terça-feira, 18 de agosto de 2009

JAIRO NÃO PERDE O MANDATO

Estampando na capa a manchete "Jairo não perde mandato", o jornal Folha do Estado, edição desta terça-feira, jogou uma pá de cal na movimentação do DEM - leia-se José Ronaldo que preside o diretório local, em barrar a volta de Jairo Carneiro a Câmara Federal, onde estreou em 1987 quando conquistou seu primeiro mandato, sempre formando no grupo carlista.

O que diz o jornal
"A perda do mandato, como o próprio nome explica, só perde que o tem. No caso do suplente de deputado Jairo Carneiro, ele se desfiliou do DEM na ultima sexta-feira, dia 14, na condição de suplente, portanto, sem mandato e na mesma condição, posteriormente, se filiou ao PP. Não alcança, portanto, a infidelidade partidária com perda de mandato pois, Jairo não detém mandato e já existe consulta recente ao TSE com parecer unânime dos ministros que entenderam que não é alcançado o deputado que assumir a titularidade, se antes dela já tivesse se desfiliado do partido pelo qual se elegeu. E mesmo que alcançasse, que não é o caso, nenhum julgamento de perda mandato alicerçado no entendimento do TSE para aqueles que no exercício do mandato mudaram de partido depois de março de 2008, teve julgamento final com menos de 10 meses. Um processo portanto, que seria inócuo já que Jairo deverá permanecer no mandato por apenas sete meses, período de liocença do possivel substituido".

Ronaldo e Souto
Ainda dentro do tema o diário local abroda a politica feirense afirmando: "A questão levantada pelo ex-governador Paulo Souto e pelo ex-prefeito José Ronaldo, presidentes do DEM, no Estado e no Municipio respectivamente, partindo do princípio, que é correto, de que cada filiado deve está apoiando os candidatos do mesmo partido, em Feira de Santana poderemos ter algumas dificuldades. Só para citar alguns exemplos, existe o impedimento do presidente do DEM em Feira, José Ronaldo, apoiar a possível candidatura do vice-prefeito Paulo Aquino, que é do PR, partido que deverá apoiar o candidato do PMDB. Ficará comprometido também o apoio ao radialista Carlos Geilson do PTdoB, que está coligado em Salvador com o PMDB, e até mesmo do empresário Romildo Campodonio, a quem Ronaldo procurou há cerca de 60 dias, convidando-o a ser candidato a deputado estadual com o compromisso de apoio consistente em Feira e outras cidades do interior, mesmo o PTC de Romildo apoiando o DEM , como deve acontecer. Nesse cenário, a grande vantagem será do vereador Luiz Augusto, o Lulinha, o único candidato a deputado estadual até o momento filiado ao DEM em Feira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário