quarta-feira, 11 de junho de 2014

TUDO POR DINHEIRO: GLOBO VENDE BUGIGANGAS DA FIFA E EXPLORA FAN FESTS

 É um contrassenso o telejornalismo da TV Globo embarcar no discurso deturpado de criticar gastos públicos com o evento, quando as empresas do grupo são praticamente sócias da Fifa no empreendimento

por Helena Sthephanowitz

É estranha a bipolaridade do noticiário, e mesmo de programas de variedades, da TV Globo com relação à Copa do Mundo. Ao mesmo tempo em que critica politicamente o evento, a exploração comercial em negócios junto à Fifa vão muito além dos direitos televisivos.

A Globo Marcas é quem licencia para a Fifa "com exclusividade ao mercado", segundo o site da empresa, a fabricação e venda de bugigangas, como bonecos, camisas, bolas, malas, itens para a casa, brinquedos e outros, "além de garantir a distribuição desses produtos a todo o Brasil e todos os públicos, através de canais independentes de varejo, lojas oficiais e loja virtual".

Ou seja, cada uma dessas bugigangas vendidas, paga royalties para a Fifa e comissão para a Globo Marcas.

Outra exploração comercial é das Fan Fests da Fifa (festas de rua, com telões, shows e pontos de vendas de produtos). O evento é gratuito para o público, mas conta com patrocinadores, inclusive prefeituras das cidades-sede que bancam a montagem das estruturas. Várias dessas festas tem a produção das Organizações Globo. Logo, é um contrassenso o telejornalismo da TV Globo embarcar no discurso deturpado de criticar gastos públicos com o evento, quando as empresas do grupo são praticamente sócias da Fifa no empreendimento. MAIS
Evento é gratuito, mas conta com patrocinadores. Várias das Fan Fests tem a produção das Organizações Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário