sábado, 15 de junho de 2013

MÉDICOS ESTRANGEIROS - UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL

Como aceitar que uma falsa questão ideológica seja usada como obstáculo para a melhoria do atendimento médico do povo brasileiro?
Por José Dirceu
Nem bem o governo federal anunciou a proposta de trazer médicos estrangeiros para suprir a carência de atendimento nas pequenas cidades e em regiões remotas do Brasil, que é uma necessidade urgente, já surgiram coléricas reações contrárias. Há quem seja contra os médicos estrangeiros por corporativismo e há quem seja contra por motivos ideológicos. O que eles têm em comum, independentemente dos argumentos, é o descaso para com as necessidades da população.
O Brasil dispõe, em média, de menos de dois médicos por mil habitantes, segundo estudo do Conselho Federal de Medicina. É muito menos do que a Argentina (3,2 médicos por mil habitantes), a Espanha (4) e Cuba (6,3). Além da carência há também o problema da concentração. Enquanto a região Sudeste lidera o ranking com 2,67 profissionais por mil habitantes, seguida pelo Sul, com 2,09, e pelo Centro-Oeste, com 2,05, no Nordeste, o índice é 1,23 e no Norte, 1,01. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário