domingo, 1 de fevereiro de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL



JANEIRO NO TEMPO

1924 – Aos 29 anos, Arnold Silva é eleito intendente e governa até 1927, sucedendo o sogro coronel Bernardino Bahia. Arnold voltaria ao poder como prefeito eleito em 1958.

1927 - A missa festiva em louvor a Santana tem a presença de Dom Augusto, arcebispo primaz, hospede do cônego Carlos Olimpio. Discursam na oportunidade de Oscar Erudilho e Satyro Ribeiro, este falando em nome dos católicos.

1941 – Aloísio Resende, poeta e compositor feirense, morre antes de completar 40 anos. Seu nome batiza a via que liga Geminiano Costa e Intendente Abdon, na Queimadinha.


1947 – A "Folha do Norte" se engaja nas eleições pós redemocratização, apoiando Otavio Mangabeira para Governador e seu diretor Arnold Silva para deputado estadual, pela UDN.


1951 – Nasce a segunda Igreja Batista de Feira, na Boticário Moncôrvo, Kalilândia, à frente o líder Fileto de Souza Barreto. O primeiro pastor, Antonio Góis, veio de Alagoinhas.

1952 – Em nome da Santa Casa, Pe. Mário Pessoa agradece a Cia. Empório Indl do Norte, de Salvador, a remessa de um fardo de retalhos para os indigentes internados no HDPA.


1952 – Chega a esta cidade em um avião Bonanza, o vice-presidente da republica Café Filho, com Lomanto Jr, prefeito de Jequié. É recebido pelo governador Regis Pacheco e outras autoridades no campo de pouso, hoje conjunto George Américo


1953 – Vigário da Paróquia de Santana (1898/1907) falece Mons. Moisés do Couto aos 86 anos de idade. Em 1905 trouxe da França, as Irmãs Sacramentinas para o Asilo de Lourdes. Tem seu nome a principal via pública do bairro Campo Limpo

1956 – Prefeito João Marinho nomeia Cristovam Pereira para o lançamento do Imposto Predial do distrito de Tanquinho de Feira e Maria Olga Malafaia para o Imposto de Indústria e Profissões.

1957 – O presidente Juscelino Kubitschek inaugura com o prefeito João Marinho a água encanada da cidade. Foi iniciada por Getulio Vargas, prometida na campanha de 1950 quando aqui esteve e foi hóspede do pai de Chico Pinto.

1958 – Com o filme "Bem no meu coração", da Cia. Metro, é inaugurado o Cine Madrid, na Rua Castro Alves, 1.641. O cinema tem tela panorâmica e 375 cadeiras confortáveis.

1960 – A imprensa destaca que um pistoleiro travestido de policia mata dois homens e fere uma mulher. Aconteceu no interior do "Bordel de Lindalva", o mais famoso cabaré da cidade fora da área denominada "Rua do Meio"..

1963 – Acontece no auditório da Biblioteca posse da nova diretoria da Associação Cultural Filinto Bastos. Na presidência o romancista Ciro Leite, feirense de Bonfim de Feira.

1967 – Maior cartaz feminino do rádio brasileiro, Emilinha Boba, campeã de vários carnavais se apresenta na Euterpe Feirense, interpretando seus grandes sucessos momescos.


1971 - O governador Luiz Vianna Filho recebe o titulo de Cidadão Feirense, autoria do vereador Artur Santos. Antes inaugura as escolas estaduais Ecilda Ramos e Otavio Mansur.


1972 – Dom Avelar cumpre programa em Feira, sem bispo desde a transferência de Dom Jackson. Com o povo o vigário capitular Fernando Dalto recebe o cardeal nos Capuchinhos.

1974 – No Asilo de Lourdes, católicos comemoram os 80 anos de vida de Mons. Mario Pessoa, 54 dos quais dedicados a Feira. Nasceu em Salvador (1894) e aqui faleceu (1979)

1975 – Cantor e compositor, Raul Seixas se apresenta para o público feirense na noite de sábado, 25, no Clube de Campo Cajueiro, que fez a promoção com o jornal "Feira Hoje".

1977 – Sob fina chuva iniciada no domingo, na segunda-feira, 10, acontece pela ultima vez a secular feira-livre de todas as segundas-feiras em volta do mercado e nas ruas do centro.

1978 – O juiz Galileu Lima homologa o primeiro divorcio – o contabilista Evemário Silva e a servidora Eunice Silva. Jorge Leal advogou pá ele, Hélcio Almeida prá ela.

1979 – Filho de Henrique Portela, comerciante de couros na Sales Barbosa e de Diva Matos Portela, ex-delegada escolar, o feirense Eduardo Portela é indicado Ministro da Educação.

1980 – Na sexta-feira, 4, acontece a colação de grau dos primeiros Administradores de Empresas pela Uefs. Francisco Xavier de Souza Rocha é o orador oficial da turma.

1981 – Ato do governo do Estado extingue a Fundação Universidade de Feira e o Conselho Diretor. A universidade fica vinculada a Secretaria de Educação do Estado.

1990 – Estreando no campeonato o Flu perde de 1xo para o Itabuna, na casa do adversário. O técnico Natanael Ferreira utiliza Karmino, Donizete, Jorginho, Careca e Rivaldo; Zelito, Rivelino e Tição (Esquerdinha); Baiano (Nengo), Renilson e Rogério Uberaba

E NO MAIS, em 1992 o prefeito Colbert Martins inaugura o Hospital Inácia Pinto, o Hospital da Mulher, dirigido pela Fundação Jackson do Amaury, presidida pelo médico José Luciano Vital. Entre os presentes, Luiz Erundina (PT), prefeita de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário