quarta-feira, 24 de junho de 2026
PT USA FIM DA ESCALA 6X1 PARA ENGAJAR REDES E PRESSIONAR O SENADO
O PT deu
início a uma mobilização de apoiadores e aliados para pressionar, pelas redes
sociais e nas ruas, o presidente do Senado, Davi
Alcolumbre (União-AP), a destravar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a
escala de trabalho 6×1.
A ofensiva virtual
será feita por meio da plataforma Porta-Vozes do Lula, um projeto de
engajamento digital lançado neste mês pelo PT e que já reúne mais de 50 mil militantes. A estrutura também
será utilizada na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT). Mais.
MEI: GOVERNO BUSCA ALTERNATIVA A PAUTA-BOMBA DE R$ 50 BILHÕES POR ANO
O governo do
presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) deverá enviar, nesta quarta-feira (24/6), um
projeto alternativo para aumentar o teto de faturamento do Microempreendedor
Individual (MEI) e evitar a pauta-bomba de R$ 50 bilhões por ano
discutida no Congresso Nacional.
Tramita na Câmara dos
Deputados o PLP 108/2021, que propõe aumentar o atual limite de faturamento de
R$ 81 mil ao ano para R$ 130 mil, além da possibilidade de contratar dois e não
um só funcionário para se enquadrar nessa categoria e acessar o sistema tributário
especial. A proposta é relatada pelo deputado federal Jorge Goetten
(Republicanos-SC). Mais.
SESP INTENSIFICA SERVIÇOS E GARANTE ESTRUTURA PARA OS FESTEJOS JUNINOS NOS DISTRITOS
A Prefeitura de Feira
de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP),
realizou uma ampla força-tarefa para garantir que os distritos que sediaram os
festejos de São João recebessem toda a infraestrutura necessária para acolher moradores
e visitantes com segurança, conforto e organização.
As ações envolveram
equipes dos departamentos de Áreas Verdes, Iluminação Pública e Limpeza
Pública, que atuaram de forma integrada antes e durante a realização dos
eventos.
No Departamento de
Áreas Verdes, cerca de 20 colaboradores executaram a poda de todas as árvores
localizadas nas praças que receberam as festividades. O trabalho teve como
objetivo aumentar a segurança do público e proporcionar um ambiente mais
agradável e bem cuidado para os participantes. Mais.
terça-feira, 23 de junho de 2026
COM EXPECTATIVA DE SAÍDA DE JAQUES WAGNER, GOVERNO ARTICULA SUCESSÃO
Com a intenção de
conter o impacto da crise do caso Master na gestão petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
deve se reunir com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA),
até o meio desta semana para discutir a saída do senador do posto.
A expectativa
no Palácio do Planalto é que Jaques Wagner peça para deixar a função, com
objetivo de evitar desgaste político e não contaminar a campanha à reeleição de
Lula. O senador tem sido pressionado por integrantes do governo e do PT a abrir
mão da liderança. Mais.
LULA: BNDES ESTÁ ‘DANDO SHOW E LIÇÃO AO MUNDO’ SOBRE PARA QUE SERVE UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO
O presidente da
República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira, 23, que o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está dando uma
“lição ao mundo” ao emprestar dinheiro para que empresas façam obras de
interesse público. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um
trecho da Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.
“O BNDES está dando
um show e lição ao mundo sobre para o que serve um banco de desenvolvimento. Um
banco de desenvolvimento serve para criar as condições para emprestar dinheiro
para que as empresas possam fazer as obras que o Brasil precisa”, declarou o
presidente. Mais.
TRABALHADORES TRANSFORMAM OS BASTIDORES DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA EM UMA VERDADEIRA FESTA
Enquanto a multidão
canta em coro e dança ao som de grandes sucessos, um espetáculo paralelo
acontece nos bastidores da folia. Centenas de trabalhadores circulam pelo
circuito para garantir a segurança, a organização e a limpeza do evento, mas
mostram que nenhuma rotina é imune à música quando a alegria toma conta do
ambiente.
Durante os três dias
de festa no distrito de Maria Quitéria, o serviço de limpeza pública começou
ainda durante a tarde e seguiu madrugada adentro. Mesmo diante do trabalho
intenso, os garis chamaram a atenção pela animação. Dançando enquanto varriam
em frente ao palco ou pelas ruas adjacentes, eles contagiaram moradores e
visitantes. A cena refletia o espírito de quem, mesmo em serviço, encontrava
espaço para celebrar a festa à sua maneira. Mais.
SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DO DESFILE DE ENCERRAMENTO DO PROJETO PONTO DA MODA NO CENTRO DE CONVENÇÕES
Na noite deste sábado
(20), o Centro de Convenções de Feira de Santana foi palco do desfile de
encerramento do projeto Ponto da Moda, iniciativa promovida pela Prefeitura
Municipal de Feira de Santana, com patrocínio da Belgo Arames e da
ArcelorMittal. O evento reuniu alunos, familiares, autoridades e representantes
de instituições parceiras para celebrar a conclusão do curso de qualificação
profissional voltado para o setor da moda.
A Secretaria
Municipal de Políticas para as Mulheres esteve representada pela diretora de
Projetos de Igualdade de Gênero, Josailma Ferreira, e pelo chefe da Divisão de
Gêneros, Fábio Ribeiro, reafirmando o compromisso da gestão municipal com ações
voltadas à promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de
oportunidades. Mais.
TALENTOS LOCAIS MARCAM A PENÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE MARIA QUITÉRIA
A penúltima noite do
tradicional São João de São José reuniu grandes atrações e atraiu um público
expressivo para o circuito. O evento contou com a presença do prefeito José
Ronaldo, acompanhado pelo secretário de Comunicação, Joilton Freitas; o
secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; o superintendente
Municipal de Trânsito, Ricardo Cunha; e pelo procurador-geral do Município,
Guga Leal.
O prefeito José
Ronaldo destacou o clima positivo do evento. “Mais uma noite de festa, uma
noite muito agradável, com ótimas atrações”, afirmou.
Iniciando as
apresentações musicais da noite, a cantora Bia Estrela, que é natural do
próprio distrito, animou o público com sucessos como A Gente Entrega e Crina
Negra. “É uma alegria enorme, estou com grandes expectativas, estou realizando
um sonho, cantando em casa”, afirmou a cantora. Mais.
QUADRILHAS ENFEITAM A TERCEIRA NOITE DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
A terceira noite do
tradicional São João de São José ganhou cores e movimento com o brilho das
quadrilhas juninas. As apresentações levaram dança, história e beleza para o
público que lotou o circuito.
A abertura da noite
ficou por conta da Fulô de Mandacaru, vinda do Alecrim Miúdo. Embalado por
sucessos como Crina Negra, o grupo que conta com 45 integrantes, esbanjou
alegria e energia no palco.
A coordenadora da
quadrilha, Daniela das Virgens, não escondeu o entusiasmo. “A gente passa por
todo um preparativo e cansaço até chegar aqui, mas a força de vontade vence.
Para nós, é uma emoção inexplicável pisar nesse tablado e se apresentar”,
afirmou. Mais.
ALCEU VALENÇA REÚNE MULTIDÃO EM MARIA QUITÉRIA
O cantor Alceu
Valença foi uma das atrações mais esperadas do São João. Uma multidão se
aglomerou na praça do distrito de Maria Quitéria para cantar e dançar os
grandes sucessos do artista pernambucano.
Ao som de clássicos
como Morena Tropicana, Girassol e Sabiá, o público cantou, dançou e se
emocionou. Fosse sozinho ou acompanhado, todo mundo aproveitou cada minuto do
show, que lotou a praça do forró nesta noite de segunda-feira (22), penúltima
noite de festa no distrito. Mais.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
IPSOS-IPEC: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO, 32% COMO ÓTIMO OU BOM E 28% COMO REGULAR
Pesquisa Ipsos-Ipec
feita entre 13 e 17 de junho aponta que o governo Lula (PT) é
considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros e ótimo ou bom por 32%.
Quem vê a gestão como regular soma 28%. Os dados foram divulgados nesta
segunda-feira (22).
A avaliação como ruim
ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado
dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%.
Já a avaliação ótima ou boa era de 33%.
O percentual de
pessoas que consideram o governo Lula regular subiu de 24% para 28% desde
março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Mais.
JAQUES WAGNER RESISTE EM SE AFASTAR DA LIDERANÇA DO GOVERNO, MAS LULA DEVE RECOMENDAR SAÍDA
Apesar da articulação
deflagrada para convencê-lo a se afastar da função, o líder do governo no
Senado, Jaques Wagner (PT-BA), tem reiterado a aliados que não pretende se
licenciar imediatamente do cargo, exceto se houver um pedido do presidente Lula
(PT).
Uma conversa entre os dois é esperada para quarta-feira (24), quando o senador
deverá retornar a Brasília. A expectativa é que Lula peça para Wagner entregar
o cargo, caso o líder do governo não tome essa iniciativa antes do encontro. Mais.
GRAN PARK MANTÉM TRADIÇÃO NO ARRAIÁ DE FEIRA E GARANTE DIVERSÃO PARA CRIANÇAS EM SÃO JOSÉ
Além dos grandes
shows e das manifestações culturais que movimentam o Arraiá de Feira no
distrito de São José, a diversão das crianças também tem espaço garantido com o
parque itinerante Gran Park. Presente pelo terceiro ano consecutivo na festa, o
empreendimento se tornou uma das atrações mais procuradas pelas famílias que
visitam o evento.
Com opções de
brinquedos para diferentes faixas etárias, o parque contribui para tornar a
experiência dos festejos juninos ainda mais completa, oferecendo lazer e
entretenimento para crianças e adolescentes durante toda a programação.
Proprietário do Gran
Park, Jonathas Pessoa destaca que a tradição da família no segmento de parques
de diversões ultrapassa duas décadas. Segundo ele, a participação nos festejos
de São José representa uma importante oportunidade de levar diversão ao público
e fortalecer a presença do parque na região. Mais.
PAULA FERNANDES EMOCIONA MULTIDÃO NO SEGUNDO DIA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ
A apresentação da
cantora Paula Fernandes foi o grande destaque do segundo dia do Arraiá de
Feira, realizado neste domingo (21), no distrito de São José. Dona de uma das
vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, a artista atraiu uma
multidão à praça principal da localidade e protagonizou um dos momentos mais
emocionantes da programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de
Santana.
Recebida com
entusiasmo pelo público, Paula Fernandes levou ao palco sucessos que marcaram
sua trajetória artística e viu os fãs acompanharem suas canções em coro. A
sintonia entre a cantora e a plateia transformou a noite em um espetáculo de
emoção, romantismo e celebração, consolidando sua apresentação como uma das
mais aguardadas do Arraiá de Feira 2026. Mais.
JOSÉ RONALDO DESTACA SUCESSO DO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM SÃO JOSÉ
A grande participação
popular registrada nos dois primeiros dias do Arraiá de Feira, no distrito de
São José, foi destacada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho como um dos
principais indicadores do sucesso da festa. Com a praça tomada por moradores e visitantes,
o evento tem reunido música, tradição e muita animação, consolidando-se como um
dos maiores festejos juninos da região.
Ao avaliar o início
da programação, o prefeito ressaltou que a melhor análise do evento vem do
próprio público que comparece ao distrito para prestigiar as atrações e
celebrar o São João.
“Olha, eu acho que
quem faz avaliação melhor do que eu é a própria multidão que tem comparecido à
praça lá de São José. É uma multidão extraordinária, brincando, se divertindo,
curtindo, dançando, curtindo muito mesmo. É o que eu estou vendo lá em São José”,
afirmou. Mais.
CRIANÇAS TAMBÉM SE DIVERTEM DURANTE O SÃO JOÃO DE TIQUARUÇU
A última noite dos
festejos juninos no distrito de Tiquaruçu contou com uma forte presença do
público infantil. Enquanto os pais aproveitavam os shows nostálgicos e as
apresentações musicais na praça principal, ao lado da igreja matriz, a
criançada se divertiu no parque infantil da localidade, aproveitando os
balanços e escorregadores em um ambiente totalmente familiar.
As crianças fizeram a
festa, aproveitando o espaço ao ar livre para soltar bombinhas. Brincando com
amiguinhos, ou dançando com os familiares. Mais.
TIQUARUÇU ENCERRA FESTEJOS JUNINOS COM NOSTALGIA
A última noite dos
festejos juninos no distrito de Tiquaruçu levou muita diversão e animação para
moradores e visitantes. O evento, realizado na praça principal da localidade,
reuniu um público expressivo de todas as idades, desde jovens a idosos, consolidando
a festa como um ambiente familiar, acolhedor e seguro.
Para quem frequenta o
distrito há anos, a organização do evento superou as expectativas. É o caso de
Milena Suzart, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana.
"A festa está maravilhosa, tudo perfeito. Meu esposo é daqui e eu frequento
o distrito há 12 anos. Para mim, é o melhor lugar do mundo, não existe nada
igual", comemorou a visitante. Mais.
ALEGRIA E CULTURA INVADEM A FRAGA MAIA DURANTE O FIM DE SEMANA COM O EXPRESSO DO FORRÓ
A Avenida Fraga Maia
foi tomada pela alegria, pela música e pela tradição nordestina durante o fim
de semana, entre os dias 19 e 21 de junho, com a passagem do Expresso do Forró,
uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal
de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que tem como objetivo levar o autêntico
forró pé de serra para diferentes regiões da cidade durante os festejos
juninos.
Transformado em um
verdadeiro arraial itinerante, o Expresso do Forró percorreu a avenida ao longo
dos três dias, reunindo famílias, comerciantes e visitantes ao som da sanfona,
do triângulo e da zabumba. A proposta é democratizar o acesso à cultura, aproximando
a população das tradições juninas e valorizando os artistas locais de maneira
totalmente gratuita. Mais.
JAGUARA CELEBRA TRADIÇÃO NO SEGUNDO DIA DE FESTA DE SÃO JOÃO
O distrito de Jaguara
viveu, neste domingo (21), o segundo dia das comemorações de São João. O
evento, realizado na quadra da sede da localidade, contou com uma estrutura
completa de som, iluminação e decoração temática, atraindo as famílias da
região em um clima de tranquilidade e valorização cultural.
O prefeito José
Ronaldo prestigiou a festa acompanhado pelos secretários Cristiano Lobo, da
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Rodrigo Matos, da
Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais.
domingo, 21 de junho de 2026
ALCKMIN: AUMENTO PARA 32% DO ETANOL NA GASOLINA SERÁ APROVADO NA 4ª
O
vice-presidente Geraldo
Alckmin (PSB) anunciou, neste sábado (20/6), que o aumento
da mistura do etanol na gasolina passará de 30% para 32% na próxima
quarta-feira (24/6). A mudança será aprovada pelo Conselho Nacional de Política
Energética (CNPE).
“A gasolina, que
tinha 27,5% de etanol, o presidente Lula passou para 30% e, agora, na
quarta-feira, passa para 32% de etanol. Isso ajuda a gasolina a ficar mais
barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria,
que vai fazer etanol, combustível, e vai fazer para ração animal”, afirmou
Alckmin, durante agenda de entregas do setor ferroviário em Dom Aquino (MT). Mais.
PREFEITO VISITA INSTALAÇÕES DA TV FEIRA DURANTE TRANSMISSÕES DO ARRAIÁ DE FEIRA
O prefeito de Feira
de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou neste fim de semana as
instalações onde estão sendo realizadas as transmissões do Arraiá de Feira pela
TV Feira. A emissora pública está com cobertura especial dos festejos juninos,
levando ao público de casa os shows, entrevistas e bastidores da festa nos
distritos do município.
Durante a visita, o
gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão,
que conta com equipes técnicas e jornalísticas atuando diretamente na cobertura
dos eventos realizados no São João.
A TV Feira tem
desempenhado um papel importante na divulgação dos festejos, ampliando o
alcance da programação junina e garantindo que a população possa acompanhar as
atrações também à distância. Mais.
TRANSPORTE GRATUITO RECEBE APROVAÇÃO DO PÚBLICO NO ARRAIÁ DE FEIRA
O transporte gratuito
disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana para os festejos juninos
tem sido aprovado pelos passageiros que seguem para os distritos onde acontecem
as comemorações do Arraiá de Feira. Em Maria Quitéria, os ônibus começaram a
operar a partir das 19h, saindo da plataforma E3 do Terminal Central, com
viagens gratuitas até o local da festa e retorno garantido após o encerramento
dos shows.
De acordo com o
secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, a operação foi
planejada para garantir conforto e segurança aos forrozeiros. Mais.
PÚBLICO LOTA PRAÇA E VENDEDORES DESTACAM FORTE MOVIMENTO NO ARRAIÁ DE FEIRA
A abertura do Arraiá
de Feira tem atraído grande público aos distritos de Feira de Santana, com
praças lotadas e intenso fluxo de visitantes durante as noites de festa. Em
Maria Quitéria, a movimentação tem sido constante, impulsionando também a
atividade dos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam no circuito
junino.
Além da animação do
público, os trabalhadores comemoram o aumento nas vendas e a oportunidade de
renda extra durante o período. “O evento está muito bom, bem organizado e a
praça está cheia. Dá gosto de ver a cidade assim”, afirmou Marcos Montes,
autônomo, destacando a presença expressiva de público no circuito. Mais.
RAINHA E PRINCESAS CELEBRAM COROAÇÃO DURANTE ABERTURA DO SÃO JOÃO DE SÃO JOSÉ
A abertura oficial do
São João do distrito de São José, em Feira de Santana, contou com um dos
momentos mais simbólicos dos festejos juninos: a coroação da rainha e das
princesas da comunidade. A cerimônia reuniu moradores, autoridades e visitantes
na Praça do Forró, marcando oficialmente o início das celebrações no distrito.
Coroada rainha do São
João de São José, Shirley Santos Laranjeiras falou sobre a emoção de
representar a comunidade durante a festa. “Estou me sentindo muito feliz, muito
realizada por receber minha coroa. Sou muito grata a Deus, a todo mundo que me
apoiou, e estou muito feliz”, afirmou. Mais.
FORRÓ E TRADIÇÃO MARCAM PRIMEIRA NOITE DO ARRAIÁ DE FEIRA EM TIQUARUÇU
A primeira noite do
Arraiá de Feira 2026 em Tiquaruçu foi marcada por muita animação, música e
valorização das tradições nordestinas. Realizada neste sábado (20), a festa
reuniu moradores do distrito e visitantes que aproveitaram uma programação
repleta de forró.
Os festejos começaram
com a apresentação de Johny Xamego, que levou ao palco sucessos do gênero e
aqueceu o público para a sequência da programação. Logo depois, a banda Arquivo
Nordestino manteve o clima junino em alta, com um repertório voltado às raízes
da música nordestina. Mais.
MUITO FORRÓ E ANIMAÇÃO MARCAM ABERTURA DO ARRAIÁ DE FEIRA EM JAGUARA
O distrito de Jaguara
viveu uma noite de muita música, tradição e animação neste sábado (21), com a
abertura dos festejos juninos do Arraiá de Feira 2026. Moradores e visitantes
celebraram uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste ao som
do autêntico forró.
A programação teve
início com a apresentação da Quadrilha Junina Oxente Gente, que encantou o
público com coreografias, figurinos coloridos e a valorização das tradições
juninas. Em seguida, Paulo Bindá e Banda subiram ao palco levando um repertório
repleto de clássicos do forró, preparando o clima para a sequência da festa. Mais.
ARRAIÁ DE FEIRA É ABERTO OFICIALMENTE COM TRADIÇÃO, CULTURA E MUITO FORRÓ EM SÃO JOSÉ
O Arraiá de Feira
2026 foi aberto oficialmente na noite deste sábado (20), no distrito de Maria
Quitéria, reunindo moradores e visitantes para celebrar o início dos festejos
juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana nos distritos do
município. A Praça de São José das Itapororocas foi tomada pelo clima de
alegria, tradição e muito forró, marcando o começo de uma programação que
promete movimentar a cultura e a economia local durante o período junino.
A abertura da festa
foi marcada pelas apresentações das quadrilhas juninas Esperanças do Campo e
Forró Bodó, que encantaram o público com coreografias que misturaram teatro,
religiosidade, cores e elementos da cultura nordestina em homenagem aos santos
populares. Mais.
sábado, 20 de junho de 2026
DATAFOLHA: 38% AVALIAM GOVERNO LULA COMO RUIM OU PÉSSIMO; PARA 32%, É ÓTIMO OU BOM
Pesquisa Datafolha divulgada
neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que 38% dos
entrevistados têm uma avaliação negativa sobre o governo do presidente Lula (PT).
Outros 32% avaliam o
governo positivamente e, para 29%, o desempenho é regular. O quadro é
de estabilidade em relação à pesquisa anterior, de maio. Mais.
FORRÓ MOVIMENTA MERCADO DE ARTE POPULAR E SHOPPING DAS COMPRAS DURANTE FESTEJOS JUNINOS
O autêntico forró
nordestino está animando o Mercado de Arte Popular e o Shopping das Compras
durante os festejos juninos em Feira de Santana. A programação, iniciada na
última sexta-feira (19), é resultado de uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Secretaria Municipal de
Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), levando música,
tradição e entretenimento para dois importantes espaços da cidade.
A iniciativa busca
fortalecer a cultura nordestina e, ao mesmo tempo, contribuir para o
aquecimento da economia local, atraindo consumidores e visitantes para a região
central durante um dos períodos mais movimentados do ano.
O secretário
municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destaca que a iniciativa
amplia o acesso da população às manifestações culturais típicas do período
junino e fortalece a presença dos artistas locais em espaços de grande
circulação. Mais.
PREFEITURA HOMOLOGA PRIMEIRO ATO DE CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS PARA EVENTOS DO CALENDÁRIO OFICIAL DE FEIRA DE SANTANA
A Prefeitura de Feira
de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
(Secel), homologou o primeiro ato do processo de credenciamento de bandas e
artistas que irão compor a programação dos eventos apoiados pelo município e
integrantes do calendário oficial de festividades da cidade.
A iniciativa faz
parte do Credenciamento nº 8-2026-10CD e tem como objetivo garantir a
participação de artistas locais e regionais em eventos culturais promovidos ou
apoiados pela administração municipal, conforme estabelece a Lei Municipal nº
3.336, de 23 de agosto de 2012.
Neste primeiro ato,
foram credenciados Quarteto Nordestino, Coronel da Sanfona, Raul Moreira dos
Oito Baixos, Pedrinho do Acordeon, Trio Maracás e Banda, Forró Primavera, Trio
Ingazeira, Trio Forrozeiro Nordestino, Trio de Forró do Nordeste e Os Pés Quentes
do Forró. Mais.
ARRAIÁ DE FEIRA SERÁ ABERTO OFICIALMENTE NESTE SÁBADO COM MAIS DE 60 HORAS DE SHOWS NO SÃO JOÃO
O Arraiá de Feira
será aberto oficialmente neste sábado (20), às 20h, em solenidade na Praça de
São José, no distrito de Maria Quitéria, principal palco do São João no
município. A programação festiva também terá início simultaneamente nos
distritos de Jaguara e Tiquaruçu. Somente durante os festejos de São João, mais
de 40 atrações musicais se apresentarão nos três distritos, somando mais de 60
horas de shows e consolidando o evento como um dos maiores festejos juninos da
região, com predominância do autêntico forró nordestino.
A solenidade de
abertura será conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado de
secretários municipais, demais autoridades e moradores da comunidade. Na
ocasião, acontecerá a coroação das majestades do São João de São José, seguida
por apresentações de quadrilhas juninas e pelos shows de Caviar com Rapadura,
Os Bambas do Nordeste, Raí Saia Rodada e Edy Xote, atrações responsáveis por
abrir oficialmente a maratona de apresentações musicais do Arraiá de Feira. Mais.
sexta-feira, 19 de junho de 2026
CONGRESSO: OPERAÇÃO CONTRA JAQUES WAGNER MUDA CLIMA E ANIMA O CENTRÃO
Integrantes do
chamado “Centrão” no Congresso comemoraram a operação
da Polícia Federal (PF) em endereços ligados ao líder do governo no Senado,
Jaques Wagner (PT-BA), na investigação sobre o Banco Master. Para parlamentares ouvidos pelo Metrópoles,
a inclusão do senador baiano na apuração reequilibra o desgaste político
provocado pelo caso às vésperas das eleições.
A PF deflagrou, nessa
quinta-feira (18/6), uma nova fase da Operação Compliance Zero e cumpriu mandados de
busca e apreensão em endereços ligados ao senador. Além de Jaques Wagner, foi
alvo Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e empresário responsável
pela expansão do Credcesta, produto que depois se tornou um dos principais
negócios ligados à estrutura do Banco Master. Mais.
CAMPANHA DE LULA FICA EM ALERTA APÓS AÇÃO DA PF CONTRA JAQUES WAGNER
A operação da Polícia Federal contra o
líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), acendeu, nessa quinta-feira
(18/6), um alerta entre integrantes da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Aliados do petista
temem que a ação sirva de combustível para desgastar a imagem do governo e
anule um dos principais trunfos da comunicação de Lula: a associação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),
provável adversário na disputa ao Planalto, a suspeitas envolvendo o Banco
Master. Mais.
SESP REALIZA A INSTALAÇÃO DE 30 PAPELEIRAS NA RUA SALES BARBOSA
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) iniciou
nesta sexta-feira (19) a instalação de novas papeleiras na Rua Sales Barbosa. A
iniciativa visa, além de manter o centro comercial mais limpo, apoiar o
trabalho dos coletores de materiais recicláveis.
Nesta primeira etapa, estão sendo implantados 30 equipamentos
ao longo da via. Na sequência, a ação será estendida para as ruas transversais
e, logo após, para o entreposto comercial Feiraguay.
Segundo o secretário da Sesp, Justiniano França, o objetivo
do Governo Municipal é cobrir todas as ruas do Centro. "É um
projeto-piloto da Sesp e da Prefeitura. Estamos colocando lixeiras para
resíduos recicláveis e não recicláveis, atuando em parceria com a Associação de
Catadores da Rede Sol para fortalecer a coleta seletiva. A ideia do prefeito é
expandir isso para todas as ruas principais da cidade, chegando à Senhor dos
Passos e depois à Getúlio Vargas. É um projeto sustentável e ambientalmente
correto", explicou o secretário. Mais.
SAÚDE PROMOVE ATUALIZAÇÃO SOBRE MANEJO CLÍNICO DA CHIKUNGUNYA PARA PROFISSIONAIS DA REDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância
de Controle Epidemiológico, realizou nesta quinta-feira (18) uma atualização
sobre o manejo clínico da chikungunya. O encontro aconteceu no auditório da
Unex e reuniu médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.
A capacitação foi conduzida pela médica infectologista
Melissa Falcão, que abordou aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e
acompanhamento dos pacientes acometidos pela doença, além de discutir
protocolos atualizados e estratégias para o enfrentamento da arbovirose. Mais.
CENTRO DE REFERÊNCIA PROMOVE TARDE DE CONSCIENTIZAÇÃO EM CLIMA JUNINO PARA PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME
Pacientes e familiares assistidos pelo Centro de Referência e
Apoio à Pessoa com Doença Falciforme, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
participaram de uma tarde especial nesta quinta-feira (18), marcada por
orientações sobre a doença e confraternização em clima junino. A iniciativa foi
realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença
Falciforme, celebrado nesta sexta-feira, 19 de junho.
Além de receber informações sobre a importância do
diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento adequado, os participantes
puderam desfrutar de um momento de integração com comidas típicas e atividades
voltadas ao fortalecimento dos vínculos entre usuários, familiares e equipe
multiprofissional. Mais.
SESP E REDE RECICLA BAHIA ALINHAM COLETA SELETIVA PARA O SÃO JOÃO NOS DISTRITOS
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria
Municipal de Serviços Públicos (Sesp), realizou na manhã desta quinta-feira
(18) uma reunião de alinhamento com a Rede Recicla Bahia. O encontro, que
ocorreu na sede da secretaria, teve como objetivo traçar as estratégias de
coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos recicláveis que serão
gerados durante os festejos juninos nos distritos de Maria Quitéria e Humildes.
A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais comuns em
grandes eventos públicos, garantindo a manutenção, limpeza e organização dos
circuitos festivos. Além disso, a parceria fortalece a economia circular no
município, promovendo o reaproveitamento de materiais recicláveis e inseri-los
novamente na cadeia produtiva. Mais.
EXPRESSO DO FORRÓ PROMETE LEVAR MÚSICA, TRADIÇÃO E ANIMAÇÃO PARA A AVENIDA FRAGA MAIA NESTE FIM DE SEMANA
A magia dos festejos juninos vai ganhar um formato diferente
e itinerante em Feira de Santana com a chegada do Expresso do Forró, uma
locomotiva temática que promete transformar a Avenida Fraga Maia em um grande
arraial a céu aberto. A atração vai circular na sexta-feira (19), às 18h, no
sábado (20), também às 18h, e no domingo (21), às 15h, sempre com saída da
Praça das Tortas.
Mais do que uma atração festiva, o Expresso do Forró surge
com o objetivo de levar a essência das celebrações juninas para a zona urbana
da cidade, aproximando moradores e visitantes das tradições nordestinas em um
ambiente descontraído, familiar e repleto de cultura popular. Mais.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
PF APONTA JAQUES WAGNER COMO “INTERLOCUTOR RELEVANTE” DO MASTER
Alvo da nona
fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18/6),
o senador Jaques Wagner (PT-BA) é apontado pela Polícia Federal (PF)
como “interlocutor relevante” de temas envolvendo o Banco Master no
Congresso. A suspeita é que o líder do governo no Senado teria recebido vantagens
financeiras para atuar politicamente a favor do banco.
A lista de temas citados pela investigação inclui a chamada
“emenda Master”, mudanças no crédito consignado, requerimentos no Senado, a CPI
do Master e a operação de venda do banco ao BRB. As informações foram extraídas
no celular do empresário Augusto Lima, que foi sócio de Daniel Vorcaro no Banco
Master. Mais.
AVENIDA SÍLVIO MATOS VAI GANHAR NOVO TRAÇADO EM LINHA RETA COM DESAPROPRIAÇÃO DE TERRA
A Avenida Sílvio Matos, ligando a Avenida Noide Cerqueira à
região da Lagoa da Berreca, vai ganhar novo traçado, em linha reta, visando
melhorar a fluidez do trânsito na região. A novidade foi anunciada pelo
prefeito José Ronaldo de Carvalho, no início da tarde desta quinta-feira (18),
durante entrevista ao programa Ronda Policial, da Rádio Subaé AM, ancorado por
Valter Vieira e Lucival Lopes, com a participação de Adalberto Carneiro.
Para viabilizar a mudança do traçado da Avenida Sílvio Matos,
que apresenta um gargalo com uma curva, o prefeito José Ronaldo determinou a
desapropriação de uma área de terra que viabilizará um novo desenho da via
pública, em linha reta. “Hoje à tarde vou me reunir (com técnicos da
Prefeitura) para os últimos detalhes da publicação desse decreto”, revelou o
prefeito. Mais.
PARQUES MUNICIPAIS FUNCIONAM NO FINAL DE SEMANA E REABREM NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (25)
Tradicionais opções de lazer, esporte e convívio em Feira de
Santana, os parques municipais terão o funcionamento alterado na próxima
semana. O Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) e o Parque
Frei José Monteiro Sobrinho (Parque da Cidade) estarão fechados na
segunda-feira (22), dia de manutenção, terça-feira (23), ponto facultativo, e
na quarta-feira (24), feriado de São João.
A adequação acompanha o decreto da Prefeitura de Feira de
Santana, que estabeleceu ponto facultativo para os serviços públicos não
essenciais nos dias 22 e 23 de junho. A medida, oficializada pelo prefeito José
Ronaldo de Carvalho na última segunda-feira (15), visa anteceder o feriado
tradicional de São João, celebrado no dia 24. Mais.
SESP INTENSIFICA MUTIRÕES DE LIMPEZA E ILUMINAÇÃO PARA OS FESTEJOS JUNINOS
Com a proximidade das festas juninas, a Secretaria Municipal
de Serviços Públicos (SESP) tem realizado uma grande operação voltada
para preparar a cidade e os distritos para as celebrações. O foco principal das
ações está nas localidades que irão sediar as festividades, mas o
cronograma habitual de manutenção nos bairros e avenidas segue mantido.
A operação envolve os três departamentos da
instituição, que atuam de forma conjunta para garantir uma ótima
infraestrutura. O departamento de áreas Verdes, é responsável pela poda de
árvores. O departamento de limpeza, está executando a varrição e coleta
de resíduos nas vias. Melhoria na iluminação das vias, através do departamento
de iluminação. Mais.
SEMMAM ESCLARECE QUE COMPENSAÇÃO DE 70 MUDAS FOI CALCULADA COM BASE EM 14 ÁRVORES IDENTIFICADAS EM ÁREA DE FUTURA AVENIDA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) esclarece que a compensação ambiental definida para a implantação da futura Avenida Gilson Carlos Silva Pereira foi estabelecida com base em critérios técnicos e legais previstos na legislação ambiental municipal vigente, não sendo calculada exclusivamente pela extensão da área objeto da intervenção.
A Autorização de Supressão Vegetal foi concedida à empresa Gran Artemia Empreendimentos Imobiliários SPE por meio da Portaria nº 06, publicada em 8 de maio de 2026. O documento autoriza a intervenção em um polígono de aproximadamente 4,40 hectares, localizado na futura Avenida Gilson Carlos Silva Pereira, em Feira de Santana, com validade de até um ano. Mais.
