sábado, 29 de agosto de 2015

APAGÕES, VIROSES E O FUTEBOL NA TV GLOBO

Por Laurindo Lalo Leal Filho, 
na Revista do Brasil:

Copa do Mundo: Alemanha 7 x 1 Brasil. Diagnóstico do Scolari: “Apagão”. Copa América: Brasil desclassificado pelo Paraguai. Diagnóstico do Dunga: “Virose”. Em outras profissões, diagnósticos desse tipo poderiam ser submetidos a conselhos de ética e seus autores, a punições. Diagnósticos sérios, se fossem feitos, iriam buscar as razões dessas derrotas em problemas bem mais profundos. Práticas capazes de transformar, em duas ou três décadas, o “melhor futebol do mundo” num coadjuvante menor das grandes disputas internacionais.

A entrega da seleção brasileira e dos campeonatos nacionais ao controle da Rede Globo de Televisão está na raiz desses problemas. O esporte mais popular do país foi reduzido a um simples programa de TV, obrigado a se ajeitar na grade de programação da emissora, segundo suas conveniências comerciais.


As consequências foram danosas para clubes, seleções e torcedores, os mais prejudicados. Nos jogos noturnos são obrigados a sair do estádio à meia-noite porque as partidas devem começar depois da novela. E ao se postarem diante da TV, são vítimas do monopólio, já que a emissora seleciona um jogo para transmitir e impede as demais de oferecer alternativas. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário