sábado, 28 de junho de 2014

O MAIS IMPORTANTE PLANO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

sab, 28/06/2014  - 18:21
 Por Luis Nassif

Enquanto as irrelevâncias vão dominando o noticiário, a participação popular democrática vai construindo o futuro.

Ontem foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff o mais importante documento público da década, o Plano Nacional de Educação (PNE). Aprovado pelo Congresso, sua missão será a de definir metas para, nos próximos dez anos, colocar a educação brasileira no patamar dos países desenvolvidos.

Junto com a Lei do Pré-Sal – maior obra do governo Dilma – cria as bases para o mais importante salto de educação da história do país.

O PNE é importante para comprovar a maneira como o preconceito ideológico de grupos de mídia – refletidos no padrão Veja de educação – atrasam o país; e a maneira como formas democráticas de participam popular permitem a formação de consensos e avanços.

O PNE foi fruto de um amplo esforço do país, de dezenas de conferências de educação  que acabaram desembocando na Conferência Nacional de Educação, a partir da qual o documento foi elaborado.

Nos últimos anos, as políticas educacionais brasileiras balançavam em torno de dois princípios complementares mas tratados como excludentes, um provindo de ONGs mantidas por organizações privadas; outra dos sindicatos de professores.


Do lado privado, privilegiava-se apenas o modelo de gestão e a meritocracia. Do lado dos professores, apenas as melhores condições de salario e de trabalho. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário