quarta-feira, 2 de julho de 2014

REUNIÃO DEFINE PROGRAMA DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

O primeiro dos 10 programas do Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana, que trata da Gestão Cultural, já está definido. A revisão da proposta aconteceu na noite desta terça-feira, 30, durante reunião aberta do Conselho Municipal de Cultura, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). O plano, que vai nortear as ações culturais durante a próxima década, está sendo elaborado com a participação da sociedade e deverá ser concluído até setembro.

Outras reuniões já estão programadas, dentro do processo de revisão das propostas apresentadas e debatidas pelos conselheiros nos últimos meses. O próximo encontro para fechamento dos programas será no próximo dia 11, às 19h, também no MAC. A previsão é que mais três reuniões sejam necessárias para conclusão do trabalho. “A etapa seguinte será o Fórum de Cultura, onde será apresentado o plano”, afirma a diretora de Atividades Culturais da Fundação Cultural Egberto Costa, Aloma Galeano.
“O plano de cultura é um ato histórico, pois o plano é feito juntamente com a sociedade e dará uma direção às ações e políticas relacionadas à cultura”, diz Aloma, destacando que a intenção é que em setembro ou outubro o projeto seja encaminhado à Câmara Municipal de Feira para apreciação dos vereadores.
Para o conselheiro Joilson Santos, a reunião foi bastante positiva, como têm sido os encontros para debater as propostas. “Percebemos e entendemos a importância do plano. É fundamental que ocorram mais reuniões como essa para que o plano tenha o perfil que a sociedade civil espera e que traga soluções para os problemas no setor cultural da cidade. Não podemos ter pressa para construção desse projeto, pois terá vigência de 10 anos”, afirma.
Também esteve presente à reunião o secretário de Cultura, Esporte e Lazer e presidente do conselho, Jailton Batista, que deu início aos trabalhos e também ressaltou a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na construção de um Plano de Cultura viável para a cidade. Participaram ainda os conselheiros representantes de entidades na área de pesquisa/extensão, entidades não governamentais e agentes culturais. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário