domingo, 18 de outubro de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

Todos os domingos também no jornal "Folha do Estado"


Outubro de 1959, o jornalista Arnold Silva da UDN, era o prefeito do municipio e tinha na Câmara Municipal a oposição do PSD, cuja bancada de vereadores -da esquerda para a direita - era formada por Theódulo Bastos de Carvalho Junior (pecuarista), Antonio Manuel de Araujo (professor) Colbert Martins da Silva (dentista), Antonio Pinto dos Santos (advogado) e Oscar Ferreira Marques (comerciante).

PRIMEIRA QUINZENA DE OUTUBRO DE 1959


NESTE domingo, 18 de outubro, vamos recordar o que estava aconteceu nesta cidade na primeira quinzena de outubro do distante ano de 1959, há meio século. Para tanto tomaremos como fonte a edição do jornal “Gazeta do Povo” que circulou no terceiro domingo de outubro daquele ano.

GANHOU a primeira página convenio celebrado entre a Santa Casa de Misericórdia e o Governo do Estado para a instalação de um Serviço de Pronto Socorro no Hospital D. Pedro de Alcântara. O ato trouxe a Feira de Santana o secretário de Saúde, Sá Menezes.


A MORTE de Aloísio de Castro mereceu artigo do médico Milton Marinho que diz no primeiro parágrafo: “Está de luto a Medicina e com ela as letras luso-brasileiras: faleceu o professor Aloísio de Castro, filho do homem de cultura, o grande Francisco de Castro”.

TAMBÉM na primeira página a decisão do prefeito Arnold Silva, determinando o “Fechamento do Jogo do Bicho”. Diz o semanário: “Raro era o dia em que os pontos não tinham que ir à Delegacia Regional, pois os bicheiros se negavam a pagar os prêmios”.

ANIMADA a “Festa da Arvore” das Escolas Reunidas General Osório no bairro Usina de Algodão. Aberta pela diretora Ester Freitas usaram da palavra, jornalista J. M. Jandiroba, juiz de direito João de Almeida Bulhões, promotor Osvaldo Requião e outros.

OFICIO de Noeme Carvalho Miranda e Rosa Maria Suzarte Gomes informa a imprensa “A fundação de um grêmio em nosso colégio, filiado a Associação Baiana dos Estudantes Secundários sob a denominação de “Grêmio Cultural Dival Pitombo”.

VARIOS atos oficiais do governo do estado foram publicados na página 2 do jornal. Entre eles, o Decreto nº 6362, de 25 de setembro que “Designa a Professora Ednalva de Almeida Rolem para ter exercício na Escola Fróes da Motta, em Feira de Santana”.

AINDA entre os atos, o Decreto nº 6408 dispensando Cleusa Maria de Andrade da Função de Atendente com exercício no Colégio Estadual de Feira e o Decreto nº 6409 admitindo a Senhorita Blanca Rios Pedreira para a mesma função e no mesmo colégio.


DONO da fábrica “Pelikan”, especialista em calçados finos para senhoras, aqui esteve o industrial Raimundo Soter Oliveira. “Veio a Feira visitar sua seleta freguesia e exibir os últimos modelos que serão lançados nesta cidade dentro de uns trinta dias”.

NOTA publicada na página 4 informa que “Realizou-se nos Armazéns da Caseb, nesta cidade, uma formidável demonstração de Luta Contra o Fogo, dos afamados extintores de incêndio marca Rondolph e Mart Incêndio Brasil, pelos competentes técnicos de afamados conhecimentos, senhores Joaquim Sá e Justino Souza”.


OUTRA na página 4: “Regressou do sul do país onde se encontrava há quase um mês o Sr. Walter Sarkis, proprietário do conhecido estabelecimento de modas denominado ‘Seda Moderna’, na Sales Barbosa”. Segundo a nota, realizou grandes compras, devendo nos próximos dias “fazer uma exposição do que há de mais moderno em tecidos finos”.

ESTÁ na coluna o Povo Reclama: “Contra a displicência, na ultima segunda-feira, do Serviço de Transito, deixando vários caminhões horas a fio, estacionados na Avenida Senhor dos Passos, nas imediações do abrigo da praça, engarrafando o transito”. Reclama também “Contra o lixo esparramado na Praça Padre Ovídio e adjacências”.


ASSINADA por Aristeu Queiroz a coluna do rádio informa: “A professora Alcina Dantas está preparando a garotada para novas apresentações no programa ‘Brasil de Amanhã’. Os ouvintes terão a oportunidade de assistir também novas danças, cenas inéditas e originais”. O programa acontecia aos domingos, no auditório da Rádio Cultura.

EDITAL assinada pelo secretário Jorge Bastos Leal, convoca a assembléia geral da Associação de Proteção à Infância de Feira, para reunião no dia 13 do corrente, às 20 horas, no salão do Juízo, Prefeitura Municipal. Na ordem do dia a eleição e posse da diretoria e do conselho consultivo e a utilização e funcionamento do prédio sito á Queimadinha.

A COLUNA social registra os aniversariantes do dia 8 passado: Helio, filho e Cezar e Murita Veiga; Elisabeth Martins, esposa do vereador Colbert Martins; Virginia, filha de Walter Livramento e Elza Silva; Yolanda Célia, filha de Julio e Hercilia Pedreira Barreto e Dr. Luiz Welf Ferreira Vital, este pai do médico Luciano Vital.

TEXTO extraído de “Coisas da Cidade”, página 2: “Chamamos a preciosa atenção de certa senhora da nossa sociedade, pelo fato de, todas as manhãs, acordar uma criança de menos de 10 anos, com pancadarias e gritos. Não parando o que alegamos, declinaremos o seu nome, respeitável senhora, a rua e o numero da casa. Está bem?”

E NO MAIS deu no jornal que naquele domingo, “Nos Capuchinhos a missa das 8 e ½ foi irradiada para os doentes”...
Igreja Santo Antônio, dos Frades Capuchinos












3 comentários:

  1. Lamentável, mais uma vítima. No ano passado, prestei uma homenagem ao artista, publicando um belo quadro de sua autoria, na capa da revista Sitientibus/Uefs/39. Que a justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  2. o senhor Walter Sarkis está vivo e lucido morando em feira de santana, homem de grande ajuda para está cidade o pai do mesmo foi de grande valia para a cidade
    gostaria de saber se existe alguma rua ou praça ou qualquer orgão publico em nome do senhor WALTER SARKIS
    saudações Helena Sarkis filha do sr. Walter

    ResponderExcluir
  3. O meu pai Walter Sarkis, faleceu dia 14 de Maio de 2011 aos 86 anos , feirense se orgulhava dessa maravilhosa cidade e fez parte da historia comercial na epoca dono da loja seda moderma .

    Saudades grande pai e amigo.

    Waltercio Sarkis ( Filho )

    ResponderExcluir