sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOSSAS SECULARES “PHILARMÔNICAS”

A  “25 de Março” foi fundada em 1868
Entre as muitas lembranças, como a  fundação do primeiro Clube de Rotary de Feira em seus salões em 1941, vale lembrar aquele ocorrido em 1944:
Em razão da II Grande Guerra Mundial, a micareta estava na eminência de não ser realizada. A diretoria da filarmônica após decorar e iluminar seus salões  publicou nota na imprensa local informando ao quadro social e aos foliões em geral que “continuará a festejar a micareta desta cidade a fim de não perder a sua marcha triunfal”. Assim de 15 a 17 de abril,  coube a “25 de Março” promover a micareta de Feira.
A “Victória” foi fundada em 1873
Surgiu cinco anos depois da “25 de Março” quando alguns membros dissidentes da pioneira se juntaram a Padre Ovídio Alves de São Boaventura e idealizaram outra  filarmônica na cidade. Teve em Tranquilino Bastos seu primeiro maestro em Tertuliano Santos um grande comandante.
Coube a Vitória homenagear os que retornaram da Guerra de Canudos. Ela também foi incluída  na concorrida programação que marcou a inauguração do palacete do coronel Agostinho Fróes da Motta em 1924, e três anos depois comandou com a “25” o desfile estudantil de instalação da Escola Normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário