sexta-feira, 13 de março de 2026

CENTRO DE CONTROLE DE ENDEMIAS INTENSIFICA AÇÕES DE VIGILÂNCIA E COMBATE À LEISHMANIOSE

 

O Centro Municipal de Controle de Endemias mantém um trabalho contínuo de vigilância e combate à leishmaniose no município, com ações que incluem o monitoramento do mosquito transmissor, investigação de casos e testagem de animais em diferentes regiões da cidade e da zona rural. A doença é causada por um protozoário e pode provocar a leishmaniose que acomete tanto animais — principalmente cães — quanto seres humanos.

Somente em 2025, o órgão municipal coletou 562 amostras de animais para testagem da doença. Desse total, 81 apresentaram resultado positivo no teste rápido e 36 casos foram confirmados posteriormente em laboratório, por meio da análise de amostras de sangue.

Nos cães, a doença — conhecida popularmente como calazar — apresenta como sinais mais comuns a queda de pelos, crescimento anormal das unhas, lesões na pele e emagrecimento progressivo. Diante de suspeita, os tutores devem procurar o Centro de Controle de Endemias para a realização dos testes. Mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário