sábado, 22 de agosto de 2009

FEIRA ONTEM EM AGOSTO



Na segunda metade do seculo XX em que pese o Cine Santanópolis que virou Timbira, além do Madri, Plaza, Santo Antonio e outros cinemas que pouco duraram, foi no Cine Teatro Iris que o público feirense além de grandes filmes, aplaudiiu famosos nomes da MPB, inesqueciveis peças teatrais e tantos outros eventos como a concorrida convenção arenista de 1976.

O “SAPOTI” NA EUTERPE
1953
Aviso publicado na imprensa informa que a Euterpe Feirense cedeu seu salão à Associação de Proteção a Infância, para uma boate tendo como atração a cantora Ângela Maria, em beneficio da construção da Escola de Menores.
- O aviso foi assinado pelo secretário, Doutor Mário Borges de Souza...

MUDANDO DE LOCAL
1959 – “As sessões da Associação Comercial de hoje em diante, passarão a ser nos salões do Montepio dos Artistas Feirenses, à Rua Conselheiro Franco nº 271, às 13 horas, aos sábados. Placas indicando à porta da entrada e na grade ao alto”
-Aviso publicado na página 4 da “Folha do Norte”, dia 29...

EGBERTO E TANQUINHO
1971 – Na coluna “Notícias de Tanquinho”, no “Feira Hoje” de sábado, 14, o saudoso jornalista Egberto Costa aproveitou a coincidência da data e falou da luta pela emancipação do antigo do distrito de Tanquinho de Feira, iniciada 1924 e consolidada 34 anos depois, em 1958 .
- Usou um resumo histórico feito pelo saudoso Renato Bahia...

CONVENÇÃO DO MDB
1972 – No jornal “Feira Hoje” de sábado, 19, edital do MDB para a convenção municipal de domingo, 27, no auditório da Rádio Cultura para a escolha dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de 15 de novembro.
-José Falcão foi candidato a prefeito e 29 nomes disputaram à vereança...

CONVENÇÃO DA ARENA
1976 – No jornal “Feira Hoje” de sexta-feira, 13, edital da Arena para a convenção municipal de sábado, 14, no auditório do Cine Teatro Íris para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições municipais de 15 de novembro.
-Além da chapa Ângelo Mário/Luiz Rogério, também 45 candidatos a vereança...

O GUERREIRO EM FEIRA
1976 – “O MDB não é inimigo do presidente Geisel nem da Arena. É adversário...” “A oposição é uma atividade governamental, oficial, legal...” A inflação é um vulcão que quando se põe a expelir lavas cria sérios riscos para a população e o país...”.
- Ulisses Guimarães na sexta-feira, 27, lançando Colbert candidato a prefeito...

AQUELE FLUMINENSE
1979 – “O presidente Albérico Novais vem mantendo contatos com Beto Oliveira e João Durval, que prometeram que o Governo do Estrado daria uma ajuda de Cr$ 1 milhão, no mês que se inicia”. Está no “Feira Hoje” com esta manchete que não vingou:
- Flu está confiante na ajuda do governo...

PROMOAÇÃO DE EARTE
1981 - Tendo como professores Ângela Oliveira (expressão corporal) e Francisco Barreto (criatividade), a Earte juntamente com Emproarte e colaboração da Fundação Cultural do Estado promoveu nesta cidade disputado Curso Intensivo de Teatro.
-O evento foi no período de 17 a 22 de agosto...

PACIENCIA, VALDOMIRO
2001 – Está no “Observatório” da “TRIBUNA” edição 124: “Mais uma vez (mais uma?) a inauguração do cinema do Iguatemi perde a data. Não aconteceu em julho. Ficou para agosto. Está ficando chato, tanto adiamento”. O editor assim encerra:
- Hollywood ainda não é aqui...

Com o advento do Igutemi , em 1999, final do século XX, a cidade ganhou a partir de 2001, quatro modernos espaços para os amantes da sétima arte;

Nenhum comentário:

Postar um comentário