sábado, 1 de agosto de 2015

FEIRA ONTEM - A DERROTA DO PMDB

Eleições, 1982

1 Criados pela ditadura que instituiu o bipartidarismo, Arena e MDB foram instintos pelos próprios detentores do regime.
2 Ressentidos porque não se elegeram deputados em 1978 pelo MDB, Falcão e Oscar comandaram a revoada de emedebistas para o carlismo. Entre PDS e PFL, partidos de ACM, optaram pelo primeiro.
3 Falcão ganhou o direito de ser o candidato a prefeito dos carlistas. Zé Pinto, um arenista histórico foi indicado vice, formando a famosa chapa Zé-zé.
4 A ditadura devolveu a eleição direta para governador, mas fixou que o eleitor era obrigado a votar em candidatos do mesmo partido: de vereador a governador, sob pena de perder o voto.
5 Em plena campanha, Cleriston Andrade morre em acidente aéreo. ACM requisita João Durval para ser o substituto do candidato falecido.
6 - Como se não bastasse a debandada de Falcão, Oscar e companhia, o MDB que virou PMDB, entrou  na disputa dividido, com as candidaturas e Luciano Ribeiro e Gerson Gomes, este apoiado pela dupla Pinto/Colbert
7 - Houve ainda o advento do PT e a candidatura a prefeito do médico Antonio Ozetti.
8 - Obvio que além da vitória de João para governador, aconteceu também a vitória de Falcão para prefeito.
9 - Pouco depois da disputa eleitoral, Gerson Gomes e Nilton Vieira respectivamente candidatos a prefeito e vice do PMDB e outros, protagonizaram nova revoada em direção ao carlismo.
10  - Seis anos depois, tendo Luciano como seu vice, Colbert mesmo em cadeira de rodas colocou as coisas em seus lugares, ganhando as eleições, derrotando de uma só vez carlistas, durvalista, falcalsista e outros istas...
Em tempo - A propósito, na sua edição nº 2, a Revista "Hoje" retratou o afogamento de Pinto, Colber e Luciano e a felicidade  de João com os novos aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário