sábado, 1 de junho de 2024

“NÃO EXISTE INFECÇÃO CÃO-HOMEM”, EXPLICA COORDENADORA DE ZOONOSES SOBRE A LEISHMANIOSE

A dengue, a Zika e a Chikungunya são doenças causadas pela picada de insetos. Outra doença que também é causada pela mesma ação, mas por um mosquito diferente é a leishmaniose. A doença grave, transmitida pelo protozoário Leishmania Chagasi, pode afetar humanos e animais. Em Feira de Santana, sete casos foram confirmados de janeiro a abril deste ano.

Para saber mais sobre o assunto, o Acorda Cidade conversou com Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses que explicou detalhes esclarecedores que caracterizam a Leishmaniose Visceral nos seres vivos causada pelo inseto palha, denominado de flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis).

“Não existe a infecção cão-homem, precisa de um mosquito, de um vetor para poder acontecer a doença. Então, a leishmaniose visceral nos cães apresentam sintomas como magreza, alopecia em volta dos olhos, unha grande, o animal fica debilitado em função da doença e nos seres humanos também tem um quadro que ataca principalmente a parte do fígado e do baço”, explicou. Mais

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário