sexta-feira, 28 de março de 2014

ENTENDA POR QUE VOCÊ MENTE TODO DIA - E ISSO É BOM

A mentira é uma das peças fundamentais da vida em sociedade. Só se torna nociva quando vira um hábito ou é usada para prejudicar o outro

 Por Renata Reif , iG São Paulo

Se seu filho não mente, leve-o ao médico. É o que recomendam os estudiosos do comportamento. Mentir é um sinal de evolução e, sem ela, o mundo seria um completo caos. “A mentira é o pilar das relações sociais”, explica o filósofo e psicólogo evolutivo David Livingstone Smith no livro “Por que as Pessoas Mentem?”. "Não teria sido inadequado chamá-lo de Homo fallax ('Homem enganador') em vez de Homo sapiens ('Homem sábio')", ele escreve na obra.

 Nascemos, crescemos e morremos mentirosos. A mentira é tão inerente à natureza humana quanto emoções como alegria, tristeza e raiva. “Há estudos científicos que comprovam que bebês dão sorrisos falsos para estranhos”, diz o especialista Paulo Sérgio Camargo. “Eu minto mais do que o necessário e bem menos do que eu preciso”, confessa.

Desde cedo, a criança percebe as vantagens de mentir e irá fazê-lo pelo resto da vida. “Na escola, quando descobre que ao assumir seus erros é punida, ela começa a se esquivar de suas responsabilidades”, explica Paulo. As próprias mães são dúbias com relação à mentira desde o início da criação: elas dizem para o filho não mentir, mas quando a criança atende uma ligação indesejada, não hesitam em dizer: “Se for fulano, diga que não estou”.

Por dia, escutamos cerca de 210 mentiras. Quem afirma é Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e autor do livro "Quem é o Mentiroso da Sua Vida?", que realizou um estudo demonstrando que uma pessoa conta em média três mentiras a cada dez minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário