quarta-feira, 13 de maio de 2009

JAQUES WAGNER NO JUBILEU DE DOM ITAMAR


São 50 anos de frade capuchinho, 40 anos de padre e 25 de bispo, de Dom Itamar Vian, o terceiro bispo de nossa diocese e o primeiro arcebispo de nossa arquidiocese.

Neste domingo, na Catedral de Senhora Santana, a cidade vai celebrar esses 50 anos da vida de Dom Itamar.


Entre os presentes, o Governador Jaques Wagner, acompanhado de vários secretários e outras autoridades.

Segue a Mensagem de Dom Itamar

TRÊS JUBILEUS

Ao Deus, autor da vida, e aos meus amigos e amigas, gostaria de consagrar estas linhas simples e despretensiosas. Alegria, entusiasmo, orgulho de ser cristão, vontade e compromisso de servir a todos, particularmente os mais necessitados, são os sentimentos no meu coração ao celebrar 50 anos de frade capuchinho, 40 anos de padre e 25 de bispo.

AOS MEUS PAIS, irmãos e educadores devo dizer, com simplicidade, que foram eles os esteios de minha vocação nos primeiros anos de vida. Por muitos anos me incentivaram e apoiaram. Dos 14 aos 43 anos estive aos cuidados dos filhos de São Francisco, os frades Capuchinhos. A eles devo, sem dúvida, minha formação espiritual e intelectual. Procuro sempre ter diante de mim o modelo de São Francisco de Assis e de muitos de seus grandes filhos.

NESTA HORA não posso esquecer os onze anos que passei na Diocese de Barra, a maior escola, talvez, na minha vida. Que Deus abençoe aqueles que me fizeram compreender a solidariedade com os hansenianos, pescadores, famintos, idosos abandonados, lavradores e pessoas sem vez e voz.

OS 25 ANOS de Bispo na Bahia, foram, por um lado, uma cruz, que deveria carregar todos os dias com o povo e, por outro lado, uma libertação de toda e qualquer ambição que poderia nutrir. Ao ser nomeado bispo deixei as terras gaúchas, com seu conforto e riquezas, para vir a uma terra desconhecida. Se, nestes 25 anos, as críticas, acusações, insultos, difamações e ameaças foram tantas, muito mais, porém, recebi manifestações de reconhecimentos de pessoas e famílias e comunidades.

O POVO BAIANO é por demais generoso! Por isso, nesta hora em que juntos agradecemos a Deus pelos meus 50 anos de frade capuchinho, 40 de padre e 25 anos de bispo, posso contentar-me em dizer "obrigado". Cinqüenta anos não são cinqüenta dias, 40 anos não são quarenta dias, 25 anos não são 25 dias.

SABEMOS que só a Deus pertence o que se realiza de bem nesta terra. Que Ele continue proteger-me e abençoar todas as pessoas para que possam dar, a exemplo de Cristo, a sua vida para que todos tenham mais vida. 0 povo baiano está no coração do Senhor do Bonfim e o povo desta Arquidiocese, no coração da Senhora Santana. É deles que queremos continuar recendo a proteção e a bênção.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário