segunda-feira, 24 de março de 2014

IMAGEM DO TEMPO

Primeira vereadora

Eleita em 1988 pelo PDC que teve como candidato a prefeito o médico Miraldo Gomes, Norma Suely Mascarenhas, na foto com o prefeito Colbert Martins,  formou na bancada de sustentação do governo do PMDB (1989/1992), que a homenageou dando seu nome a escola que o alcaide edificou no Bairro George Américo, o "Rei das Invasões", seu marido  falecido no ano eleitoral e por ela substituído na disputa proporcional.
Ainda estudando no Assis Chateaubriand, Suely foi eleita a primeira vereadora de Feira de Santana com 1.151 votos, desbancando dentro do partido nomes como  José Moreira Dias (794 votos),  Zeca Marques (6l8) e outros.
Vale frisar que a primeira mulher candidata foi  Helena Assis em 1950 pela UDN mas não foi eleita. Em 1966 a professora Laura Folly (foto2), da Arena,  ficou na primeira suplência e teve assento na câmara substituindo o titular Hugo Navarro.
Depois do pioneirismo da estudante Norma Suely (também vereadora constituinte pois em sua legislatura foi instalada a Constituinte Municipal) veio a vitória da professora Eliana Boaventura pelo PMDB em 1992, seguindo-se a atual bancada feminina - Eremita, Cyntia, Gerusa e Neínha, esta última em primeiro mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário