domingo, 2 de março de 2014

NESTE CARNAVAL, LEMBRANÇAS DA MICARETA DA FEIRA DE SANTANA - VII

Trio Patury

Em 1954, dois anos depois da ideia ter sido concebida pelos irmãos Dodô e Osmar Macedo, Feira de Santana conheceu seu trio-elétrico, o "Patury", por iniciativa de, "seo" Péricles, da tradicional Família Soledade  - Silo, Theomar, dona Olga (bom dia Marquinho Soledade), etc.
No caminhão de sua propriedade, com o qual fazia transporte de cargas para o recôncavo, Péricles colocou instrumentos musicais fabricados por José Urbano Cerqueira, "um artesão de instrumentos que trieletrizam multidões", como se dizia de "seo" Maninho.
Assim, na micareta de 1954, com nove figurantes devidamente uniformizados e exibindo uma guitarra, um cavaquinho, um baixo, duas caixas, dois tambores e dois bombos, o "Trio-elétrico Patury" cercado pela multidão apareceu na antiga Rua Direita, o "quartel general" da folia executando músicas como a marcha-rambo de Lamartine Babo que dizia na letra:

 O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra

A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval



Um comentário:

  1. Bom dia Adilson.
    Obrigado pela lembrança, você sempre fazendo a história de Feira de Santana.
    Um grande abraço. Marco Soledade

    ResponderExcluir