terça-feira, 28 de julho de 2015

O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS EM FEIRA

Teste mostra resultado em 15 minutos
Basta uma gota de sangue e pouco menos de 15 minutos para obter o diagnóstico das hepatites B e C. O teste rápido foi disponibilizado pelo Programa Municipal de DST/HIV aids e Hepatites Virais, na manhã desta terça-feira, 28, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada através do sexo desprotegido, da mãe para o filho durante a gravidez e no parto, na amamentação, e ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates ou outros objetos cortantes sem a devida esterilização.
De acordo com a enfermeira Maridalva Bastos, esse é o dia de chamar a atenção da população para a importância em descobrir a doença o quanto antes. As hepatites virais são doenças silenciosas e nem sempre apresentam sintomas.
 “Quanto mais rápido o vírus for descoberto, mais cedo o paciente terá acesso ao tratamento e com maiores chances de obter a cura”, disse.

Segundo a enfermeira, a hepatite do tipo B acomete mais as pessoas e está associada ao sexo desprotegido. “Daí ser considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), acrescenta. Já a hepatite C é transmitida através do contato com o sangue da pessoa portadora do vírus.

A recomendação é não compartilhar materiais cortantes, como tesouras, lixas, alicates, inclusive esmaltes. “A hepatite é uma doença que não escolhe idade e nem sexo”, salienta. Outras formas de transmissão estão relacionadas com as condições de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos.

Conforme a enfermeira, as pessoas com testes positivos foram submetidas a uma nova coleta de sangue para ser feito o exame específico – sorologia. Esse sangue é encaminhado para o Lacen (Laboratório Central do Estado).
Maridalva Bastos afirma ainda que toda gestante deve realizar o exame de laboratório para identificar se é portadora do vírus. “Caso sendo, o recém nascido deve receber nas primeiras 24h de vida, de preferência antes da primeira amamentação, a aplicação da imunoglobulina hiperimune, que evitar a transmissão vertical do vírus”.
No Dia de Luta Contra as Hepatites Virais, o Programa Municipal também disponibilizou vacinas contra hepatite B, foram realizados aconselhamento e palestras, testes de glicemia, além da distribuição de preservativos e aferição da pressão arterial.
 O Programa Municipal está instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro. Nele atuam hepatologista, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento é gratuito e os pacientes ainda recebem medicamentos. (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário