"Feirense é escolhido Ministo da Educação"
Janeiro, 1979
Com o titul0 acima o jornal "Feira Hoje" que circulou na quinta-feira, 11, anunciou que "O crítico literário feirense Eduardo Matos Portela foi ontem convidado pelo genereal João Batista de Figueiredo para ocupar o Ministério da Educação e Cultura".
Na sequencia o extinto diário acrescenta que "A audiencia que Portela manteve ontem, em Brasilia, com o general Figueiredo foi por volta das 16 horas, quando recebeu o convite e imediatamente aceitou".
Na época com 45 anos de idade - hoje são 75, o ilustre feirense dirigia a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e entre outras cargos tinha sido presidente do Conselho de Cultura do então Estado da Guanabara e diretor do Departamento de Cultura do Governo do Estado.
Filho do comerciante Enrique Portela e da professora Diva Matos Portela, já falecidos, saiu antes de terminar o mandato. Como ministro esteve em mais de uma oporunidade em sua cidade e na Esplanada dos Ministério o então prefeito Colbert Martins foi um dos primeiros a ser recebido em audiencia. Com o prefeito este jornalista e o arquiteto Joaquim Brasileiro Franco.
- A proposito, no Jardim Cruzeiro Colbert Martins inaugurou a escola Maria Diva Matos Portela e em seguida, no Campo Limpo, ACM lançou a pedra fundamental do Centro Diva Portela, inaugurada pelo governador João Durval...
Nenhum comentário:
Postar um comentário