quinta-feira, 30 de julho de 2015

CINE SANTANA VERSUS CINE ELITE

Feira ontem

"A guerrinha de cinemas,
O Cinema Santana era a única casa de diversão da cidade. Para ela convergia toda a população, principalmente aos domingos, quando vibrava com as aventuras de Búfalo Bill, Tom Mix, Elmo Lincoln e Maciste. Vez por outra um filme de Rodolfo Valentino, Adolfo Menjou ou Haroldo Lloyd quebrava a rotina de bang-bang.

Ao piano, Anita Novais executava ritmos compatíveis com as cenas exibidas. As de amor eram acompanhadas com valsas. As de pancadaria, com fox-trot.

Durante muitos anos o Cinema Santana funcionou sem concorrentes. Casa sempre cheia.

Certo dia surgiu o boato de que outro cinema ia ser instalado. A cidade exultou com esta manifestação de progresso. Chico Bahia, idealizador do empreendimento, inaugurou o Cinema Elite, situado onde é hoje o escritório da Coelba, quase defronte do outro.

O Santana baixou imediatamente o preço do ingresso. Na outra semana o Elite revidou o seu, colocando-o abaixo do concorrente. Em seguida o Santana reduziu mais ainda. O Elite revidou. O Santana aceitou o desafio e fez nova redução. Chico Bahia, furioso deitou na rua um Zabumba com trombetas e cartazes onde se liam em letras garrafais:

Cinema Elite - Entrada grátis
Nesta noite o Cinema Santana ficou às moscas.


(Texto de Dival Pitombo no jornal A Tarde de sexta-feira, 16 de junho de 1978, nos 105 anos de  emancipação da cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário