segunda-feira, 23 de março de 2009

I MOSTRA DE DESENVOLVIMENTO TERÁ CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA

Os freqüentadores da I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que exporá, de amanhã (dia 24) até sexta-feira (27), no Centro de Convenções da Bahia, empreendimentos baianos da agricultura familiar, vão poder contar com um Centro Digital de Cidadania (CDC), para acessar a internet gratuitamente. A iniciativa é do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).



O Cidadania Digital é estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada.

Há Centros Digitais de Cidadania em operação em centros comunitários, escolas, igrejas católicas e protestantes, comunidades afrodescendentes, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e centros de ressocialização de jovens. Cursos de capacitação e outras atividades são desenvolvidas em parceria com as comunidades para potencializar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e se tornam ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos on-line.

No evento serão expostos e comercializados produtos da agroindústria como doces e geléias de umbu, derivados da mandioca e do leite, subprodutos do cacau, além das valorizadas flores de Maracás. A expectativa da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), é de que cerca de 600 produtores baianos visitem a mostra.

Além do acesso ao computador, através do CDC, os visitantes também poderão conferir de perto todas as etapas de beneficiamento e adquirir receitas, no espaço Saber Fazer. No local, serão socializadas técnicas para a produção da barra complementar, popularmente conhecida como barrinha de cereal, a partir da amêndoa do licuri triturada.

A Mostra de Desenvolvimento Regional é uma realização do Ministério da Integração e está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário