sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FEIRA ONTEM EM JANEIRO

O engenheiro feirense
1927 – Engenheiro da construção do Paço Municipal, o feirense Manoel Acicioli Ferreira da Silva, Inspetor de Obras Públicas do Estado, aqui chegou na manhã de sábado, 8, para assistir o inicio das obras de construção da nova cadeia de Feira de Santana.
- Hoje, na cadeia adaptada funciona a Câmara de Vereadores...

Dois grandes alcaides
1956 – O prefeito de Feira de Santana, João Marinho Falcão assinou a Portaria nº 122 designando o agente arrecadador Cristovam Cirne Pereira, do distrito de Tanquinho de Feira, para proceder o lançamento do Imposto Predial do mesmo distrito.
- Emancipado, Tanquinho teve em Cristovam um dos seus grandes prefeitos...

A festa da padroeira
1958 – “Sem nunca sair da lembrança pela pomposidade em que ele se reveste”, este ano será no dia 5 o Pregão da Festa de Santana e o Bando Anunciador, dia 12. O novenário começa dia 19, a missa festiva no dia 26 e o encerramento com procissão no dia 29.
- A noticia foi vinculada na edição de sábado, 4, do jornal “A Gazeta” ...

O hospital e os práticos
1967 – Publicado na “Folha do Norte”, aviso da direção do Hospital D. Pedro de Alcântara informa que “se acham abertas até o dia 31 de janeiro, no Serviço Social do referido hospital, as inscrições de candidatos para o 1º curso de Práticos de Enfermagem”.
- Ex-secretário de Saúde, o saudoso Almir de Oliveira Dias, era o diretor...

No lugar do prefeito
1971 – Vinte dias antes do fim do mandato – 31 de janeiro, na segunda-feira, 11, o prefeito João Durval se ausentou da cidade, permitindo que o vereador José Pinto, como presidente da câmara, ocupasse o cargo até sexta-feira, 15, quando o titular reassumiu.
- Adessil Guimarães, Fernando Pinto e outros testemunharam o ato...

O passado no presente
1972 – “Aviso para a Guarda Sanitária: as muriçocas tomaram a cidade de assalto, desassossegando a população. Com este calor que está fazendo não é moleza ter que dormir todo coberto, para fugir à sanha dos insetos. É hora de fazer alguma coisa”.
- Coluna “Etc&Tal” do jornal “Feira Hoje”, edição nº 73, dia 14...

O poeta e a feira-livre
1977 – Do artigo do poeta Franklin Maxado sobre a última feira-livre que se espalhava pelas ruas da cidade: “O tempo chorou, mas sabemos que amanhã é um novo dia. E o sol nascerá radioso, brilhante. Logo a feira não se acabou. Apenas muda de local”.
- A ultima feira-livre nas ruas e no velho mercado foi na segunda-feira, 10...

Sem Sus e companhia
1978 – O jornal “Feira Hoje” de terça-feira, 10, informa que o prefeito Colbert Martins arrecadou no exercício de 1977 a quantia de Cr$ 82.894.723,95. Houve um superávit de Cr$ 12. 894.723,95, já que a receita prevista foi na ordem de 70 milhões de cruzeiro.
- Armando Menezes era o Secretário de Finanças e Helio Rodrigues o Contador...

Na Câmara Municipal
1980 – “No primeiro contato com o povo através da televisão, sentimos que se trata de um homem de bem que poderá, realmente, prestar grandes serviços ao país, neste momento de luta do governo Figueiredo na busca da verdadeira democracia para o Brasil”.
- Zé Pinto sobre as escolha de Ibrahim Abi - Ackel para o ministério da Justiça...

Pelotão asa branca
1990 – Segundo o jornal “Feira Hoje”, página 3: “O Pelotão de Motocicletas Asa Branca, instalado no 1º BPM/FS, desfilou com 30 componentes pelas principais ruas da cidade”, acrescentando que “No dia 8 de janeiro o Pelotão de Cavalaria inicia as atividades”.
- Os pelotões foram criados pelo prefeito Colbert Martins e entregues ao 1º BPM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário