segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VARGAS: "O FEITICEIRO DE SÃO BORJA" (I)

O fato de Getulio Vargas ter praticamente se perpetuado no poder, motivou vários causos, como este:

A MOEDA PERIGOSA

Uma senhora angustiada, que procura o Hospital do Pronto Socorro é atendida pelo médico de plantão, o doutor Caiado de Castro.
Do grande cirurgião se aproxima a mulher em lágrimas:
- Doutor. Estou desesperada. Meu filho engoliu uma moeda.
O cirurgião tenta acalmá-la:
- Isto, minha senhora, ocorre todos os dias. Não é motivo para susto. O menino não corre nenhum perigo.
E trata de investigar a causa e que tipo de moeda foi engolida.
- Foi uma dessa de níquel, postas agora em circulação.
- De níquel, dessas que tem a efígie do Presidente Vargas?
- Dessa, mesmo, doutor. Dessa, mesmo.
O cirurgião coça a cabeça e diz:
- Já extraí do estômago das crianças muitas quinquilharias que elas engolem: botões, bolas de gude, pratinhas de um e dois cruzeiros; mas essa, minha senhora, vai ter de ficar na barriga do menino.
-Mas por que, doutor?
Porque essa, minha senhora, quando entra não sai...

* Do livro "O Feiticeiro de São Borja", de Osvaldo Orrico - 1976

Um comentário:

  1. kkkk sacanagem com meu conterrâneo.....
    parabens belo bog. assuntos pra lá e bons... mas bahhhtche. gostei.

    abraços

    leek

    ResponderExcluir