segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GETULIO VARGAS E ESTA CIDADE


Hoje em todo país se registra os 55 anos do suicídio de Getulio Vargas, ocorrido em 24 de agosto de 1954. O gaúcho Getulio foi o político que mais tempo passou como chefe da nação e como não poderia deixar de ser Feira de Santana esteve no seu roteiro. Aqui algumas lembranças:

Duas vezes ele aqui esteve como chefe da nação. Em 1933 e 1935, período em que a Feira teve como governantes municipais João Mendes da Costa, Elpídio Raimundo da Nova e Heráclito Dias de Carvalho. Voltou em 1950, mas como candidato a presidente, sendo hóspede do coronel José Pinto, pai de Chico Pinto, na casa rosada já demolida.

Getúlio obteve maiúscula vitória em Feira, mas um fato curioso, aconteceu durante seu comício na Praça João Pedreira. Enquanto alguns servidores do DNER, incentivados por udenistas ensaiavam uma vaia, a multidão cantava a marchinha que já havia tomando conta do país:

- Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho, faz a gente trabalhar...

Ao contrário do que alguns historiadores insistem em contar, a água encanada desta cidade inaugurada por Juscelino Kubitschek em 1957, foi na verdade uma obra iniciada por Getulio.

Ele prometeu no comício de 1950 e logo depois da posse os vereadores Chico Pinto, Wilson Falcão e Antonio Araújo foram ao Rio de Janeiro e no Palácio do Catete cobraram a promessa. Getulio atendeu determinando que o ministro baiano Simões Filho tomasse as primeiras providencias, o isso foi feito.

No começo dos anos 50 Getulio emprestou o nome à maior avenida da cidade e logo nela foi colocado o seu busto. Ainda existem dúvidas se o busto foi custeado pelos políticos do PTB e getulistas de todos os partidos ou pela prefeitura autorizada pela câmara.

Quando ainda estava erguido perto do modulo policial, todo 24 de agosto o busto amanhecia cercado de flores e velas acessas. Recordo que o falecido "seo" Erudilho, pai de Ivanito Rocha, era um dos primeiros a chegar para "assinar o ponto".

O prefeito Clailton além de colocá-lo um pouco mais adiante, precisamente no cruzamento da avenida Getulio Vargas com Maria Quitéria, dificultando o acesso dos fãs ao busto, fez uma placa onde não se sabia se o homenageado era Getulio ou o próprio Clailton.

O busto desapareceu na gestão de Zé Ronaldo, motivo de muitas cobranças por Reginaldo Tracajá. Reapareceria anos depois mas no final da avenida, à beira do anel de contorno.

A novo localização práticamente fez desaparecer a colocação de flores e velas sob o busto de Presidente Vargas. Petebista histórico, na época Claudemiro Campos Suzart que viria a falecer também no aziático mês de agosto avisou:

- Os trabalhistas getulistas dos velhos tempos já não têm forças para tamanha maratona.
Campanha de 1950 - Antes de começar o comício na Praça João Pedreira, Getulio Vargas concedeu audiência na residencia do Coronel José Pinto (a casa rosada), pai de Chico Pinto que na mesma campanha foi eleito veredor, disputando inclusive com três ex-prefeitos - Heráclito Dias de Carvalho, Francisco Barbosa Caribé e Aguinaldo Boaventura, também eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário