quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ECOS DA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA (V)



1975 - FEIRA ELEGE REI MOMO E DISPENSA FERREIRINHA



Além do Caju de Ouro – assunto que será tratado mais adiante, outra grande novidade da festa foi a idéia do prefeito José Falcão - o “Zé Festinha”, de fazer eleição para a escolha do Rei Momo, acabando assim o reinado de Ferreirinha, importado do Carnaval de Salvador.

Realizada na manhã de sábado, 12, em volta do parque aquático do Feira Tênis Clube, teve como grande vencedor Hilquias Carvalho, conhecido como o gordo do “Portão”, um ponto de encontro do qual era sócio, que surgiu na Praça Padre Ovídio, reunindo os artistas da cidade como acontecia no antigo “Sabiá”.


A micareta foi realizada de 19 a 22 de abril. Um dia antes, na sexta 18, após a coroação de rainha e princesas houve a entrega das “chaves” da cidade a Hilquias, que no seu decreto, entre outras medidas, proibiu “aumentar o preço da fubuia” e determinou a Farmácia do Povo “curar a ressaca dos foliões”.

Em seguida em todo circuito, principalmente na Avenida Senhor dos Passos (foto) o povo caiu na folia cantando sucessos como “Conto de areia” (Clara Nunes) “1800 Colinas” (Beth Carvalho) , “Charlie Brown” (Benito di Paula) e “No silencio da madrugada” do decano Luiz Ayrão (foto):



Aproveitou o silencio da madrugada
Sem dizetr nada, catou
Os seus farrapos do roupeiro
Pegou todo dinheiro e arribou
Falsamente aproveitou
O silêncio da madrugada
Como uma ladra
Realmente ela roubou
Todos os meus planos
Todos esses anos
Que em vão meu coração amou
Pegou meu violão seresteiro
Que eu custei o ano inteiro pra pagar a prestação
Mas também pra que
Que eu quero uma viola
Se ela foi embora e levou a inspiração
Aproveitou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário