sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TARCIZIO ANUNCIA ASFALTO NA ESTRADA DA MATINHA COM RECURSOS ALOCADOS POR COLBERT




Comunidades como Candeia Grossa, Olhos D'Água das Moças, Alecrim Miudo, Jacu, Paixão, Moita da Onça e tntas outras, msmo fora do seu território, sofrem a influencia de Matinha.



O prefeito Tarcizio Pimenta anunciou durante sua fala na câmara, a pavimentação asfáltica da entrada que liga a BR/116 – Norte à sede do distrito de Matinha, numa extensão de 6 quilômetros.

O alcaide esqueceu – mas ontem lembrou numa emissora de rádio, que os recursos para a obra, no valor de 3 milhões de reais, são extra-orçamentários, conseguidos pelo deputado Colbert Martins.

O OFICIO

A fim de que fosse empenhado dentro do exercício financeiro de 2008, como ocorreu, em 18 de dezembro o deputado encaminhou o ofício 72/2008 ao ministro Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, do Ministério do Turismo, informando que “o recurso extra-orçamentário no valor de três milhões de reais será destinado ao Distrito de Matinha – zona rural do Município de Feira de Santana, para a pavimentação asfáltica de 6 (seis) quilômetros do trecho que liga Matinha a BR-116 Norte, assim facilitando a exploração turística na localidade, conforme justificativa em anexo”.

A JUSTIFICATIVA

“Matinha dos Pretos. Esta era a denominação do povoado de Matinha, hoje sede do distrito de Matinha.

Historiadores admitem que “Matinha dos Pretos” é uma comunidade Quilombola e ali se formou, no século XIX, um Quilombo, atraindo os afros descendentes de cor negra. Matinha, hoje, é um local de destaque em toda zona rural do Município de Feira de Santana.

A comunidade, seus costumes, suas práticas medicinais, sua cultura, têm sido objeto de dissertações de mestrados e teses de doutorado. Matinha hospeda, também, um dos grupos culturais mais importantes do Estado da Bahia, de projeção nacional, o “Quixabeira”.

É, por esses e tantas outras razões, um ponto turístico potencialmente importante. Matinha é, também, hoje, um “povoado dormitório”: centenas de pessoas que trabalham na cidade de Feira de Santana, situada a 20 quilômetros, retornam no fim do dia para o pernoite. Além disso, muitas pessoas que moram na cidade de Feira de Santana, possuem sítios e chácaras para o descanso no final de semana.

O acesso à comunidade, no entanto, é difícil. Localizada a 6 quilômetros da BR-116 Norte, a estrada vicinal que faz a ligação passa a maior parte do tempo em péssimas condições de conservação, até que máquinas do Município possam fazer algum processo de recuperação. O povoado que é sede do distrito do mesmo nome constitui ainda, em entreposto para muitas outras comunidades, como Candeia Grossa, Olhos D’Água das Moças, Jacu, Candeal, Alecrim Miúdo, etc.

A pavimentação asfáltica do trecho que liga Matinha à BR-116 Norte além de permitir o turismo rural, diante das características da comunidade, se constituirá, também, num importante vetor de desenvolvimento para os seus moradores, permitindo novas fontes de geração de renda para melhorar a qualidade de vida daquela população”.

MEMÓRIA
Desde o tempo do saudoso prefeito Colbert Martins, Matinha, ainda povoado, sempre mereceu cuidados do grupo hoje liderado pelo deputado Colbert Martins.

A rede elétrica, ligando desde a BR-116 Norte até a sede de Matinha foi implantado em 1979 pelo prefeito Colbert Martins, com recursos da Prefeitura, pois ainda não existiam os programas federais dos dias de hoje.

A Praça de Matinha, com pavimentação, arborização, iluminação, além de espaços com bancos onde as crianças ainda brincam o os velhos contam causos, foi erguida pelo saudoso prefeito Colbert Martins.

O mercado, com a dimensão do povoado, que nos sábados `tarde e aos domingos pelas manhãs reúnem feirantes e usuários, de Matinha, das vizinhanças e da própria cidade, foi edificado pelo ex-prefeito Colbert Martins.

Assim como a pavimentação asfáltica ora anunciada, o posto médico de Matinha, edificado pela prefeitura antes da virada do século, foi com recursos alocados pelo deputado Colbert Martins.


-Em entrevista na Rádio Sociedade de Feira o prefeito Tarcizio Pimenta lembrou que a obra tem a marca do deputado Colbert Martins...

5 comentários:

  1. Adilson, você viu no blog do velame, a noticia sobre o jornalista Jânio Rêgo? qual sera o enigma dele? será que é mais um candidato?

    ResponderExcluir
  2. e isso ai Colbert, mostre o que vc faz.
    parabens...

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus, coloquem logo em prática esta obra de pavimentação asfáltica da estrada da Matinha gente!

    ResponderExcluir
  4. os ônibus escolares do pessoal dos distritos estão velhos e quebrando muito.Quase perco uma prova no colégio pois o ônibus quebrou e não veio outro para levar o pessoal para os colégios.

    ResponderExcluir
  5. Bom ver Matinha crescendo espero que cresça Mas e Mas

    ResponderExcluir