quarta-feira, 21 de abril de 2010

JURACY: VIVA OS EUA! SERRA: ABAIXO O MERCOSUL!

Juracy Magalhães, como Serra: de nacionalista a bajulador dos países ricos

Quem olha a elite como um luxo e o povo como um lixo tem um vício mental que se reproduz em tudo o que pensa sobre o mundo. Para esta gente, política externa e relações de comércio internacionais são para ser feitas com os países ricos, aos quais possamos vender, bem barato, a pobreza e o atraso do nosso país. Por isso, as parcerias com países menos desenvolvidos e – sobretudo – com nossos vizinhos – chega ser algo desprezível.
Este colonialismo mental talvez tenha uma de suas grandes expressões no falecido Juracy Magalhães. É dele a famosa frase: o que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil.

Juracy é um dos históricos exemplos de como o poder transtorna os cérebros fracos e os corações frios. Fervoroso nacionalista revolucionário, integrou o Governo Vargas, mas acabou conspirando contra ele e, confessadamente, até trabalhado para o FBI, como diz o livro Seja feita a vossa vontade, de Gerard Colby e Charlotte Dennett

Um comentário:

  1. Quem participou dos movimentos democráticos nos anos 60, não esqueceu a famosa e triste frase do falecido JM. Parece que algumas 'almas' de 64 continuam penando por aqui. Temos, também, que orar, não é?? Valeu a reprodução do artigo do Brizola Neto.

    ResponderExcluir