domingo, 30 de agosto de 2015

TERAPIA GENÉTICA RESGATA CÉLULAS MORTAS EM CÉREBRO DE DOENTES DE ALZHEIMER

Do UOL, em São Paulo
Uma terapia genética experimental conseguiu reduzir a taxa de células nervosas mortas ou degeneradas no cérebro de pacientes com Alzheimer, de acordo com novos resultados de um estudo clínico da Universidade da Califórnia, em San Diego, publicado na revista JAMA Neurology.

Ao injetarem um fator de crescimento neuronal no cérebro desses pacientes, as células mortas foram resgatadas, aumentando o seu crescimento e induzindo o surgimento de novas fibras. Em alguns casos, os efeitos benéficos persistiram por 10 anos.

Os novos resultados são resultados preliminares dos primeiros testes feitos em humanos que testaram os benefícios potenciais do fator de crescimento neuronal (NGF, na sigla em inglês) em pacientes com Alzheimer.

O NGF foi descoberto na década de 1940 por Rita Levi-Montalcini, que demonstrou que a pequena proteína promove a sobrevivência de certos subtipos de neurônios sensoriais durante o desenvolvimento do sistema nervoso. Desde então, outros estudos demonstraram que o fator também promove a sobrevivência de células produtoras de acetilcolina no cérebro, que morrem na doença de Alzheimer. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário