quarta-feira, 30 de julho de 2014

JAILTON BATISTA – “EXISTE MUITA BUROCRACIA PARA PROJETOS CULTURAIS”

A afirmação foi durante a abertura do evento cultural Roda de Conversa
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, disse que ainda existe muita burocracia para que os grupos culturais tenham acesso aos recursos das linhas de financiamento dos seus projetos. Ele participou, nesta quarta-feira, 30, da Rede de Conversa – políticas públicas de cultura em Feira de Santana, que teve como tema “Sustentabilidade da cultura”, no Teatro do Cuca, iniciativa da Secel.

Também debateram o tema o superintendente de Promoção à Cultura da Bahia, e Carlos Henrique, da regional Bahia do Ministério da Cultura, mais representantes deste setor e artistas.
Para o secretário, mesmo com a burocracia que iguala pequenos e grandes grupos quando da demanda por documentação e prestação de contas, existem oportunidades que deveriam ser aproveitadas pelos grupos locais. “Há consenso de que existe a necessidade de se voltar para o desenvolvimento cultural”.

Em Feira de Santana existe o Pró-Cultura/Esporte, incentivo fiscal com base nos tributos municipais, o governo do estado oferece o Fazcultura e a esfera federal tem a Lei Rouanet. Entretanto, disse Jailton Batista, na cidade não existem projetos culturais financiados pelo governo federal, mesmo tendo um potencial grande de captação de recursos para que estas iniciativas sejam financiadas. (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário