quarta-feira, 29 de maio de 2013

GLOBO PROÍBE PROGRAMAS DE CITAR A ESMO TWITTER E FACEBOOK

Ricardo Feltrin, colunista do UOL

Por que ficar dando "canja" para outras empresas gratuitamente? Foi pensando nisso que a Globo decidiu que só em "últimissimo" caso os apresentadores da casa poderão citar Facebook e Twitter. E aquela moleza de alguns apresentadores que convidavam os telespectadores para segui-los no Twitter também acabou.

 Quando uma notícia envolver Facebook, a ordem é usar "uma grande rede social". Se a notícia envolver o Twitter, a expressão a ser usada é "uma rede social de mensagens curtas".

A única rede que continua liberada por enquanto é o You Tube, uma vez que a emissora tem uma parceria com o canal de vídeos e até faz vários ações de dramaturgia por meio do canal (vide as "empreguetes").

Pode até parecer bobagem para alguns, mas com isso a Globo está agindo para valorizar sua marca televisiva e evitando a exposição gratuita de outras empresas, que nada lhe pagam. Quando o telespectador for convidado para participar de alguma discussão ou chamado para dar sua opinião sobre qualquer assunto, a ordem é sempre --SEMPRE-- indicar o endereço do site da casa. Que nós não vamos citar aqui, para também não expor gratuitamente a marca de outra empresa. Rá!

Por outro lado, os links para retuitar ou compartilhar matérias no Facebook continuam liberados no site da Globo. Ainda assim tem gente dentro da emissora que é contra até isso. O argumento é que o volume de acessos que os sites da Globo ganham advindos das redes sociais, é muito pequeno.

A emissora também não pretende fazer uma caça às bruxas no Facebook e mandar retirar fan pages do ar. No caso de vídeos no You Tube, porém, a emissora tem sido inclemente. Sempre que descobre um vídeo de algum trecho de programa ou novela, postado por terceiros, ela pede à direção do canal para que o retire do ar.

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