sábado, 22 de junho de 2013

ASMA: 8 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Tosse seca, chiado no peito e falta de ar são sintomas comuns em crianças com alergias respiratórias. Quando esses episódios se transformam em crises frequentes, porém, pode significar asma. A doença caracteriza-se pela inflamação e estreitamento das vias respiratórias, o que impede a passagem do ar e dificulta a respiração. Não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. E é justamente para essa conscientização que é comemorado o Dia Nacional do Combate à Asma no dia 21 de junho.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 150 milhões de pessoas sofrem de asma em todo o mundo. No Brasil, este número também é alto e não para de crescer. Atualmente estima-se que 10 a 15 milhões de brasileiros tenham a condição crônica, que, vale dizer, é comum aparecer desde cedo, em especial entre crianças de 4 a 6 anos de idade. Abaixo, esclareça suas dúvidas sobre a doença:
1. Asma é uma doença genética.Dados do ISAAC (The Internacional Study of Asthma and Allergies in Childhood) mostram que toda criança tem 20% de chance de desenvolver uma alergia respiratória. Se um dos pais ou o irmão tiver o problema, a taxa sobe para 40%. Não existe qualquer exame clínico prévio para descobrir a pré-disposição asmática, por isso, lembrar-se do histórico familiar continua sendo a maneira mais eficiente de lidar com a doença.
2. Existem vários fatores que podem desencadear uma crise. O mais comum é a exposição a agentes nocivos, como poeira, mofo ou pelos de animais. Porém, a asma pode aparecer depois de quadros de infecções respiratórias, como gripes, resfriados e sinusites, ou até mesmo em pessoas que têm dermatite de contato. Inalar fumaça ou um perfume muito forte também pode deixar consequências. Em casos mais raros, fatores emocionais já estiveram associados ao aparecimento de crises. CONTINUE LENDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário