sábado, 23 de maio de 2009

FEIRA ONTEM EM MAIO

Edificada na intendencia do coronel Agostinho Fróes da Motta (1916/1919), o mesmo que construiu os prédios da Escola Normal e Maria Quitéria, na antiga Escola João Florêncio (foto) de tantas gerações, também estudou este blogueiro.

Coluna publicada tambén na Trbuna Feirense.

COMICIO NO ESTADO NOVO
1945 – “As festa nesta cidade pelo Dia do Trabalhador assumiram o caráter de manifestação de apreço a Getulio Vargas. Devido a isso o grande comício de terça-fira na Praça João Pedreira degenerou em debate público sobre o Estado Novo, dividindo a opinião dos assistentes”,
- Está na “Folha do Norte” edição 1869 do dia 5...

DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
1947 – Theodorico Alves (presidente), Aguinaldo Boaventura (secretário), Hermogens Santana (tesoureiro) e João Marinho Falcão, Alvaro Simões e Antonio Caribé na comissão de contas, foram eleito para o comando da entidade no biênio 1947/1949.
- Está na “Folha do Norte” edição 1973 do


O VEREADOR JOÃO MAMONA
1952 – Velho conhecido de Vargas no tempo da ditadura, o vereador João Mamona, que tinha estrutura de um Jequitibá, assim reagiu depois de conceder um aparte ao edil Tito Machado: Acabamos de ouvir o machado cego. Tito foi à réplica sem piedade:
- Mas serve, excelência, para derrubar mamona...

O “ENSAIADOR” DOS ATORES
1957 – “A Sociedade Cultural e Artística de Feira, já conseguiu um ‘ensaiador’ para o seu teatro. Não gostei foi da idéia do referido ‘ensaiador’ chegar sábado e voltar segunda. Espero que mesmo assim saia mais breve possível a esperada peça”.
- Coluna “Teatro & Rádio”, do jornal “A Gazeta” de Pedro Matos...

O NOVO INSPETOR FISCAL
1959 – Pela Portaria 1157 da Secretária da Fazenda, João Torres Dantas Filho foi nomeado Inspetor da 5ª Região Fiscal com sede nesta cidade. Mário Pacheco, Inspetor do Interior presidiu a posse que teve a presença do deputado Honorato Viana.
- João Torres seria em 63, o secretário de Finanças do prefeito Chico Pinto...

NASCE A GALERIA CARIBÉ
1960 – “Francisco Barbosa Caribé, tem o prazer de convidar as autoridades civis e militares, clero, todo o comércio local, a imprensa, os amigos e o povo em geral, para a inauguração da ‘Galeria Caribé’, à Rua Sales Barbosa e`Praça da Bandeira, nesta cidade, às 16 horas do dia 28 deste, por cujas presenças sentir-se-á sobremodo agradecido”.
- Convite publicado na capa do jornal “Gazeta do Povo”, dia 22...

UDENISTAS GANHAM DNER
1961 – A UDN local emplacou a chefia do 5º Distrito do DNER, com a posse do engº. Arivaldo Gomes da Mota, filho do líder Artur Mota, de Tiquaruçu. Entre os presentes, o deputado estadual Wilson Falcão e o presidente local do partido, Carlos Bahia.
- A concorrida solenidade aconteceu na terça-feira, 2, em Salvador...

PROCURANDO UM PROFESSOR
1967 – Na “Folha do Norte” dia 6: “O Ginásio Municipal está em dificuldades de um professor de Português para o turno vespertino. Quem tiver autorização da Inspetoria Seccional e livre o horário da tarde, apresente-se na Secretaria de Educação”.
- Nota assinada pelo secretário municipal de Educação Raymundo Pinto...

PARQUE E FESTA DE LARGO
1972 – “O Parque de Diversões Cacique já está regressando a cidade e vai armar seus aparelhos na Praça do Convento dos Capuchinhos , quando da Trezena de Santo Antonio, no próximo dia 29 quando petizada e adultos terão onde se de divertir”.
- Está na “Folha do Norte” 3291 do dia 20...

DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
1976 - De José Raimundo Azevedo na página política do jornal “Feira Hoje” que circulou na quarta-feira, 19: “Somente se Pinto sair candidato a prefeito é que desistirei da minha candidatura, que será apresentada a convenção do MDB. Assim decidido estarei no mesmo palanque de Colbert numa campanha de alto nível”.
- Zé esteve no palanque com Colbert Martins, mas como candidato a vice...

No começo nos anos setenta o prédio passou a abrigar a antiga Delegacia Escolar que depois passou a ser conhecida como CR/2 - Coordenadoria Regional de Educação , a DIREC dos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário