as atrações também à distância. Mais.

TRANSPORTE GRATUITO RECEBE APROVAÇÃO DO PÚBLICO NO ARRAIÁ DE FEIRA

 

O transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana para os festejos juninos tem sido aprovado pelos passageiros que seguem para os distritos onde acontecem as comemorações do Arraiá de Feira. Em Maria Quitéria, os ônibus começaram a operar a partir das 19h, saindo da plataforma E3 do Terminal Central, com viagens gratuitas até o local da festa e retorno garantido após o encerramento dos shows.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, a operação foi planejada para garantir conforto e segurança aos forrozeiros. Mais.

PÚBLICO LOTA PRAÇA E VENDEDORES DESTACAM FORTE MOVIMENTO NO ARRAIÁ DE FEIRA

 

A abertura do Arraiá de Feira tem atraído grande público aos distritos de Feira de Santana, com praças lotadas e intenso fluxo de visitantes durante as noites de festa. Em Maria Quitéria, a movimentação tem sido constante, impulsionando também a atividade dos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam no circuito junino.

Além da animação do público, os trabalhadores comemoram o aumento nas vendas e a oportunidade de renda extra durante o período. “O evento está muito bom, bem organizado e a praça está cheia. Dá gosto de ver a cidade assim”, afirmou Marcos Montes, autônomo, destacando a presença expressiva de público no circuito. Mais.

RAINHA E PRINCESAS CELEBRAM COROAÇÃO DURANTE ABERTURA DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ

 

A abertura oficial do São João do distrito de São José, em Feira de Santana, contou com um dos momentos mais simbólicos dos festejos juninos: a coroação da rainha e das princesas da comunidade. A cerimônia reuniu moradores, autoridades e visitantes na Praça do Forró, marcando oficialmente o início das celebrações no distrito.

Coroada rainha do São João de São José, Shirley Santos Laranjeiras falou sobre a emoção de representar a comunidade durante a festa. “Estou me sentindo muito feliz, muito realizada por receber minha coroa. Sou muito grata a Deus, a todo mundo que me apoiou, e estou muito feliz”, afirmou. Mais.

FORRÓ E TRADIÇÃO MARCAM PRIMEIRA NOITE DO ARRAIÁ DE FEIRA EM TIQUARUÇU

 

A primeira noite do Arraiá de Feira 2026 em Tiquaruçu foi marcada por muita animação, música e valorização das tradições nordestinas. Realizada neste sábado (20), a festa reuniu moradores do distrito e visitantes que aproveitaram uma programação repleta de forró.

Os festejos começaram com a apresentação de Johny Xamego, que levou ao palco sucessos do gênero e aqueceu o público para a sequência da programação. Logo depois, a banda Arquivo Nordestino manteve o clima junino em alta, com um repertório voltado às raízes da música nordestina. Mais.

MUITO FORRÓ E ANIMAÇÃO MARCAM ABERTURA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM JAGUARA

 

O distrito de Jaguara viveu uma noite de muita música, tradição e animação neste sábado (21), com a abertura dos festejos juninos do Arraiá de Feira 2026. Moradores e visitantes celebraram uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste ao som do autêntico forró.

A programação teve início com a apresentação da Quadrilha Junina Oxente Gente, que encantou o público com coreografias, figurinos coloridos e a valorização das tradições juninas. Em seguida, Paulo Bindá e Banda subiram ao palco levando um repertório repleto de clássicos do forró, preparando o clima para a sequência da festa. Mais.

ARRAIÁ DE FEIRA É ABERTO OFICIALMENTE COM TRADIÇÃO, CULTURA E MUITO FORRÓ EM SÃO JOSÉ

 

O Arraiá de Feira 2026 foi aberto oficialmente na noite deste sábado (20), no distrito de Maria Quitéria, reunindo moradores e visitantes para celebrar o início dos festejos juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana nos distritos do município. A Praça de São José das Itapororocas foi tomada pelo clima de alegria, tradição e muito forró, marcando o começo de uma programação que promete movimentar a cultura e a economia local durante o período junino.

A abertura da festa foi marcada pelas apresentações das quadrilhas juninas Esperanças do Campo e Forró Bodó, que encantaram o público com coreografias que misturaram teatro, religiosidade, cores e elementos da cultura nordestina em homenagem aos santos populares. Mais.

sábado, 20 de junho de 2026

DATAFOLHA: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO; PARA 32%, É ÓTIMO OU BOM

 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que 38% dos entrevistados têm uma avaliação negativa sobre o governo do presidente Lula (PT).

Outros 32% avaliam o governo positivamente e, para 29%, o desempenho é regular. O quadro é de estabilidade em relação à pesquisa anterior, de maio. Mais.

FORRÓ MOVIMENTA MERCADO DE ARTE POPULAR E SHOPPING DAS COMPRAS DURANTE FESTEJOS JUNINOS

 

O autêntico forró nordestino está animando o Mercado de Arte Popular e o Shopping das Compras durante os festejos juninos em Feira de Santana. A programação, iniciada na última sexta-feira (19), é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), levando música, tradição e entretenimento para dois importantes espaços da cidade.

A iniciativa busca fortalecer a cultura nordestina e, ao mesmo tempo, contribuir para o aquecimento da economia local, atraindo consumidores e visitantes para a região central durante um dos períodos mais movimentados do ano.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destaca que a iniciativa amplia o acesso da população às manifestações culturais típicas do período junino e fortalece a presença dos artistas locais em espaços de grande circulação. Mais.

 

PREFEITURA HOMOLOGA PRIMEIRO ATO DE CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS PARA EVENTOS DO CALENDÁRIO OFICIAL DE FEIRA DE SANTANA

 

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), homologou o primeiro ato do processo de credenciamento de bandas e artistas que irão compor a programação dos eventos apoiados pelo município e integrantes do calendário oficial de festividades da cidade.

A iniciativa faz parte do Credenciamento nº 8-2026-10CD e tem como objetivo garantir a participação de artistas locais e regionais em eventos culturais promovidos ou apoiados pela administração municipal, conforme estabelece a Lei Municipal nº 3.336, de 23 de agosto de 2012.

Neste primeiro ato, foram credenciados Quarteto Nordestino, Coronel da Sanfona, Raul Moreira dos Oito Baixos, Pedrinho do Acordeon, Trio Maracás e Banda, Forró Primavera, Trio Ingazeira, Trio Forrozeiro Nordestino, Trio de Forró do Nordeste e Os Pés Quentes do Forró. Mais.

ARRAIÁ DE FEIRA SERÁ ABERTO OFICIALMENTE NESTE SÁBADO COM MAIS DE 60 HORAS DE SHOWS NO SÃO JOÃO

 

O Arraiá de Feira será aberto oficialmente neste sábado (20), às 20h, em solenidade na Praça de São José, no distrito de Maria Quitéria, principal palco do São João no município. A programação festiva também terá início simultaneamente nos distritos de Jaguara e Tiquaruçu. Somente durante os festejos de São João, mais de 40 atrações musicais se apresentarão nos três distritos, somando mais de 60 horas de shows e consolidando o evento como um dos maiores festejos juninos da região, com predominância do autêntico forró nordestino.

A solenidade de abertura será conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado de secretários municipais, demais autoridades e moradores da comunidade. Na ocasião, acontecerá a coroação das majestades do São João de São José, seguida por apresentações de quadrilhas juninas e pelos shows de Caviar com Rapadura, Os Bambas do Nordeste, Raí Saia Rodada e Edy Xote, atrações responsáveis por abrir oficialmente a maratona de apresentações musicais do Arraiá de Feira. Mais.

sexta-feira, 19 de junho de 2026