quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AMEAÇADOS, BARRAQUEIROS DO RIO JACUIPE PROURARAM COLBERT


Barraqueiros que estão instalados às margens do Lago Pedra do Cavalo, próximo à BR-116 Sul, estão em pânico, com a ameaça do IMA de demolição. Alguns deles, com atuação no local há mais de 20 anos, já receberam notificação do Instituto de Meio Ambiente e, com receio que venha ocorrer o mesmo que se registrou com os barraqueiros da Orla de Salvador, procuraram o deputado federal Colbert Martins e advogado e candidato a deputado estadual Moura Pinho para pedir ajuda.

Em reunião realizada na última segunda-feira, com dezenas deles, solicitaram também ajuda da UEFS, através do professor Ildes Ferreira, também presente ao ato.

Os barraqueiros alegam que o pequeno comércio através de suas barracas é o único meio de sobrevivência de suas famílias e que o principal poluidor do lago, naquele trecho, é a EMBASA que despeja toneladas de esgoto in natura (sem nenhum tratamento) diariamente. Para Ildes, “a situação é preocupante. O rio Jacuipe foi considerado o terceiro rio mais poluído do Nordeste, ao lado do Capibaribe (Pernambuco) e Paraíba, e nada é feito elos órgãos públicos, inclusive o IMA, para despoluir; segundo, a situação dos barraqueiros é irregular, entretanto, é necessário que o Estado tenha a sensibilidade para encontrar uma solução e evitar a truculência e o arbítrio. É preciso lembrar que, na outra margem, há uma área pública de cerca de 120 hectares, onde pode ser feito um projeto ambientalmente correto para fixação dos barraqueiro. Já marcamos uma reunião de uma comissão de barraqueiros e o Fórum Ecológico de Feira de Santana, o Eco-Feira, para discutirmos formas de apoio”, disse Ildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário